terça-feira, 30 de agosto de 2011

Liberdade e Democracia




Muito se fala de Liberdade e Democracia, mas tanto uma como a outra não se identificam pelo fato de serem palavras e significados e objetivos diferentes. Liberdade não pode ser confundida como democracia como, também, democracia não pode ser confundido como liberdade, pois elas são distintas uma da outra na sua aplicação. Para entendermos o que é Liberdade e Democracia precisamos dos conceitos de ambos, facilitando, assim uma melhor compreensão com intuito de chegarmos a uma conclusão e provar que Liberdade tem o seu caminho e conquista, enquanto a Democracia também tem o seu caminho e conquista.

Apesar de o sistema Democrático pregar a liberdade, assaz nem sempre é aplicado da forma correta como deveria ser, tendo em vista, que o sistema visa muito mais interesse políticos e, tudo que contém interesses não leva a plena Liberdade. No entanto, ainda o sistema Democrático não assimilou o verdadeiro conceito de Liberdade que tanto prega e almeja.

O que é Liberdade: Liberdade é o ato de agir com liberdade sem prejudicar alguém ou querer tirar proveito de uma situação. Liberdade é vida, é decidir seguir adiante mais ao mesmo tempo partilhar com os outros as mesmas alegrias e fadigas. Liberdade é possuir a capacidade de amar e perdoar. Liberdade é querer chegar ao topo mais nunca sozinho. Liberdade é ter a capacidade de decisão, isto é, diante de duas escolhas sempre escolher o melhor para si e para o outro. Liberdade significa esperança, pois é a esperança que dá motivação a vida e a realização pessoal. Liberdade é defender os valores da vida para se ter vida plena. Liberdade é querer preservar a natureza sabendo que precisamos dela e ela de nós. Liberdade é continuar caminhando e superando os obstáculos encontrados no caminho. Liberdade é dá a volta por cima e nunca se entregar a tristeza e a derrota. Liberdade é morrer pelo outro sabendo que uma vida foi salva. Liberdade é querer ser livre, ou seja, o livre arbítrio dará ao ser humano a liberdade que tanto precisa para agir na sua humanidade, pois sem o livre arbítrio não haveria Liberdade plena e, nesse caso Deus mostrou toda a sua Liberdade fazendo do Homem livre de qualquer escravidão para viver a plenitude da Liberdade.

O que é Democracia: . Sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditárias ou arbitrários. Esta é a definição clássica que encontramos em qualquer dicionário. A priori quando lemos esta definição tudo parece perfeito, mas é preciso ler as entre linhas e descobriremos que alguma coisa não corresponde com o que almejamos para sociedade. Leia atentamente a frase, acima, sublinhada e, se pergunte: O que é isso? Isso quer dizer que no sistema democrático você é “livre para expressar” e, muitas vezes essa liberdade de expressão não visa o respeito a moral e a ética, mas os interesses da própria democracia que é de desestabilizar tudo aquilo que é esteio da sociedade (princípios e valores - família) em busca do poder sobre o poder com o escopo de manter, sob rédea, o povo. Para isso, a democracia aprova uma liberdade que satisfaz a vontade da raça humana. Neste caso, ignora-se o Homem Espiritual, pois a democracia só visa o homem carnal e a liberdade que satisfaça à carne. Portanto, os conceitos de liberdade segundo o sistema democrático é puramente uma utopia, pois não se encaixa com a Liberdade do Criador.

Entretanto, leia o conceito de Liberdade segundo a Democracia: Liberdade é a mulher fazer o que ele quer com seu corpo sem se preocupar com a vida que é gerada no seu ventre = Aborto. Liberdade é um casal de homossexual se unir como se fossem “marido e mulher”. Liberdade é namorar e usar camisinha = sexo seguro. Liberdade é fazer propaganda enganosa como: cigarros, bebidas alcoólicas, etc... e dizer: “moderação” ou “causa câncer”. Liberdade é permitir que menores continuem matando porque sabe que não responderão pelo crime como pessoa adulta. Liberdade é se divorciar sem pensar nas conseqüências dos filhos. Liberdade é cada um criar sua própria religião, ou seja, seu deus. Liberdade é decidir quem morre e quem fica = eutanásia. Liberdade é promover a violência. Liberdade é esquecer a disciplina. Liberdade é querer impor a democracia pela guerra sem respeitar a História e a Cultura de um Pais. Liberdade é não respeitar a Autoridade. Liberdade democrática é tudo isso e um pouco mais que isso. Com essa liberdade onde poderemos chegar?

Por conseguinte, Liberdade e Democracia não podem caminhar juntas, razão pelo qual a Liberdade é Dom de Deus e a mesma está inserida na Vida do Homem desde a Criação (Gn 1, 1ss), pois a Criação é Fruto da Epifania de Deus cujo Espírito pairava livremente antes do “faça-se” (Gn1,1ss). Enquanto que a democracia precisa ser repensada quanto sistema que emana do povo. Ora, não posso negar que existe uma reta intenção em relação a vontade humana de buscar a Liberdade, mas buscar fora da realidade de Deus e de sua Palavra, torna-se difícil para a humanidade se organizar como sociedade humana e, como Nação.

Não obstante, tudo que emana do povo tem suas falhas, pois o mesmo é frágil e inconstante diante das próprias decisões que geram desigualdade, pobreza, miséria, disputas, violência e falsa liberdade. Por isso, é que a Igreja não é uma democracia porque o poder que ela possui não emana do povo, mas do próprio Deus. Caso a Igreja fosse uma democracia, ela cometeria as mesmas injustiças do sistema democrático e, perderia perante a sociedade, que está em constante busca, a credibilidade. Nesse caso a Igreja faz a diferença, ela não é diferente, mas fazer a diferença significa ser fiel a Missão para o qual foi designada: “Ide pelo mundo pregai a Boa Nova a todas as criaturas...” Mc 16,15ss.

Contudo, a Missão que a Igreja recebeu de Cristo é levar ao Homem a plena Liberdade e esta consiste na Verdade, pois não há liberdade plena se não houver a prática da Verdade: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará” Jo 8,32. Essa Liberdade não provém da Democracia, mas do próprio Cristo e, se o mesmo não quisesse o Homem livre, não teria Ele, Morrido na Cruz e deixado a sua Palavra , que é Viva e eficaz, como meio para se atingir a Verdadeira Liberdade.

Todavia, a Democracia precisa se adequar a Vontade de Deus e sua Palavra caso queira democratizar todo planeta, mas para isso os Países, que se dizem Democráticos, precisam ser congruentes em suas ações, pois ninguém pode desejar nada para o outro se não é capaz de testemunhar que aquilo que faz é bom. Todo Homem sonha com a Liberdade, quanto a isso não se pode negar, mas também todo Homem quer respeitado para agir com Liberdade. Talvez é isso que falta para o Sistema Democrático reconhecer que antes da sua existência o Senhor Deus deu a Moisés as Tábuas da Lei para que o Povo Hebreu fosse uma Nação governada por Leis justas. Ai está a intenção de Deus: Não mais um Povo escravizado, mas um Povo totalmente Liberto da opressão para uma Liberdade Perene.

Termino com a seguinte pergunta: Diante de tudo que acabamos de ler sobre Liberdade e Democracia, qual é o melhor Sistema para a Humanidade?




Autor: Pe. Fernando Gonçalves
















APOIO CULTURAL
Martinelli