quarta-feira, 4 de julho de 2012

Responsabilidade pela conduta da educação sexual





Papel da família

Educação apropriada, especialmente aos da família "é uma escola de profunda humanidade."  A família, de fato, é o melhor ambiente para cumprir a obrigação de garantir uma gradual educação da vida sexual. Ela tem uma capacidade afetiva para aceitar, sem traumas mesmo as realidades mais delicadas e a integrá-las harmonicamente numa personalidade equilibrada e rica.

O afeto e confiança mútua para ajudar a família viver em desenvolvimento harmonioso e equilibrado da criança desde o nascimento. Para o vínculo natural que os pais ligam e crianças são positivos no mais alto grau, os pais, com base em um sereno equilíbrio sexual, para estabelecer uma relação de confiança e diálogo com seus filhos, desde que adequada à sua idade e desenvolvimento.

Para fornecer orientação efetiva para as crianças necessárias para resolver os problemas de tempo anterior ao conhecimento, se esses adultos com seu próprio comportamento. Os pais cristãos devem ser conscientes de que este exemplo é a contribuição mais válida na educação dos seus filhos. Estes, por sua vez, pode adquirir a certeza de que o ideal cristão é uma realidade vivida dentro da família.

A abertura e a colaboração entre os pais e outros educadores corresponsáveis ​​pela formação influirão positivamente no amadurecimento do jovem. A preparação e experiência teórica dos pais ajudarão as crianças a compreender o valor e o papel específico de realidade masculina e feminina.

A realização plena da vida conjugal e, consequentemente, estabilidade e santidade da família dependem da formação da consciência e dos valores assimilados durante o processo formativo dos mesmos pais. A família que vive em valores morais são mais facilmente transmitidos aos filhos.  Entre esses valores morais deve ser enfatizado o respeito à vida desde o ventre e, em geral, respeitar a pessoa de qualquer idade e condição. Deve ajudar os jovens a conhecer, apreciar e respeitar esses valores fundamentais da existência.

Dada a sua importância para a vida cristã, e até mesmo a perspectiva de uma chamada divina para o sacerdócio dos filhos ou à vida consagrada, a educação sexual também adquire uma dimensão eclesial.

A comunidade da Igreja

A Igreja, Mãe dos fiéis na fé engendrados por ele no batismo, é confiado por Cristo, uma missão educacional que é feito principalmente através do anúncio, a plena comunhão com Deus e irmãos e participação consciente e ativa na liturgia eucarística e a atividade apostólica.  A comunidade da igreja é, desde a abertura à vida, meio ambiente, o direito de assimilação da ética cristã em que os fiéis aprendam a testemunhar a Boa Nova.

As dificuldades na educação sexual, em especial, no seio da família, exigem mais atenção da comunidade cristã e em particular dos sacerdotes, para alcançar a educação dos batizados. Neste campo são chamados a cooperar com a família, a escola católica, freguesia e instituições de outras igrejas.

No caráter eclesial da fé, vem a responsabilidade da comunidade cristã para ajudar os batizados a viverem com coerência e obrigações conscientemente . No batismo Dever de Bispos para emitir normas e orientações adaptadas às necessidades das Igrejas locais.

Catequese e educação sexual

A catequese é chamada a ser um terreno fértil para a renovação de toda a comunidade eclesial. Portanto, para levar os fiéis à maturidade da fé, deve ilustrar os valores positivos da sexualidade, integrando-os com aqueles da virgindade e do casamento, à luz do mistério de Cristo e da Igreja.

Esta catequese deve enfatizar que a primeira vocação do cristão é amar, e que a vocação ao amor é feito de duas maneiras diferentes:. Casamento ou o celibato para o Reino "O casamento e a virgindade são os dois modos de expressar e viver o único mistério da aliança de Deus com seu povo. "
Nas famílias,  a catequese não deve ser separada em todo o Magistério da Igreja, os pastores devem preocupar tanto com a seleção e preparação das pessoas responsáveis ​​para determinar o quanto do conteúdo e os métodos.

No que diz respeito aos aspectos mais íntimos, biológicos ou afetivos, deve dar prioridade à educação individual, de preferência na área de família.

Como sempre válida na catequese familiar é um modo privilegiado, se em algumas circunstâncias, os pais se sentem despreparados para assumir esta tarefa, eles podem ir para outras pessoas que gostam de sua confiança. Uma iniciação sábia, prudente e apropriada à idade e ao meio ambiente, podem evitar traumas para as crianças e torná-lo mais fácil para a solução de problemas sexuais. Em qualquer caso, não o suficiente aulas formais, para ensinar essas lições, é melhor tirar partido das muitas ocasiões oferecidas pela vida cotidiana.

