Vocacional e Dir. Espiritual

Acompanhamento Vocacional


Inicialmente, vamos compreender o que os termos querem nos falar. Acompanhar é uma arte que requer um artesão que saiba ouvir mais do que falar, e este mesmo falar é fruto do discernimento durante a escuta. Acompanhar vocacionalmente uma pessoa, no caso o (a) jovem é ajudar este (a) a fazer a travessia neste caminho da vida, escutando as profundas moções do Espírito, objetivando clarificar o chamado que Deus faz a cada filho Seu.



 Acompanhar não é impôr-se, não é um encontro de amizade, não é buscar os dados de uma pessoa para que nós mesmos a interpretemos, menos ainda tomar decisões no lugar do (a) jovem ou ainda,fazer dos encontros um momento para ferir o outro “mostrando” o que eu julgo estar certo ou errado na vida dele (a). 



Portanto, acompanhar significa participar da “com-vocação” deste para caminhar junto para a realização do projeto vocacional, porque se trata de um convite que atinge à totalidade do ser da pessoa, envolvendo as estruturas intrapsíquicas, compreendendo o coração- mente –vontade, todas ao mesmo tempo são convocadas para responder ao chamado do Espírito.


O primeiro acompanhante é o Espírito. Quem se entrega ao Espírito confia também nas mediações dele, presente nas pessoas que se colocam neste ministério efetivamente e afetivamente comprometidas. Os acompanhantes são homens e mulheres de fé que após terem feito a experiência da ousadia, deixarem se conduzir pela voz do Mestre que perscruta os nossos corações e tornam-se testemunhas de que Deus faz caminho com o seu povo, ontem, hoje e sempre.

A vida cotidiana e a convivência são as melhores fontes de informações para se conhecer uma pessoa a fim de poder captar certas nuances, simpatias, antipatias, emoções, depressão, costumes, motivações, brincadeiras, intolerâncias, esquecimentos, nervosismos, preferências, esquisitices. Tudo isso se possibilita ter um quadro relativamente completo e chegar com maior facilidade a identificar a situação geral e a inconsistência central daquele (a) que está sendo acompanhado, fazendo deste modo um caminho de discernimento. Conhecendo esta realidade, o acompanhante deve ajudar seu acompanhado em formação, a tomar consciência dos sentimentos e desejos, a edificar sua personalidade, sua vida afetiva-sexual em cima de novos alicerces valorativos. Pode-se dizer que o acompanhamento psicológico tem como objetivo ajudar a pessoa em processo a viver a vida com maior sabor e liberdade. Enquanto o acompanhamento psicológico direciona a sua atenção na área humana da pessoa e sua interação com o meio em que esta vive, o acompanhamento espiritual estará atento ao relacionamento que o acompanhado vai tendo com Deus e do modo como este mesmo relacionamento vai levando-o a fazer uma leitura de fé da sua própria história numa dimensão sempre maior de filiação e fraternidade. Percebe-se, no entanto, que terapia psicológica e acompanhamento espiritual não se anulam, mas podem, numa colaboração mútua, ajudar muito as pessoas a deslancharem na vida.


Ampliando a nossa visão, em termos vocacionais, podemos considerar-nos todos nós como vocacionados do Reino. Nesta condição, necessitamos sempre mais de avançar nestes caminhos, corresponder ao chamado que o Senhor nos faz. Quando nos dispomos a ajudar um irmão no acompanhamento, estamos colaborando com este irmão, para que ele assuma com mais fidelidade os caminhos do Senhor.

Jesus é o Mestre. Ele se apresenta como acompanhado pelo Pai e acompanhante. Ao seu lado, os discípulos avançam, nos seus lentos processos de conversão, de mudança de valores, no modo de pensar, sentir, agir, até a ponto de se tornarem mais tarde acompanhantes. Este, é o horizonte maior que somos convidados a deslumbrar. Como acompanhante, na escola de Jesus, participamos da arte de ajudar a pessoa a ter um coração solidário, como o tem o Pai, revelado em Jesus Cristo. Uma vida em Deus a serviço dos irmãos. É nesta parceria que acompanhado e acompanhante juntamente buscam, na dança do discernimento, encontrar a vontade de Deus com relação a si mesmo e, a partir daí, tomar decisões concretas em sua vida.


Agora sim, vejamos como se dá o acompanhamento vocacional ,de fato, na comunidade Magnificat.


Por sermos uma nova comunidade e termos os diferentes estados de vida convivendo juntos (celibatários,casais e clérigos,apesar de ainda não termos sacerdotes ligados juridicamente à comunidade) é necessário que o (a) candidato (a) ao manifestar interesse na vida em comunidade (seja na comunidade de vida-quando se consagra toda a vida para Deus sem reservas,tendo que morar na comunidade e estar disponível para missões nos mais diferentes lugares – ou na comunidade de aliança – quando se tem a vida secular:trabalhos,família,estudos; e faz-se uma aliança com Deus tendo seus compromissos comunitários nos dias determinados cumprindo-os com a máxima fidelidade tanto quanto se fosse membro da comunidade de vida), passa,após  contato com a secretaria vocacional(por carta;e-mail ou telefone),por um período de experiência de aproximadamente 06 meses( onde,como em um namoro, a comunidade conhecerá o(a) candidato(a) e o(a) mesmo(a),a comunidade) acompanhado de um período de  escuta a Deus(para que seja discernido seu estado de vida,essencialmente,para aqueles que ainda não o discerniram);tempo marcado pela realização de muitos retiros e "desertos";nesta etapa, o(a) candidato(a) terá a oportunidade de conhecer a dimensão carismática vivenciada pela comunidade por meio dos encontros comunitários e formação inicial diferenciada,após este período a coordenação da comunidade se reunirá em oração para discernirem, com o valiosíssimo auxílio divino, o ingresso como membro ou não, a partir,caso tenha o pedido deferido, segue-se os seguintes estágios(níveis):

