quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ser santo, é possível?


A vontade de Deus é que sejais santos. Muitas vezes pensamos e até acreditamos que a santidade é algo inatingível, impossível a nós e que só os predestinados a isso conseguem atingi-la. Tenho uma boa notícia para você: de fato, só os predestinados conseguem atingir a santidade. Mas você pode estar pensando agora: ah, mas disso eu já sabia! Há uma coisa que talvez você não saiba: você também é um predestinado à santidade! É isso mesmo, você é chamado à santidade. É o que diz um dicionário bem conhecido sobre a palavra ‘‘santidade’’: “Estado de perfeição a que são chamados todos os homens”(Dic. Michaelis).O Apóstolo Paulo afirma categoricamente: “A vontade de Deus é que sejais santos...”(1Tes. 4, 3a).

Alegre-se comigo e passe a acreditar que você também é escolhido para ser santo! Talvez pensemos não ser possível a santidade por imaginarmos que santo é aquele que nunca pecou, que já nasceu assim e que morreu sem ter conhecido o pecado. Mas quero dizer a você que ser santo é uma busca, uma conquista a ser feita no dia a dia.

Pecamos sim, mas o desejo de nosso coração de não pecarmos mais, a nossa luta diária para dizer NÃO ao pecado e SIM a Deus é que nos vai tornar santos. O fato de não nos conformarmos com esse mundo e com o estado de nossa vida, a garra que temos para vencer nossas limitações, nossa persistência no querer fazer o bem, mesmo às vezes deslizando e caindo, nossas lágrimas de arrependimento derramadas diante da cruz de Jesus, nossas orações e louvores a Deus, nossas alegrias diante de um pequeno avanço. É disso que é feito um santo.

Agora você já sabe, eu e você somos escolhidos por Deus para sermos santos e mais do que isso, ELE acredita que conseguiremos e nos ajudará a alcançarmos essa meta.

Conto com você!!! Seminarista Clóvis -