terça-feira, 31 de maio de 2011

Rito de Coroação de Nossa Senhora



RITUS IN CORONATIONE IMAGINIS BEATAE MARIAE VIRGINIS
RITO DA COROAÇÃO DA IMAGEM DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA
Rito Solene para leigos ministrarem



Não se trata de coroação do mês de Maio, mas é uma coroação solene, que criança não pode fazer, mas somente pessoa que tenha representatividade em grupo, movimento, associação, sociedade, apostolado, comunidades e instituições, no cargo de chefia, liderança ou presidência, também para pais de famílias ou proprietários. Este rito foi desenvolvido para todo leigo ministrar.

1 – O CERIMONIAL DE COROAÇÃO ora a Deus dizendo: Bendito seja Senhor Deus Pai Todo-Poderoso Rei do Universo, Senhor dos Exércitos, com o Globo e Cetro Real de Poder nas mãos, assentados sobre os Serafins, nós coroamos na Terra, a Mãe e Rainha do universo, que reina no Céu e na Terra, coroada por Cristo na glória, Senhora do Mundo, Rainha dos Corações, representada nesta Imagem, estabelecendo assim, com esta coroação, o seu Reino Mariano nos corações e no Mundo, e que assim como A coroamos na Terra, sejamos um dia coroados por Cristo no céu.

2 – TODOS: Excelsa Rainha do mundo / Maria, ó Virgem perpétua, / intercedei pela paz e saúde; / geraste o Criador Senhor, / de todos o Deus Salvador. Aleluia.

3 – O CERIMONIAL DE COROAÇÃO, diz a seguinte ACLAMAÇÃO: Ó Santíssima Virgem Maria, Palácio Real, Santíssima Majestade do Reino dos Céus, em que o Rei dos Séculos se revestiu de carne humana, És saudada na Igreja, inspirada pelo Espírito Santo, como Senhora e Rainha. Para recordar tal dignidade. O vosso Reino na Terra se reúne em Corte diante de vossa Imagem, para vos aclamar e coroar como nossa Mãe-Rainha e Senhora, na simbologia desta Coroação. Vinde, ó Rainha do Céu e da Terra, Majestade Imperial, Majestade Real das Alturas dos Céus, vinde para ser coroada. E recebe a nossa homenagem que Lhe damos como verdadeira Rainha; nós, vossos escravos, vos recebemos, vos saudamos, vos honramos e vos reverenciamos como Rainha, nossa Santíssima Majestade Materna!

4 – TODOS: E nós aqui reunidos na Corte do Reino de Maria, vos trazemos, ó Rainha, o Tributo de nossos corações e orações, e vos Glorificamos como Nossa Mãe-Rainha. Vinde, ó Rainha, para ser coroada.

5 - TODOS CANTAM:
V. Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia.
R. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.
V. Ressuscitou, como disse, Aleluia
R. Rogai a Deus por nós, aleluia.
V. Exultai-vos e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
Oremos. Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição do vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso; concedei-nos, nós vos suplicamos, que, por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos os prazeres da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso. R. Amém.

6 – TODOS: Oração pedindo a Realeza de Maria: Santíssima Virgem Maria, Rainha do céu e da Terra, nós te coroamos solenemente na Terra, representada nesta Imagem, como nossa Mãe e rainha Universal, estabelecendo assim o teu reino Glorioso no Mundo. Reina, Maria, reina no mundo, reina nos corações, reina nos homens e nas mulheres da Terra, reina na Rússia e nos continentes, reina em toda a Terra e em toda a Igreja, reina nas famílias, nos jovens e nas crianças, reina em mim e na minha vida, sede a minha Soberana Rainha. Amém.

7 – SALMO: Pelo Salmista
REF: Cheia de graça a Rainha está/ À vossa direita é Senhor!
1. À vossa direita se encontra a Rainha,/ Com veste esplendente de ouro de Ofir./ As filhas de reis vêm ao vosso encontro,/ Com veste esplendente de ouro de Ofir.
2. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ “Esquecei vosso povo e a casa paterna!/ Que o Rei se encante com vossa beleza!/ Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
3. Entre cantos de festa e com grande alegria./ Ingressam, então, no palácio real./ Cheia de graça a Rainha está/ À vossa direita, ó Senhor.

