sábado, 14 de abril de 2012

Aprendendo a Lectio (leitura) Divina


A Lectio Divina nada mais é que um método de leitura da Bíblia em oração, é uma experiência de Deus, porque a partir do conhecimento do texto escrito, estaremos buscando a experiência fundante (que dá fundamento) que é a base de toda a revelação. Assim, Lectio Divina é um exemplo de uma experiência espiritual, procurando reconstruir e retornar à experiência original do escritor sagrado em sua própria vida de atualização.

ATITUDE

A palavra não é mágica, não é automática. Utilizando-se de alguns passos que são meios para o encontro do Senhor não significa garantia ou um encontro vital. Verdade é que ela (palavra) sempre é eficaz, mas não é automático, não é algo mecânico, requer uma disposição, é a abertura essencial e docilidade à ação do Senhor através da sua Palavra.

A metodologia para a espiritualidade bíblica.
É uma forma de levar a espiritualidade, é ter a Bíblia como o núcleo da vida, é fazer com que a Palavra escrita diária alimente a fé. É a busca do Senhor através da Palavra revelada na mesma, para encontrá-lO vivo e presente hoje, aqui e agora. A Palavra escrita na Bíblia é um meio de compreensão e de encontrar o Senhor, portanto, é uma fonte de vida espiritual, tanto pessoal como comunitária. Lectio Divina não é simplesmente um passo para aprender a ter familiaridade com a Bíblia, mas um privilégio de ouvir a palavra existencial e experiencial para fazer da Escritura o alimento e vitalidade para a vida de fé.


PASSOS

A Lectio Divina visa aprofundar o texto da Bíblia através de cinco etapas consecutivas que são concatenadas. Daí os passos da Lectio Divina são meios com base no texto que visa iluminar e transformar a vida.

Na Lectio Divina deve-se seguir cinco etapas, que são momentos de oração e busca do Senhor, a saber: LER, MEDITAR, ORAR, CONTEMPLAR E AGIR. Estes passos são meios e não fins, portanto, eles devem ser seguidos como auxílio, mas não serem rígidos em seu uso, isso tudo depende da situação. Quando se estiver em uma única frase deve parar no momento em que o Senhor tem iluminado ou inspirado, é onde se deve aprofundar e ser guiado pelo Espírito, ter sentido a presença ou a ação do Senhor em um passo; simplesmente deliciar-se com a palavra ou a inspiração do Senhor e permanecer na sua presença sendo transformado pela presença e ação do Senhor.


LEITURA - O que diz o texto? Conhecer, respeitar, situar...

- Exige determinação constante e contínua, perseverança, ascese e disciplina;
- Não pode ser interesseira, mas deve ser gratuita, em vista do Reino e do bem do povo;
- É ponto de partida e não de chegada, faz o leitor pisar no chão;
- Faz algumas exigências: analisar o texto e situá-lo em seu contexto de origem, em três níveis:

a) literário (quem? o quê? onde? por quê? quando? como? com que meios? como o texto se situa dentro do contexto literário do livro de que faz parte?) b) histórico (a história e suas dimensões econômica, social, política, ideológica, afetiva, antropológica e outras) c) teológico (o que Deus tinha a dizer ao povo naquela situação histórica; o que Ele significava para aquele povo; como se revelava; como o povo assumia e celebrava a Palavra do Senhor.
Atitudes e disposições para ler:

1. Fazê-lo a partir da Bíblia e na Bíblia. Se você não tem o texto escrito da Bíblia será simplesmente impossível fazer a Lectio Divina. Por isso o primeiro passo é ter uma tradução exata e atualizada das Escrituras; é possível identificar com precisão o texto original e não insistir em performances e menos em acomodações, que muitas vezes são manipulações do texto.

2. Ter um coração aberto e disponível para ouvir o Senhor. A leitura é uma experiência de encontro com o Senhor que fala através da Sua Palavra escrita, que devemos ouvir com atenção.

3. Maneira de proclamar a Palavra - Aviso prévio e proclamação da Palavra. Esta é a maneira tradicional como lemos a Bíblia nas celebrações litúrgicas.

Um grande risco é assumir que você já sabe a passagem, que já tem ouvido, caindo na rotina, fazendo uma leitura superficial sem prestar atenção a cada palavra que está escrita na Bíblia. Daí a importância da leitura consciente, sabendo que o que está sendo lido é a Palavra de Deus.

MEDITAÇÃO. O que me diz o texto? Ruminar, dialogar, atualizar...

- O que é que Deus, através desse texto, tem a dizer hoje, aqui na América Latina, no Brasil;
- É uma diligente atividade da mente que, com a ajuda da própria razão, procura o conhecimento da verdade oculta;
- É atingir o fruto do Espírito;
- É semente de oração... a sua prática nos leva à oração.

A meditação é como pisar no texto, aprofundá-la, não me debruçar sobre as informações recebidas na leitura, mas ir além, fazendo uma cuidadosa releitura, vendo o sentido da passagem, procurando a mensagem que transmite a mensagem para atualizar a nossa realidade pessoal,comunidade e social. A meditação é ir além do que foi ouvido na leitura, é buscar as riquezas que ela contém, é descobrir a mensagem atual, viva e envolvente da propagação do Senhor através da Sua Palavra que está sempre viva e eficaz, é mais penetrante que qualquer espada de dois gumes (Hb 4.12).

