sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pensamentos significativos sobre Maria Santíssima



Do livro “Chiara Lubich, uma mulher e sua obra”, Editora Cidade Nova, 1998

“Maria é a resposta para a mulher. A razão é simples, entretanto incontestável.  O amor é a grandeza de Maria. Se Deus a revestiu com dons extraordinários, como Mãe de seu Filho, ela respondeu a esta predileção com um ‘sim’ total que é a completa expressão de seu amor. Ela, portanto, acolheu no seu seio o Amor feito carne, ela se tornou a primeira discípula de Jesus, a cristã perfeita, porque não viveu sua própria vida. Deixou que a Palavra de Deus vivesse nela.

Maria é a Palavra de Deus posta em prática. Ninguém como Maria pode dizer: ‘Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim’(Gl 2, 20) “(Chiara Lubich)

Trecho da homilia do Papa Bento XVI proferida em 12 de setembro de 2006 no distrito de Altötting, Alemanha

“Maria lidera a nascente Igreja em oração; ela é, como o fora em pessoa, a Igreja em oração.  E assim, com a grande comunidade dos santos e no centro deles, ela permanece inclusive agora diante de Deus intercedendo por nós, pedindo a seu Filho que nos envie seu Espírito mais uma vez sobre a Igreja, e que renove a face da terra”( Papa Bento XVI)

 Mensagem de Monsenhor Jonas Abib para o portal Canção Nova em 18 de março de 2009

“Maria entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu seio e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Ela deu um grande grito e disse: “Tu és bendita mais do que todas as mulheres; bendito é também o fruto do teu ventre! Como me é dado que venha a mim a mãe do meu Senhor? Pois quando a tua saudação ressoou aos meus ouvidos, eis que a criança saltou de alegria em meu seio. Bendita aquela que creu: o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá! ” (Lc 1, 40-45).

No momento em que Maria chega, tudo muda! Isabel, até aquele momento, estava cheia de medo, escondida em uma casa no alto das montanhas, longe de todo mundo. À chegada da prima, tudo mudou! Ela ficou cheia do Espírito Santo e proclamou que a Santíssima Virgem era bendita mais que todas as mulheres.

Que beleza! Como Isabel poderia saber que Nossa Senhora estava grávida? Esta ainda não tinha nenhum sinal de gravidez. Ainda não! Era muito recente a gravidez dela. Como sabia que essa criança, que a prima trazia no ventre, era o seu Senhor? A ponto de dizer: “Bendito é também o fruto do teu ventre! Como me é dado que venha a mim a mãe do meu Senhor”.

Isabel foi inspirada pelo Espírito Santo, que lhe revelou tudo em uma palavra profética. Tudo mudou em sua vida. João Batista ficou cheio do Espírito Santo, como havia sido anunciado pelo anjo. Tudo mudou naquela casa. É isso, justamente, que Deus revela. Maria quer visitar você como visitou Isabel. Quer visitar sua casa, como visitou a casa de Zacarias e Isabel… Para mudar tudo! Ela é a Mãe de Deus, a Rainha dos Anjos, a Advogada dos Pecadores, o Refúgio e a Consolação dos Aflitos!’”(Monsenhor Jonas Abib)

 Dos escritos de Dom Bosco

“Devoção e recurso freqüente a Maria Santíssima. Jamais se ouviu dizer no mundo que alguém tenha recorrido com confiança a essa mãe celeste sem que não tenha sido prontamente atendido”.(Dom Bosco)

 Do livro “Nossa Senhora no Meu Caminho”, D. Helder Câmara, Ed. Paulus, 2005

“Mãe, não quero nada.

Vim apenas te ver. Não leves a mal que eu esqueça os pedidos que me fizeram para eu te fazer. Não é egoísmo, Senhora, e a prova é que não farei também nenhum pedido para mim, nem desejo serenar-me, contemplando teu rosto sereno.

Em nome de todos os homens que vivem te suplicando, em nome de todos os irmãos que já se aproximam de ti de mãos estendidas, deixa que eu esqueça um momento o vale de lágrimas, nossa miséria de mendigos, nossa pobreza de criaturas, nossa tristeza de pecadores, para saudar-te, Rainha dos Anjos, Virgem-Mãe de Deus!

Bendito seja o Criador de tuas mãos sem mancha por onde passa toda a luz que tomba sobre a escuridão dos homens!

Bendito seja o Criador de teu olhar boníssimo que tem o dom de acender a esperança nas almas desalentadas, nos corações em desespero, à beira do abismo, do irremediável, do fim!
Bendito seja o Criador de tua sombra suavíssima pois já notei, Mãe querida, que basta a tua lembrança, o teu perfume para encher a solidão da vida a solidão do homem.

Mãe, não quero nada. Vim apenas te ver.”(Dom Helder Câmara)

 Dos escritos de São Josemaria Escrivá – Fonte: www.opusdei.org.br

“Sempre que te vejas com o coração seco, sem saber o que dizer, recorre com confiança à Virgem Santíssima. Dize-lhe: Minha Mãe Imaculada intercedei por mim. Se a invocares com fé, Ela te fará saborear – no meio dessa secura – a proximidade de Deus.( São Josemaria Escrivá, Sulco, 695)