segunda-feira, 18 de junho de 2012

Para alguém ser missionário precisa cultivar a mística da missão






Entrevista com o diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil, Pe. Camilo Pauletti 

O que tem significado para o senhor ser o diretor Nacional dasPontifícias Obras Missionárias (POM)?

PE. CAMILO: Ser diretor das POM, é uma grande responsabilidade. Primeiro achei que não era digno, sem este perfil, mas depois refleti que é um chamado a servir e que deveria atender.
O senhor tem tido experiência direta com a missão em outro país?

PE. CAMILO: Minha experiência ad gentes foi em Moçambique na África, nos anos de 1999 a 2004.

O Brasil tem contribuído para a missão Ad Gentes? Temos missionários fora do Brasil?

PE. CAMILO: O Brasil já tem contribuído com a missão ad gentes, mas tem potencial para contribuir mais. Ainda temos dificuldades para olhar além da nossa realidade.

Como é que acontece a preparação de um católico brasileiro para ir de missão Ad Gentes?

PE. CAMILO: A preparação acontece primeiro em nossa casa, isto é, manifestando atitude de serviço em sua comunidade. Depois deve preparar-se para ir ao encontro de outra cultura e ser hóspede na casa do outro. Disposição para escutar e aprender antes de querer evangelizar. Participar de curso para missão ad gentes.

Qualquer um pode ser missionário, ou somente aqueles que forem enviados pelo Bispo, ou pelo Movimento que participa...?

PE. CAMILO: Qualquer um pode ir a missão, mas não deve ir isolado por conta própria, deve ir em nome de uma Igreja ou comunidade que o envia.

Quais são as estruturas missionárias da POM no Brasil?

PE. CAMILO: As POM no Brasil tem uma sede própria em Brasília. Além do diretor, tem quatro secretários nacionais, um de cada Obra Missionária Pontifícia: Propagação da Fé; Infância e Adolescência Missionária; São Pedro Apóstolo e União Missionária. Temos ainda 17 funcionários leigos que atuam na sede. Mas a grande força são os milhares de grupos missionários espalhados pelo país.

O Brasil ainda recebe missionários estrangeiros? Principalmente de quais países?

PE. CAMILO: O Brasil ainda recebe missionários da Europa, América, África e principalmente da Ásia.

O que um católico (jovem, adolescente, criança, adulto, idoso..), com desejos de ser missionário, deveria fazer para seguir essa vocação missionária? Precisa ser padre e freira para ser missionário? Ou um leigo pode ser missionário?

PE. CAMILO: Para alguém ser missionário precisa cultivar a mística da missão. Ter consciência do que significa ir em missão. Profundo respeito pelo diferente. Senso de gratuidade e solidariedade. Saber dialogar e disposição para viver experiência que exige entrega e doação.

Agora em Julho está para acontecer o 3 Congresso Missionário Nacional. Está destinado a quem? Qualquer um pode participar?

PE. CAMILO: O 3º Congresso Missionário Nacional, é um momento de unir as forças missionárias do Brasil. Participam delegados escolhidos por cada Diocese e pelos Conselhos Missionários dos Regionais. Também os representantes das Congregações e Organismos missionários.
 Zenit - Por Thácio Siqueira