Nível 01- Servidão "Alimento Espiritual"(formação inicial) e estudo dos escritos de fundação da comunidade.
TEMPO MÍNIMO DO NÍVEL 01- 01 ANO
 Nível 02- Discipulado –  Formação doutrinal e humana;Cura interior;Vida consagrada e espiritualidade.
TEMPO MÍNIMO DO NÍVEL 02- 01 ANO
Nível 03 – ApostoladoFormação doutrinal e humana;Cura interior;Vida consagrada e espiritualidade.
TEMPO MÍNIMO DO NÍVEL 03- 01 ANO
Nível 04- ConformaçãoFormação doutrinal e humana;Cura interior;Vida consagrada;espiritualidade e Preparação para a consagração ao Carisma.
TEMPO MÍNIMO DO NÍVEL 04- 01 ANO E 06 MESES
Nível 05- ConsagraçãoFormação doutrinal e humana;Cura interior;Vida consagrada e espiritualidade.

OBS.: Em todos os níveis os (as) candidatos serão orientados por um formador pessoal e acompanhados por um sacerdote,assim como, se percebermos no decorrer de algum estágio vocacional uma inclinação e desejo claramente manifestado por uma outra vocação no seio da Igreja, o(a) candidato(a) receberá uma recomendação por meio de uma autoridade da comunidade para buscar fazer a vontade de Deus neste sentido,e sempre que possível, providenciaremos a indicação e a promoção para um outro determinado ramo vocacional.


Marleno Souza
Secretaria Vocacional
Magnificat - Missão Católica de Evangelização


vocacionalmagnificat@hotmail.com




Direção Espiritual


O verdadeiro acompanhamento espiritual tem como princípio fundamental o seguinte: só o Espírito Santo é quem dirige. A ação de Deus,se não existem impedimentos,é a que dirige e transforma. E o próprio dirigido precisa captar e assumir essa direção no encontro relacional com ele na oração (oração entendida em todos os sentidos). O diretor / acompanhador será o instrumento que encaminha,protege e alimenta a vida de relações do dirigido com o Espírito Santo sempre respeitando suas decisões e ajudando no processo de discernimento espiritual continuado do dirigido. O Espírito Santo guiará inspirando a consciência e iluminando a razão pela fé.

“Sofro muito porque não posso conduzir todos os meus irmãos a Deus!” - São Pio de Pietrelcina
 
O Apostolado que temos desenvolvido em nossa comunidade na área dos acompanhamentos espirituais baseia-se em um método inspirado por Deus ao fundador da Obra (Magnificat - Missão Católica de Evangelização) e, este mesmo método é alicerçado na oração,escuta e discernimento. Com a esperiência adquirida ao longo de quatro anos,agora o Senhor nos chama a aprofundar nosso apostolado neste ministério fazendo-nos estipular uma meta a longo prazo onde trabalharemos com níveis mais elevados de espiritualidade nos acompanhamentos,a saber: nossa meta é até 2020 , ao menos termos entendido profundamente alguns temas que comporão a estrutura do nosso próximo programa de acompanhamentos, assim teremos a vivência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola; O estudo da Logoterapia (Desenvolvido pelo psicoterapeuta austríaco Victor Frankl) e da Terapia Interpessoal (Abordagem Direta do Inconsciente - Desenvolvido pela Dra. Renate Jost de Moraes).

 “De todos os que vierem pedir meu auxílio, nunca perderei nenhum!” - São Pio de Pietrelcina

Na prática, em nossa comunidade atuamos com um esquema quinzenal de acompanhamento espiritual,onde após um primeiro contato com o indivíduo discerniremos se ele (a) precisa realmente de acompanhamento (entenda-se uma direção espiritual de maior duração;continuidade) ou, se apenas, um direcionamento (algo só para o momento) já se tem uma resolução eficaz para o fato apresentado (evitamos aqui e em nosso cotidiano usar a espressão "problemas", preferindo a terminologia " fato"). 

Após a primeira partilha é recomendada ao acompanhado / dirigido (a)  a leitura de um livro /manual de conteúdo essencialmente cristão para que ele (a) possa encarnar melhor a situação vivida e, à luz do Espírito Santo possa-se encontrar as "peças do quebra-cabeças" (que é como chamamos muitos dos dados que nos são apresentados em nossas partilhas),então o (a) acompanhado (a) regressa às suas atividades rotineiras e quinze dias após teremos uma nova partilha para,em oração,observarmos o que Deus tem colocado para a vivência dele (a). Pode ser oportuno ainda , a orientação para realização de retiros pessoais com temas sugeridos pelo acompanhador ; testes de comportamento e personalidade também são aplicados.

Para participar do acompanhamento / direcionamento espiritual,entre em contato com a secretaria missionária  pelo e-mail: smissiomagnificat@yahoo.com.br e aguarde o contato.