A Igreja Católica e a Comunhão Anglicana colocaram um ponto final nas disputas teológicas sobre o lugar e a importância de Maria na vida cristã com a declaração conjunta “Maria, Graça e Esperança em Cristo”.
Anglicanos e Católicos afirmam, juntos, que “Maria foi a mãe biológica de Jesus, que ela era virgem e que Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo”.
O documento, apresentado na cidade norte-americana de Seattle, é o fruto do trabalho da Comissão Internacional Anglicano-Católica (ARCIC). Aos Católicos é pedido que tenham mais “cuidado” nas suas práticas de devoção à Virgem Maria, mas fica claro que honrá-la e pedir a sua intercessão não são práticas que possam separar as duas Igrejas.
“Acreditamos que não há nenhuma razão teológica para divisões eclesiais nesta matéria”, refere a declaração. Embora muitos apresentem a devoção mariana como uma prática católica ou ortodoxa, as suas raízes na Escritura e na Tradição fazem dela uma parte da herança anglicana, como esclarecem as Igrejas.
Os dois calendários litúrgicos assinalam grandes acontecimentos da vida de Maria e as orações anglicanas falam da “sempre Virgem” e da “Mãe de Deus Encarnado”.
Foi a partir desta crença comum no que diz respeito à Virgem Maria que as duas partes partiram para um texto que aborda os dogmas marianos da Imaculada Conceição e da Assunção “num contexto comum”, apesar da polêmica que dividiu as Igrejas durante 150 anos.
A Comissão Internacional Anglicano-Católica concluiu a redação deste documento em Fevereiro de 2004, tendo sido depois submetido ao Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e ao Conselho Consultivo Anglicano. Foram estes organismos que autorizaram, agora, a publicação.
Dogmas da Igreja
A questão das definições dogmáticas é parte integral da fé católica, mas completamente alheia ao anglicanismo. Foi invocando a infalibilidade papal que, em 1854, se proclamou o dogma da Imaculada Conceição e em 1950 o da Assunção.
Ao longo dos anos em que esta declaração foi trabalhada, os membros da ARCIC concentraram-se no conteúdo dos dogmas, à luz da Bíblia, dos Padres da Igreja e do magistério eclesial nos primeiros Concílios. “É impossível ser fiéis às Escrituras e não levar Maria a sério”, assegura a declaração.
Sobre a virgindade de Maria, o documento cita os primeiros teólogos da Igreja para frisar que “na sua reflexão, a virgindade não era apenas entendida como integridade física, mas como uma disposição interior para a abertura, obediência e fidelidade de coração a Cristo”.
A partir do século XVI, as Igrejas da Reforma restringiram em muito a devoção mariana que lhes parecia ter ultrapassado em muito as Escrituras e a Tradição. “Na religiosidade popular, Maria passou a ser vista, largamente, como uma intermediária entre Deus e a humanidade, mesmo como uma operadora de milagres com poderes que mergulhavam no divino”.
Esta visão de Maria como mediatrix (mediadora) equiparada a Cristo provocou uma forte reação do lado anglicano, como indica a declaração, dando ênfase ao papel de Jesus como único mediador entre Deus e a humanidade. A condenação de abusos na devoção mariana fez, contudo, “que se perdessem alguns aspectos positivos dessa devoção e levou à diminuição do seu papel na Igreja”.
Dado que as duas Igrejas acreditam que Maria vive, agora, com Jesus, podem também acreditar em conjunto que “ela exerce um ministério distinto na assistência aos fiéis, através da sua oração ativa”.
Relativamente aos dogmas dos últimos 150 anos, a ARCIC sublinharam que “estes ensinamentos fazem sentido à luz dos quadros da Escritura, através dos quais Deus prepara aquele que chamou para uma missão especial e recompensa os que cooperaram com ele de todo o coração”.
A declaração apela aos fiéis das duas Igrejas que olhem para os dogmas no contexto do capítulo oito da Carta de São Paulo aos Romanos, no qual se afirma que “aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho (..) e àqueles que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou” (Rom 8, 29a.30).
“Maria foi marcada desde o início como a escolhida, chamada e cheia de graça por Deus, através do Espírito Santo, para a missão que se lhe apresentava” diz o documento de Seattle.
Os membros da ARCIC explicam que, ao proclamar a Imaculada Conceição, a Igreja Católica declara especificamente que Maria foi concebida sem pecado “em vista dos méritos de Cristo”, afirmando assim que ela foi salva pela paixão, morte e ressurreição de Jesus.
“Podemos afirmar, conjuntamente, que o trabalho redentor de Cristo tocou Maria na sua profundidade e nos seus começos”.
Sobre o dogma da Assunção, as duas Igrejas entendem que “o ensinamento de que Deus levou a Virgem Maria na plenitude da sua pessoa para a Sua glória é consoante as Escrituras e pode, de fato, ser entendido à luz das Escrituras”.
A publicação de “Maria: Graça e Esperança em Cristo” encerra a segunda fase do trabalho da Comissão Internacional Anglicano-Católica, que foi estabelecida em 1982 por João Paulo II e pelo arcebispo Robert Runcie. Nos últimos vinte anos, a Comissão publicou outras quatro declarações: “Salvação e a Igreja” (1987), “A igreja como comunhão” (1991), “Vida em Cristo” (1994) e “O dom da autoridade” (1999).
