segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Desapego de Nossa Senhora


Nossa Senhora antes de ser escolhida para ser a mãe do Senhor ela morava com seus pais, era jovem, conheceu José, homem virtuoso de excelentes qualidades, com quem desejava casar-se dentro dos padrões normais da época. Imaginemos que os dois se gostavam muito, já haviam iniciado um namoro, com certeza, um namoro santo. Então, sem menos esperarem o Anjo do Senhor Anunciou a Maria que ela teria sido a escolhida para ser a mãe do Senhor e ela ficou perturbada.
O que a mãe do criador teria sentido nesse momento, antes cheia de planos para casar-se, sonhos de uma moça jovem de querer ter filhos com seu futuro esposo: José; de seguir o exemplo de seus pais, de ter uma vida “normal”. E seus pais e familiares o que iriam dizer? Como poderia a filha deles ter sido escolhida para ser a mãe do Senhor? Como explicar, engravidar sem antes casar-se. Engravidar de quem? Sua vida como ficaria, iria “perdê-la”? iria ser pedrejada por causa da lei naquela época?
Muitos pensamentos devem ter vindo em seu coração, para que Maria se sentisse perturbada, projetos, sonhos, planos a se concretizarem, como desapegar de tudo, de todos os seus desejos?
E por que a perturbação? Sabe por que Maria se perturbou, a princípio, quando o Anjo anunciou-a? Foi, segundo os teólogos, uma forma de querer saber como se daria (não duvidando em nenhum momento da onipotência divina), já que não “conheceu” homem algum e, até aí, Ela quis renunciar à sua vontade para que Deus fizesse grandes coisas em Seu favor; Ela desapegou-se a tal ponto que pôde dizer: “Eis aqui a Escrava do Senhor faça-se em mim segundo a Tua Palavra”. (Lc 1, 26-38). A Anunciação é o momento em que Nossa Senhora conhece com clareza a vocação a que Deus A tinha destinado desde sempre. Quando o Arcanjo A tranqüiliza e Lhe diz “não temas, Maria” está a ajudá-La a superar esse temor inicial que, se apresenta em toda a vocação divina. O fato de que isto tenha acontecido à Santíssima Virgem indica-nos que não há nisso nem sequer imperfeição: é uma reação natural diante da grandeza do sobrenatural.
Nossa Senhora sentiu em sua carne a dor do desapego, sentiu o que seria sair de si, deixar tudo, para doar-se ao tudo, que é Deus. No entanto, mesmo sentido toda essa perturbação ela não teve medo de dá o seu sim, porque sentiu que era de Deus e que ele a conduziria. Sim quando o Senhor nos chama ele nos mostra e nos faz perceber que ele é Pai, o Senhor fala em nossos corações, ainda que não o sintamos, ele nos guia pelas sendas retas e nos mostra o verdadeiro caminho. Foi assim que aconteceu com Nossa Mãe do céu, ela logo sentiu o chamado de Deus e deu seu sim, e ainda glorificou ao senhor.
Eu pergunto a vocês é fácil, deixar tudo? Todos os seus planos e projetos para seguir a Jesus? O Senhor conhece os corações, toda uma vida sonhada, repleta de realizações a serem concretizadas e de repente uma proposta diferente da nossa, uma mudança de vida, um chamado. Sim não é fácil, mas o chamado não vem de qualquer pessoa vem do Senhor, ele nos dá livre arbítrio, o que é livre arbítrio? É deixar que decidamos sozinhos, o Senhor não manda na nossa vontade, porque só quer o melhor, o melhor é ele próprio, é reconhecermos ele como Nosso Senhor e Salvador. Ele é humilde, se fez homem para estar no meio de nós. Nossa Senhora reconheceu e deu seu sim com humildade e confiança, mesmo na sua pequenez, reconheceu o Senhor e a sua grandeza.
José, Pai adotivo de Jesus pensou até em deixar a virgem, e Nossa Senhora sabia que isso poderia acontecer, mas confiou. E o Senhor, esteve todos os momentos com Maria e José. José foi avisado em sonho por um anjo que anunciou e disse o menino se chamaria Jesus. Isso aconteceu também como um sinal de que Maria Santíssima não estava só, o Senhor nunca nos deixa só, ele manda anjos, põe sirineus para nos ajudar. José foi o sirineu enviado por Jesus para ajudar a nossa Senhora, ajuda-la no seu sim decidido e único, ajuda-la a construir uma nova família, uma família santa, a sagrada família de Jesus reflexo de todo o nosso desapego.
A mãe de Jesus viveu também o desapego de permitir que Jesus saísse para Evangelizar enquanto criança e adulto. Podemos nos lembrar e contemplar o mistério da Perda e do Encontro de Jesus no templo: a Virgem Maria ficou a procurá-lo com José e o Senhor havia saído para Evangelizar, quando a sua mãe o encontrou ele estava no Templo pregando para os doutores da lei, e ela perguntou: por onde andava, há dias te procuramos. Jesus respondeu: “não devo eu ficar na casa de meu Pai...” (Jo 2, 1-11) imagine o que a mãe do Senhor não passou como ela se sentiu não encontrar seu filho e ainda por uns dias, mas ela permaneceu firme, mesmo com todo sofrimento de não encontrá-lo logo, de não poder estar com ele, de não vê-lo, Maria Santíssima passou por tudo isso com muita fé em seu coração, um grande exemplo, que mesmo querendo estar junto do filho, soube desapegar, soube viver o desapego.
