terça-feira, 27 de setembro de 2011

Paciência, sinal de confiança em Deus



Paciência é uma palavra que foi perdendo o seu sentido. Quando a ouvimos imaginamos que é alguma pessoa que espera calmamente todas as coisas. Mas paciência não é isso, isso é longanimidade, que é a qualidade que o homem e a mulher de Deus têm de saber esperar.

Paciência é a qualidade que o homem e a mulher de Deus têm de suportar o sofrimento, suportar a tribulação. Nós precisamos da Palavra de Deus para entendermos o que é essa virtude [paciência].

"Em Damasco, havia um discípulo de nome Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” Ele respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11.O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso, chamado Saulo. Ele está em oração 12.e acaba de ver, em visão, alguém que se chama Ananias entrar e impor-lhe as mãos para que recupere a vista”. 13.Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus santos que estão em Jerusalém. 14.E aqui, † em Damasco, ele tem plenos poderes, da parte dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15.Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque este homem é um instrumento que escolhi para levar o meu nome às nações pagãs e aos reis, e também aos israelitas. 16.Pois eu vou lhe mostrar o quanto ele deve sofrer pelo meu nome”" (Atos 9,10-16)

Neste texto começamos a entender que o seguimento de Deus não é somente “glória”, pois Jesus diz “vou lhe mostrar o quanto ele deve sofrer pelo meu nome”. Deus foi formando Paulo na escola da paciência. A tribulação que hoje você vive, a situação em que você se depara na sua família, hoje Deus nos desafia para dizermos: “Bendita essa tribulação na minha vida!” A tribulação que enfrentamos nos faz reconhecer o que somos e nos põe em nosso devido lugar. Todos nós queremos ser “deus”, queremos resolver as coisas num simples estalar de dedos. Os boletos que você tem para pagar o colocam no seu devido lugar, mas você queria num estalar de dedos pagar todos de uma vez só.

O grande desafio, para nós, é sairmos daqui e dizermos: "Bendita essa tribulação, que não manda na minha vida!". Pegue essa tribulação e a coloque nas mãos de Deus. Olhe para sua vida e o que o Senhor fez por você.

Quando você começou a frequentar a igreja e mudou e as pessoas que viviam o levando para o mau caminho, que diziam ser suas “amigas” o deixaram. E começaram a falar mal de você , dizendo que ficou louco. E as pessoas o foram abandonando, e você começa a chorar as “cebolas do Egito”. Pare de chorar pelas pessoas que o deixaram! Não ponha esperança em homens. Não tenha saudade da miséria, agora é uma vida nova.

O segredo de Paulo é ele compreendeu que a vida não se resume a esta terra, não importa se sua vida é bênção sobre bênção, ou tribulação sobre tribulação. O que importa é sermos de Deus.


Alexandre de Oliveira