Como fazer a meditação?

Independentemente de como você faz a meditação, é imperativo que esta reflexão sempre termine com uma alusão à nossa realidade atual, em nossos dias, aqui e agora, aplicar essa passagem e essa mensagem para a nossa realidade cotidiana, ela nos faz pensar sobre como estamos assumindo o que a Palavra é em nossas vidas e o que estamos fazendo sobre isso. Assim, é sempre bom perguntar: o que esta passagem me diz, como me desafia a agir?
Meditação de risco: O risco está sempre presente em querer manipular a palavra, tornar a dizer o que se quer ouvir ou o que interessa, distorcendo o sentido original e adequado do texto.


ORAÇÃO. O que eu digo ao Senhor sobre ...? Suplicar, louvar, recriar...

- Como atitude, está presente desde o início da leitura orante... no início invoca-se o Espírito Santo;
- Mas tem o seu lugar próprio durante a Lectio Divina;
- Admiração, "espanto “pelas maravilhas do Senhor;
- Louvor, ação de graças, súplica, perdão, revolta...
- Para evitar os conhecidos desvios é preciso que quem reza aprenda a lutar e quem luta aprenda a rezar;

O que vem a ser a meditação e a reflexão, não é a oração? Contemplando o quê? Claro que tudo é a oração e tudo é um meio para o encontro do Senhor, mas procurando entender que a palavra foi lida e conhecida na leitura, que foi aprofundada e refletida na meditação, que serviu como um meio para o coração encontrar-se com Deus na contemplação, agora destina-se a luz para nossa vida pessoal e comunitária, à luz da Palavra que é a graça de viver ou agradecendo o presente que ela significa ou louvando ao Senhor por aquilo que envolveu a pessoa.

Risco: o erro é não aplicar a Palavra à sua vida, a família ou a comunidade. O perigo da oração é fazer sentenças sobre qualquer coisa que se aplica muito bem a qualquer texto. Mas aqui o que se busca é o que o texto diz refletido à realidade que vivemos.


CONTEMPLAÇÃO. O que me faz dizer ao Senhor? Enxergar, saborear...

- É o que sobra nos olhos e no coração, depois que a oração termina;
- Cada vez que chego neste degrau, sinto-me reforçado para um novo começo;
- Reúne em si todo o percurso da Lectio Divina;
- Nela, ao que tudo indica, a experiência de Deus suspende tudo, relativiza tudo e, como que por
um instante, antecipa algo da alegria que "Deus preparou para aqueles que o amam" (I Cor 2,9).
A contemplação é em si a oração mais profunda e pessoal. Já não vem apenas conhecer e saber coisas da Bíblia, mas é o encontro pessoal, direto com o Senhor. Em tudo na Lectio Divina não há regra fixa, mas estão abertos para os passos do Senhor através da Sua Palavra,porém a contemplação é uma norma. Na contemplação do texto que foi lido e meditado tudo já foi dito, você já ouviu a palavra,ela tornou-se conhecida, agora serve como um meio para falar com o Senhor, de coração a coração. A contemplação é olhar para a experiência do escritor sagrado que tem que comunicar o texto revelado que é atualizado em si mesmo. Experimentalmente conhecer o Senhor não é apenas utilizar o intelecto, mas levar-nos para o coração de Deus, procurando saber o que Ele sabe e os sentidos do texto.

A contemplação é uma antecipação da eternidade, porque de acordo com João 17, 3 "... a vida eterna é conhecer você, Pai eterno, e Seu enviado ...." É isso que você está buscando fazer: olhando para um conhecimento profundo de contemplação para Aquele que dá sentido a tudo o que acreditamos, em nosso Deus que é uno e trino. Neste sentido, o texto nos dá pistas, mas é o aprofundamento delas que depende da abertura de cada um para o Senhor que vem a nós e quer que nós saibamos, pois Este nos dá os meios e a graça de saber .

Para a contemplação não é suficiente ser inteligente, mas precisa ser uma pessoa com uma sede de Deus, querendo saber e amar, procurar e encontrar.

Como contemplar ?

- Focar Jesus. Nosso interesse básico e fundamental é conhecer o Senhor Jesus, o que Ele faz, diz , o que Ele sente, como funciona e como se relaciona com o Pai e com as pessoas. É por isso que, depois de refletir sobre a passagem, devemos parar e olhar para o Senhor Jesus, buscando-O só olhar para ver o que diz o texto sobre o que Ele fez ou disse. Incidindo sobre Ele o olhar, andando com ele, ouvindo atentamente e tentando olhar para os Seus olhos, para Seu coração.

- Na meditação vem a razão e a inteligência. Na contemplação é necessário imaginação e sensibilidade para a dimensão espiritual. Querendo conhecer o Senhor, pare: use todos os recursos disponíveis para visualizar a passagem que está sendo dada. Veja os detalhes colocados e quando é realizada.

COMO AGIR ? DEUS TE MOSTRARÁ!