Lembremos também o quanto à mãe de Deus em seu silencio pode suportar a dor, a dor da paixão de Cristo. Mesmo sabendo que ele iria sofrer que não iria mais vê-lo, que ele era o Senhor e por isso não poderia impedi-lo, e ela como mãe, a mãe do Senhor e Corredentora, acolheu tudo em seu coração, no silêncio, com uma liberdade interior, com toda a sua docilidade de mãe e escolhida e Bem Aventura entre todas as gerações.
Maria santíssima teve paciência, a paciência de viver o desapego, pois ela sabia que tudo era do Senhor e nada lhe pertencia a não ser sua própria vida. Apesar, da mãe do Senhor ter sido concebida sem pecado original, mas ela também sofreu em sua carne todas as dores de seu filho. Poderíamos pensar, “há, mas ela é a mãe do Senhor, não sofreu tanto, porque ela é Imaculada”. Por isso mesmo, pelo fato de ser imaculada, pura, ela sofreu muito mais, pois quanto mais somos purificados mais sentimos as dores. Apesar da purificação só existir para nos que somos pecadores, já que Nossa Senhora não precisou, pois já era purificada, eu pergunto quando você sofre dói? Então, nesse momento tenha certeza que sua alma esta sendo purificada, você esta passando por um processo de purificação. Por outro lado não tenhamos medo de sofrer, porque dói de qualquer forma o sofrimento virá, e quanto mais somos purificados é sinal que estamos mais perto do Senhor e por isso estaremos mais fortalecidos, ele próprio é a nossa fortaleza.
Imaginemos agora uma alma que já é purificada em todo o seu ser, como a de Nossa Mãe do Céu e ter que sentir dores sem precisar, mas só por amor!? É mesmo que por óleo dentro da água, o óleo não vai deixar de sê-lo, mas permanecerá na água. Maria Santíssima não deixou de ser pura, mas sentiu dores por ver nossos pecados, por ver seu filho sofrer todas as injurias, e por ela ser imaculada, por ver seu filho sofrer tanto, permaneceu com Jesus ao seu lado o tempo todo, como o óleo permanece dentro da água. A água representa o Amor, por isso ela suportou, porque o Amor é maior que tudo na Vida, e o amor é o próprio Deus Vivo. Quanto mais conhecemos o Amor, sofremos com as injustiças da vida, e A Imaculada Virgem Maria, que é pura, como deve ter sofrido.
O óleo é como um azeite para sarar nossas feridas, Nossa Senhora é como o óleo em nossas feridas, que alivia nossas dores. Quando estamos na presença dela, estamos na presença do Senhor, ela intercede por todos nós e nos leva ate Jesus para que sejamos curados e libertados de todo mal, ela melhor do que ninguém pode nos levar a Jesus que é Amor. Sigamos seu exemplo, não só de mãe, mulher, mas, sobretudo, de um ser Cristão que veio para Anunciar, exortar, ensinar, nos orientar e educar, em todas as dimensões, como filhos do Pai Eterno.
A Virgem Maria foi concebida pelo Espírito Santo de Deus, por isso ele habita em nós; ela aceitou ser escrava do Senhor, por isso a palavra se fez nela e devemos ser escravos do Senhor, escravos do seu Amor Divino e acolhermos a sua palavra; Portanto o Verbo Divino se fez carne e habitou também em nós.
Agora temos a certeza de como é difícil dá o nosso sim, pois se não foi fácil para a Virgem Maria, quanto mais para nos filhos dela. Mas por isso mesmo que somos filhos dela, que ela melhor do que ninguém nos ensina a sair do desapego do mundo e nos voltar para Jesus, ela nos mostrará o caminho, basta que peçamos a sua intercessão, tenham a humildade de pedir o auxilio da mãe do Senhor, Ela é a nossa melhor e maior formadora.
Não pense que o seu sim será fácil, e se no inicio da caminhada você achar que é, tenha certeza que muitas provações ainda viram, pois a Virgem Santissima passou por provações, porque nos não haveríamos de passar, mas ela venceu, venceu em Jesus e nós junto com Ela iremos vencer.
Peçamos ao Senhor pela intercessão da Virgem Maria que nosso sim possa ser único, um sim decidido, confiante, um sim radical, porque ou somos ou não somos do Senhor, não podemos ser mais ou menos, não é? Que possamos ter a graça de reconhecer ele como o Nosso Senhor e Salvador, só ele pode nos dá essa graça, a graça do reconhecimento, mas é preciso pedirmos, quando pedimos acolhemos o Senhor em nossas vidas. Rezemos como Nossa Senhora:
MINHA ALMA GLORIFICA AO SENHOR, MEU ESPIRITO EXULTA DE ALEGRIA EM DEUS MEU SALVADOR, PORQUE OLHOU PARA SUA POBRE SERVA, POR ISSO DESDE AGORA ME PROCLAMARAM BEM AVENTURADA TODAS AS GERAÇÕES, PORQUE REALIZOU EM MIM MARAVILHAS AQUELE QUE É PODEROSO E CUJO NOME É SANTO.
SUA MISERICORDIA SE ESTENDE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO SOBRE OS QUE O TEMEM.
MANIFESTOU O PODER DO SEU BRAÇO: DESCONSERTOU OS CORAÇÕES DOS SOBERBOS, DERRUBOU DO TRONO OS PODEROSOS E EXALTOU OS HUMILDES. SACIOU DE BENS OS INDIGENTES, DESPEDIU DE MAOS VAZIAS OS RICOS.
ACOLHEU A ISRAEL SEU SERVO, LEMBRADO DE SUA MISERICORDIA, CONFORME PROMETERA A NOSSOS PAIS EM FAVOR DE ABRAAO E SUA POSTERIDADE PARA SEMPRE.