sábado, 7 de janeiro de 2012

A alegria de ser gente




Você não precisa ser o que os outros querem...Uma das dores que mais afligem o ser humano nos dias de hoje, é a culpa, o sentimento de culpa, o sentir-se culpado e condenado.

São inúmeras as pessoas que vivem suas vidas inteiras aprisionadas pela culpa, e que por vezes nem é real.

A raiz desse terrível sentimento na maioria das vezes brota do sistema no qual nossa sociedade esta inserida. É que, a sociedade atual exige de nós determinados padrões para sermos amados e aceitos, e isso, muitas vezes, até mesmo no meio religioso. Temos que estar dentro de um perfil. Ex.: Você tem que ter o melhor trabalho, o melhor carro, ter a namorada mais bonita, tem que se vestir bem, enfim, tem que ser o melhor; somos muito cobrados e, se não correspondemos, somos desclassificados e condenados, por não ser o que as pessoas queriam que fôssemos. Por isso, nos sentimentos profundamente culpados e perguntamos a nós mesmos, o que fizemos de errado. É só parar e refletir: “Quantas pessoas já desprezamos e excluímos de nossa vida, por não serem o que gostaríamos que elas fossem?!...”

Quantos passam a vida inteira, aprisionados nas opiniões e olhares alheios, como eternos infelizes e culpados, porque não conseguiram agradar os outros, ou não conseguiram usar da falsidade necessária para fazê-lo. Como dizia um filósofo francês chamado John Sartre: “O inferno é o outro; basta que ele olhe pra você com olhos de inferno para que o inferno aconteça em sua vida” E o pior é que muitos, até mesmo em nome de Deus, dão sentenças que encarceram outros, em um inferno moral chamado culpa.

Creio ser essa a libertação que o homem mais necessita no dia de hoje, a libertação das opiniões e olhares alheios, do que acham, ou deixam de achar dele.

Tenha coragem de ser livre, tenha coragem de ser gente, de ser você; você não é perfeito e não precisa ser o que os outros querem, dê a si mesmo, o direito de errar. Não é um anjo, mas apenas um imperfeito e frágil ser humano e, se souberes direcionar sua humanidade para Deus, ela o divinizará.

Não tenha medo de ser gente, não tema ser aquilo que você é. Só assim será livre, só assim será humano, só assim será feliz.

CONVERSÃO É UM PROCESSO

Porque te acusas tanto assim

Perdido em meio a agitação

E te maltratas sem perceber

O imenso valor que tu tens.

Não és um anjo celestial

Para te exigires tanto assim

O Pai te ama sem igual

E, é com misericórdia

Que ele olha pra você

Não podes julgar os teus erros do passado

Com o seu saber de hoje

Pois Deus ele sonda a sua vida

E entende os seus porquês

Por isso, meu irmão, não te condenes

É preciso aprender conversão é um processo

Que acontece a cada dia

E se dá na sua vida lentamente...

Esta é uma canção que certa vez eu fiz, creio eu, pensando em você que agora lê. Saiba que, somente quando assumimos aquilo que somos com responsabilidade, Deus inicia em nós esse processo lento, chamado conversão. (processo = aquilo que se dá aos poucos)

A paciência consigo mesmo, é uma grande virtude que precisamos cultivar.








Padre Adriano Zandoná