8 – LEITOR 1: “Maria é a Rainha do céu e da terra, pela graça, como Jesus é o rei por natureza e conquista. Ora, como o reino de Jesus Cristo compreende principalmente o coração ou o interior do homem, conforme a palavra ‘O reino de Deus está no meio de vós’ (Lc 17, 21), o reino da Santíssima Virgem está principalmente, i. é, em sua alma, e é principalmente nas almas que ela é mais glorificada com seu Filho, do que em todas as criaturas visíveis, e podemos chamá-la com os santos a Rainha dos Corações” (Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Nº 38).

9 - ACLAMAÇÃO: Lc 17, 20-24.



10 – LEITOR 2: “Interrogado pelos fariseus, quando chagaria o reino de Deus, respondeu-lhes Jesus, dizendo: “O reino de Deus não se vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘esta aqui’ ou ‘está ali’, porque o reino de Deus está no meio de vós”. Aos discípulos disse Jesus: “Tempo virá em que desejareis ver um só dia do Filho do homem e não vereis. E vos dirão: ‘está ali’ ou ‘está aqui’. Não deveis ir nem correr atrás. Pois assim como o raio brilha e lampeja de um extremo ao outro do céu, assim será o Filho do homem em seu dia”.

11 – RESPONSÓRIO BREVE:
Oficial: Santa Maria, Rainha do Universo*, reina com Cristo para sempre.
Todos: Santa Maria, Rainha do Universo*, reina com Cristo para sempre.
Oficial: Levada para o céu*,
Todos: reina com Cristo para sempre.
Oficial: Glória ao Pai, etc.
Todos: Santa Maria, Rainha do Universo, reina com Cristo para sempre.

12 - LADAINHA DE NOSSA SENHORA:
Senhor, tende piedade de nós. / Jesus Cristo, tende piedade de nós. / Senhor, tende piedade de nós. / Jesus Cristo, ouvi-nos. / Jesus Cristo, atendei-nos. / Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós. / Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós. / Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós. / Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das Virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente, (aqui:Virgem Benigna em outra versão)
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede de sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de David,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao céu, (elevada ao céu, em outra versão)
Rainha do sacratíssimo Rosário, (do Santo Rosário, em outra versão)
Rainha da paz,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, / R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos lograr perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
(no mês de outubro)
V. Rogai por nós, Rainha do Sacratíssimo Rosário, / R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

13 – COROAÇÃO com Canto e seguinte Oração de Imposição Solene da Coroa:
Recebe esta coroa, como a Glória de Cristo e da Igreja, te coroando como Rainha do Universo.

14 - CERIMONIAL - ORAÇÃO APÓS A COROAÇÃO: Rainha do mundo digníssima, Maria Virgem Perpétua, intercedei por nossa paz e saúde, pois gerastes o Senhor Jesus Cristo, salvador de todos os homens. Aleluia.

15 – CONSAGRAÇÃO. TODOS: Eu me ofereço e me consagro para sempre à minha Mãe Rainha Maria e à Sua Realeza, e me submeto à sua Soberania Universal e Celestial, agora e para sempre, e prometo amor, lealdade e fidelidade ao seu Reino, à sua Majestade Maternal e à Sua Pessoa Imperial, como vosso amado e fiel escravo e escravo de vosso amor. Amém.



16 - CERIMONIAL: Oração final: Ó Deus misericordioso, ouvi as súplicas de vossos servos; concedei a todos nós reconhecermos por este solene rito a Virgem Maria vossa serva como Mãe e Rainha nossa, para que servindo a vós e aos irmãos na terra mereçamos ser recebidos no eterno Reino dos céus. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: Amém.

17 – MAGNÍFICAT. Termina com o Magnificat cantado.
O Senhor fez em mim maravilhas. / Santo é o seu nome.



1 – Minha alma engrandece o Senhor / e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador.
2 – Porque olhou para a humildade de sua ser¬va, / doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.
3 – O Poderoso fez em mim maravilhas, / e santo é o seu nome.
4 – Seu amor para sempre se estende / sobre aque¬les que o temem.
5 – Manifesta o poder de seu braço, / dispersa os soberbos.
6 – Derruba os poderosos de seus tronos/ e eleva os humildes.
7 – Sacia de bens os famintos, / despede os ricos sem nada.
8 – Acolhe Israel, seu servidor, / fiel ao seu amor.
9 – Como havia prometido a nossos pais, / em fa¬vor de Abraão e de seus filhos para sempre.
10 – Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, desde agora e para sempre, pelos séculos. Amém