Catequese pré-matrimonial

Um aspecto fundamental de preparar os jovens para o casamento é dar uma visão precisa da ética cristã da sexualidade. A catequese tem a vantagem de estar na perspectiva imediata de casamento. Mas, para atingir plenamente o objetivo, a catequese deve ser continuada convenientemente de forma a constituir um verdadeiro catecumenato. Além disso, visa manter e reforçar a castidade própria da noiva e do noivo para se preparar para a vida conjugal, vida cristã e para a missão específica que os cônjuges têm sobre o povo de Deus.

Os futuros esposos devem saber o significado mais profundo do matrimônio, entendido como uma união de amor para seu pleno desenvolvimento pessoal e para a procriação. A estabilidade do casamento e do amor conjugal exige, como pré-requisito, castidade e autocontrole, desenvolvimento do caráter e do espírito de sacrifício. Em vista das dificuldades da vida conjugal, piorou as condições do nosso tempo, na castidade juvenil, e também a preparação adequada para a castidade matrimonial. Estes, aliás, deverão serem instruídos sobre a lei de Deus, declarado pelo Magistério, necessário para a formação da consciência.

Educados sobre o valor e a importância do sacramento do matrimônio, que especifica para eles a graça e a vocação do batismo, os esposos cristãos estarão em grau de estarem conscientes dos valores e deveres da sua vida moral como exigência e fruto da graça e ação do Espírito Santo, porque "a cumprir o seu dever de dignidade do Estado, são fortalecidos e como personificada por um sacramento especial".

Além disso, a fim de viver sua sexualidade e realizar suas responsabilidades de acordo com o divino , é importante que os cônjuges tenham consciência de métodos naturais de regulação da fertilidade. Como nosso saudoso João Paulo II disse: "Deveria ser possível fazer esse conhecimento acessível a todos os casais e, acima de todos os jovens, através da informação e educação clara, oportuna e séria, por pares, e peritos médicos.” Note-se que a contracepção, que atualmente é intensa propaganda, em contraste com estes ideais cristãos de moralidade e as regras que a Igreja ensina. Isso torna mais urgente a necessidade de o ensinamento da Igreja sobre os meios artificiais de contracepção e as razões para tal ensino, são transmitidos para o jovem com a idade adequada para o casamento prepará-los para viver de modo responsável, cheio de amor e aberta para a vida.

Orientação para adultos

Uma sólida preparação catequética dos adultos sobre o amor humano estabelece as bases para a educação sexual das crianças. Isso garante a posse da maturidade humana iluminada pela fé, no diálogo crítico que os adultos têm com as novas gerações. Além das indicações respeitantes aos métodos a serem utilizados, a catequese como irá favorecer uma troca oportuna de ideias sobre questões específicas, vai entender melhor o material a utilizar e permitir que eventuais reuniões com peritos, cuja cooperação poderia ser particularmente útil nos casos difíceis.

O papel da sociedade civil

A pessoa deve ser encontrada na sociedade, em se expressar e experimentar os valores que exercem uma influência não secundária no processo de formação. Será, portanto, o dever da sociedade civil, como é o bem comum, para monitorar a garantir um ambiente saudável físico e moral em escolas e promover condições que respondem positivamente ao pedido dos pais ou ter sua livre adesão.

O Estado deve proteger os cidadãos contra as injustiças e desordens morais, tais como o abuso de crianças e todas as formas de violência sexual, o comportamento de degradação, a permissividade e a pornografia, e manipulação de dados demográficos.

Responsabilidade na educação para o uso
de instrumentos de comunicação social

No mundo de hoje os instrumentos de comunicação social, com o seu aparecimento  de esmagadora e força de sugestão, têm sobre os jovens e crianças em geral e especialmente no campo da educação sexual, uma peça contínua de informação e condicionar-se masterkeying muito mais incisivo do que a da própria família.

João Paulo II também nos alertava para a situação de atender crianças a partir dos instrumentos de comunicação social: "defesa fascinada e privada contra o mundo e para os adultos, as crianças estão naturalmente predispostas a aceitar o que é oferecido, seja para o bem ou mal ... As crianças são atraídas pela "telinha" e do "grande ecrã" são todos os gestos que aparecem neles e perceber antes e melhor do que qualquer outra pessoa, as emoções e sentimentos atendente. "

Deve-se notar também que a mesma evolução tecnológica torna-se menos fácil de fazer controlo do atempada necessário. Daí a urgência, até mesmo uma linha reta em relação à educação sexual, que "os beneficiários, especialmente os jovens, devem ser usados ​​a moderados e disciplinados no uso destes instrumentos, um esforço adicional para entender o que é ouvido, visto e lido,. diálogo com educadores e especialistas na área e aprender a fazer julgamento "

Em defesa dos direitos das crianças nesta área, João Paulo II estimulou a consciência de todos os cristãos responsáveis, em especial os pais e os operadores dos meios de comunicação social, não para esconder, sob o pretexto de neutralidade ou respeito ao desenvolvimento espontâneo da criança, que é o desinteresse comportamento realmente perturbador.
"As autoridades civis têm responsabilidades únicas nesta área por causa do bem comum" que exige que uma regulamentação jurídica de ferramentas de comunicação sociais proteger a moralidade pública, em particular o mundo da juventude, especialmente no que diz respeito à revistas, filmes, programas de televisão, rádio, exposições, shows e publicidade.