Fonte: Agência Ecclesia
Anglicanos e Católicos afirmam, juntos, que “Maria foi a mãe biológica de Jesus, que ela era virgem e que Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo”.
O documento, apresentado na cidade norte-americana de Seattle, é o fruto do trabalho da Comissão Internacional Anglicano-Católica (ARCIC). Aos Católicos é pedido que tenham mais “cuidado” nas suas práticas de devoção à Virgem Maria, mas fica claro que honrá-la e pedir a sua intercessão não são práticas que possam separar as duas Igrejas.
“Acreditamos que não há nenhuma razão teológica para divisões eclesiais nesta matéria”, refere a declaração. Embora muitos apresentem a devoção mariana como uma prática católica ou ortodoxa, as suas raízes na Escritura e na Tradição fazem dela uma parte da herança anglicana, como esclarecem as Igrejas.
Os dois calendários litúrgicos assinalam grandes acontecimentos da vida de Maria e as orações anglicanas falam da “sempre Virgem” e da “Mãe de Deus Encarnado”.
Foi a partir desta crença comum no que diz respeito à Virgem Maria que as duas partes partiram para um texto que aborda os dogmas marianos da Imaculada Conceição e da Assunção “num contexto comum”, apesar da polêmica que dividiu as Igrejas durante 150 anos.
A Comissão Internacional Anglicano-Católica concluiu a redação deste documento em Fevereiro de 2004, tendo sido depois submetido ao Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e ao Conselho Consultivo Anglicano. Foram estes organismos que autorizaram, agora, a publicação.
Dogmas da Igreja
A questão das definições dogmáticas é parte integral da fé católica, mas completamente alheia ao anglicanismo. Foi invocando a infalibilidade papal que, em 1854, se proclamou o dogma da Imaculada Conceição e em 1950 o da Assunção.
Ao longo dos anos em que esta declaração foi trabalhada, os membros da ARCIC concentraram-se no conteúdo dos dogmas, à luz da Bíblia, dos Padres da Igreja e do magistério eclesial nos primeiros Concílios. “É impossível ser fiéis às Escrituras e não levar Maria a sério”, assegura a declaração.
Sobre a virgindade de Maria, o documento cita os primeiros teólogos da Igreja para frisar que “na sua reflexão, a virgindade não era apenas entendida como integridade física, mas como uma disposição interior para a abertura, obediência e fidelidade de coração a Cristo”.
A partir do século XVI, as Igrejas da Reforma restringiram em muito a devoção mariana que lhes parecia ter ultrapassado em muito as Escrituras e a Tradição. “Na religiosidade popular, Maria passou a ser vista, largamente, como uma intermediária entre Deus e a humanidade, mesmo como uma operadora de milagres com poderes que mergulhavam no divino”.
Esta visão de Maria como mediatrix (mediadora) equiparada a Cristo provocou uma forte reação do lado anglicano, como indica a declaração, dando ênfase ao papel de Jesus como único mediador entre Deus e a humanidade. A condenação de abusos na devoção mariana fez, contudo, “que se perdessem alguns aspectos positivos dessa devoção e levou à diminuição do seu papel na Igreja”.
Dado que as duas Igrejas acreditam que Maria vive, agora, com Jesus, podem também acreditar em conjunto que “ela exerce um ministério distinto na assistência aos fiéis, através da sua oração ativa”.
Relativamente aos dogmas dos últimos 150 anos, a ARCIC sublinharam que “estes ensinamentos fazem sentido à luz dos quadros da Escritura, através dos quais Deus prepara aquele que chamou para uma missão especial e recompensa os que cooperaram com ele de todo o coração”.
A declaração apela aos fiéis das duas Igrejas que olhem para os dogmas no contexto do capítulo oito da Carta de São Paulo aos Romanos, no qual se afirma que “aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho (..) e àqueles que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou” (Rom 8, 29a.30).
“Maria foi marcada desde o início como a escolhida, chamada e cheia de graça por Deus, através do Espírito Santo, para a missão que se lhe apresentava” diz o documento de Seattle.
Os membros da ARCIC explicam que, ao proclamar a Imaculada Conceição, a Igreja Católica declara especificamente que Maria foi concebida sem pecado “em vista dos méritos de Cristo”, afirmando assim que ela foi salva pela paixão, morte e ressurreição de Jesus.
“Podemos afirmar, conjuntamente, que o trabalho redentor de Cristo tocou Maria na sua profundidade e nos seus começos”.
Sobre o dogma da Assunção, as duas Igrejas entendem que “o ensinamento de que Deus levou a Virgem Maria na plenitude da sua pessoa para a Sua glória é consoante as Escrituras e pode, de fato, ser entendido à luz das Escrituras”.
A publicação de “Maria: Graça e Esperança em Cristo” encerra a segunda fase do trabalho da Comissão Internacional Anglicano-Católica, que foi estabelecida em 1982 por João Paulo II e pelo arcebispo Robert Runcie. Nos últimos vinte anos, a Comissão publicou outras quatro declarações: “Salvação e a Igreja” (1987), “A igreja como comunhão” (1991), “Vida em Cristo” (1994) e “O dom da autoridade” (1999).
Fonte: Agência Ecclesia