domingo, 4 de setembro de 2011

O que é possessão?




Há muitas perguntas e muitas dúvidas em relação a possessão. O que é isso? De fato, existe? Existem três linhas semelhantes que confundem as pessoas: Possessção, Opressão e depressão. Vou explicar cada uma delas:
Possessão: Na possessão, a entidade maligna toma conta do corpo da vítima, de sua mente, sua fala. O possesso perde totalmente o controle de seus sentidos. Sua força é muito maior do que a força do próprio corpo, pois como sabemos uma pessoa possuída adquire forças sobrenaturais, isto é, força do mal para tentar destruir pessoas que queiram lutar contra o mal. Também um fato curioso: Uma pessoa possessa pode desmacarar o exoscista revelando suas fraquezas para tentar inibilo e, assim se sentir fraco pra não lutar contra o mal.

01 - QUAL A DIFERENÇA ENTRE OPRESSÃO E POSSESSÃO DEMONÍACA?

Na opressão, a pessoa é apenas oprimida: não consegue ter paz; vive angustiada; sente-se perseguida; tem insônia; acorda assustada; sente arrepios e depressão; ver vultos, etc. Na possessão, a entidade maligna toma conta do corpo da vítima, de sua mente, sua fala. O possesso perde totalmente o controle de seus sentidos. Na opressão, o maligno fica na periferia. Na possessão, ele invade o corpo humano.

02 - EM QUE CIRCUNSTÂNCIA SE DÁ A OPRESSÃO E A POSSESSÃO?

A Palavra de Deus diz: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4,7-8). Logo, quem se afasta de Deus pelo pecado está sujeito a ser possuído pelos demônios. A possessão pode ser pacífica, isto é, de comum acordo entre a vítima e o diabo. São exemplos os "médiuns". Os médiuns ou canalizadores de transe, os pais-de-santo, as mães-de-santo, os feiticeiros de um modo geral transformam-se, por livre e espontânea vontade, em montaria dos demônios, em "cavalos" dos orixás e guias. A expressão "cavalos"- usada pelos próprios feiticeiros - é muito bem empregada porque na verdade os demônios "montam" neles e fazem com seus corpos o que bem entendem. A possessão pode ser por violência, isto é, os demônios se apoderam do corpo de uma pessoa não porque tenha havido um consentimento explícito - como é o caso dos feiticeiros - mas porque a situação de pecado permite ao diabo tomar posse de sua vítima.

03 - QUANDO E COMO SERÁ O FIM DESSES SERES MALIGNOS?

No tempo devido, após a volta de Jesus, o diabo será lançado no lago de fogo e enxofre: "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre" (Ap 20,10).

04 - INFERNO: COMO É E ONDE FICA?

É um lugar espiritual - não geográfico - onde os maus serão castigados eternamente: "Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus" (Sl 9,17). A Bíblia nos diz que nesse terrível lugar "o fogo nunca se apaga" (Mc 9,43). Daí porque o inferno é também chamado de "Lago de fogo" (Ap 20,15). Outros nomes: "Lugar de tribulação e angústia" (Rm 2,9); de "pranto e ranger de dentes" (Mt 22.13; 25,30); "eterna perdição" (2 Ts 1,9); "fornalha de fogo"(Mt 13,42, 50); "cadeias da escuridão"(2 Pe 2,4); "ardente lago de fogo e enxofre" (Ap 19,20).

05 - O DIABO E SEUS DEMÔNIOS TÊM ALGUMA CHANCE DE SALVAÇÃO?

Não, pelas seguintes razões:

O inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos (Mateus 25,41). Logo, já está determinada a condenação desses espíritos malignos.
No Juízo Final, serão julgados espíritos humanos; julgamento dos mortos. O Justo Juiz julgará vivos e mortos (1 Pedro 4,5; Atos 10,42; Apocalipse 11,18), dos quais os anjos caídos não fazem parte.
O Diabo e os demônios já estão condenados: "... porque o príncipe deste mundo já está julgado" (João 16,11; 2 Coríntios 4,4; Hebreus 2,14).
A derrota de Satanás está prevista na Palavra de Deus: "E o Diabo, que os enganava, foi lançado no Lago de Fogo e Enxofre, onde estão a besta e o falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre" (Isaías 14,12-15; Colossenses 3,15; Apocalipse 20,2, . 3, 10)

Autor: Pe. Fernando Gonçalves