segunda-feira, 9 de abril de 2012

É preciso recuperar e revitalizar o valor da Páscoa


"Páscoa tem um significado de experimentar e viver, não pode ser apenas uma memória".

Uma nação que ignora o seu passado nunca vai saber nada de seu próprio presente. Esta é uma das frases usadas para repetir o jornalista e escritor Indro Montanelli e acho que reflete perfeitamente o cotidiano de Lampedusa. Os eventos e o futuro são uma prova clara esperança de que esta terra traz em sua jornada diária, a importância de uma história que faz você se sentir o seu "peso" na comunidade civil e religiosa. Apesar de ser uma ilha historicamente jovem, de fato, Lampedusa sempre demonstrou um grande respeito na celebração dos feriados religiosos. Isso é claro das histórias da senhora Elizabeth Scudellari, envolvidos no projeto "Avós dizer", feito pela Escola "Luigi Pirandello" memórias da velha deixam claro como a solenidade da Páscoa, que a comunidade está se preparando para ao vivo, agora parece ter perdido o valor original de um envolvimento intenso.
Ele a descreve como uma festa familiar, uma reunião de parentes com os quais eles compartilhavam a preparação de bolos típicos da Páscoa, (Lampedusa comumente chamado de "fantoches cu óvulos l'"), que foram especialmente misturadas e "modelado" de acordo com sua gosto e sua imaginação (costume, este último, que ainda é transmitida de geração em geração). Ao longo dos anos, entretanto, as tradições se perderam e os que preparado para compartilhar momentos de celebração do mistério tão profundo que ia perder. "Durante a Semana Santa - diz a mulher - a Igreja foi preparado em uma cama com um cobertor de cor branca, e foi a estátua de Jesus ao lado de uma grande palmeira. Por volta das panelas cama posizionavano com o trigo que foi cultivado para a ocasião em casa: os tiros foram amarrados com fita azul. À noite, todos nós oramos juntos durante uma longa vigília, e quando as pessoas foram embora curvando-se aos pés do Cristo Morto pelo beijo. Na sexta-feira, o dia da dor - continuou a Sra. Scudellari - a estátua foi colocada dentro da urna de vidro e levada em procissão aos ombros dos homens. As viúvas, no entanto, vestida de preto, carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores por trás da urna. Para acompanhar a Via Crucis foi acompanhado de música banda ao cantar música litúrgica triste e melancólico.
A noite antes da Páscoa, a ressurreição de Jesus, foi um momento de grande celebração, mas no domingo que encontrou-se em torno da mesma mesa no fundo ouvir as melodias que a banda cantava nas ruas da cidade, tornando o ambiente ainda mais especial ". Palavras que falam de Lampedusa agora, apenas foi escrito no livro de memórias. No entanto, o desejo de lembrar e reviver a tradição, embora amarelado pelo tempo, e há ainda confirma o fato de que há alguns anos a comunidade está trabalhando para reativar aquelas formas de piedade popular que, enquanto o menor aparecer apenas como algo que já viveu, para o maior representou uma oportunidade para dizer aos jovens o que Lampedusa estava diante deles. As celebrações da Semana Santa são destaque, assim como a liturgia diária do período, o simples, mas sincera procissão Sexta-feira Santa, durante a qual a estátua de Michelangelo a piedade é levada pelas ruas do país refazendo os passos da Via Crucis . Hoje, mais do que nunca, precisa de Lampedusa para reler seu próprio passado para projectar no futuro. A Ilha precisa ser renovada a cada momento da transição do "Morro da Vergonha" Isle do ano passado da dignidade do homem: quem ele é.
A Island, onde no ano passado os jovens migrantes têm tecido de fibras de palmeiras para dar um presente para as mulheres Lampedusan como um sinal de gratidão, precisa encontrar as origens, mas ele deve saber e reler sua história. E enquanto a comunidade se prepara para lembrar, as ruas ecoam as palavras de Dom Francesco Montenegro, arcebispo de Agrigento, que no ano passado durante a Vigília de Páscoa realizada em Lampedusa, quis ilhéus e imigrantes a viver em pleno dia da Paixão de Cristo. Páscoa tem um significado de experimentar e viver, não pode ser apenas uma memória.

Joseph Fragapane - Lampedusa Ação Católica na Itália


Páscoa significa a passagem da “morte para a vida”, das “trevas para a luz”. A Páscoa é a festa mais importante para a Igreja Católica, pois nela se celebra o mistério da salvação. Onde os cristãos celebram a ressurreição, após a morte e crucificação, de Jesus Cristo.