Papel da escola em relação à educação sexual

Claro que o principal dever da família papel, separada da escola é atender e completar o trabalho dos pais, proporcionando às crianças e jovens uma estimativa de "sexualidade como valor e tarefa de toda a pessoa criada, homem e mulher à imagem de Deus. "

Diálogo interpessoal exigido na educação sexual tende a despertar no educando uma disposição interior capaz de motivar e guiar o comportamento da pessoa.

No entanto, tal atitude está intimamente ligada com os valores inspirados pelo conceito de vida. A educação sexual não se limita à mera questão de educação ou só conhecimento, não a um programa para desenvolver de forma gradual, mas tem um objetivo específico: a maturidade emocional do aluno, fazendo assim tornar-se mestre de si mesmo e moldá-lo para o comportamento correto nas relações sociais.

A escola pode ajudar a atingir esse objetivo de maneiras diferentes. Todos os materiais são fornecidos para desenvolver as questões relacionadas com a sexualidade, o professor será sempre de forma positiva e com grande delicadeza, sabendo exatamente o tempo e modo.

Educação sexual valor de prioridade individual não pode ser confiável ou a qualquer membro da comunidade escolar. De fato, conforme especificado abaixo, bem como julgamento, responsabilidade, competência profissional, maturidade emocional e modéstia, esta educação exige do professor para iniciar uma sensibilidade apurada para crianças e adolescentes nos problemas de amor e vida sem perturbar o seu desenvolvimento psicológico.

Mesmo que o professor possui as qualidades necessárias para um grupo de educação sexual, devemos levar em conta a situação específica do próprio grupo. Isto aplica-se especialmente no caso de grupos mistos reivindicar precauções especiais. Em qualquer caso, as autoridades devem julgar os pais a oportunidade de proceder desta forma. Dada a complexidade do problema, é boa oportunidade para fornecer ao estagiário conversas pessoais em que prestam serviços de consultoria ou pedir esclarecimentos, por um senso instintivo de modéstia, não ousaria expressar em público. Só uma colaboração estreita entre a escola e a família garante uma frutífera troca de experiências entre pais e professores, para o bem dos alunos.

Corresponde aos bispos, tendo em conta as leis escolares e as circunstâncias locais, dão informações sobre educação sexual em grupos, especialmente se eles são misturados.

Pode ser talvez que certos eventos da vida escolar requer uma intervenção atempada. Nesse caso, os funcionários da escola, em consonância com o princípio da colaboração, que entrará em contato com os pais interessados ​​em organizar a resolução atempada.

Pessoas particularmente adequadas para a sua habilidade e equilíbrio e ter a confiança dos pais podem ser convidados e ter conversas privadas com os alunos para ajudá-los a desenvolver a maturidade emocional e dar o equilíbrio certo para os seus relacionamentos. Tais intervenções em impor orientação é casos particularmente difíceis, essas pessoas poderão contribuir se a gravidade da situação não exigir a utilização de  um especialista.

A formação e o desenvolvimento de uma personalidade harmônica exigem uma atmosfera pacífica, o resultado de confiança, compreensão e colaboração recíproca  e responsável. Isso é feito com respeito mútuo com a competência específica dos vários operadores da educação, para as respectivas responsabilidades e a escolha de maneiras diferentes disponíveis para cada um.

Material didático adequado

Facilita a educação sexual adequada, materiais pedagógicos adequados. Para se preparar adequadamente, ele requer a colaboração de especialistas em teologia moral e pastoral, catequistas e educadores católicos e psicólogos. Coloque uma atenção especial ao material destinado ao uso imediato dos alunos.

Alguns livros sobre sexualidade, sobre o naturalista, são nocivos para as crianças e adolescentes. Ainda mais prejudicial é o material gráfico e audiovisual, tal como apresentada cruamente realidades sexuais para que o aluno não esteja preparado e, portanto, dá impressões traumáticas ou levantá-lo curiosidade doentia que o leve a mal. Educadores pensar seriamente sobre o dano que uma atitude irresponsável pode causar assunto muito delicado para os estudantes.

Grupos de Jovens

A educação existe em um fator não negligenciável de que é associado com a ação da família e da escola e muitas vezes têm influência ainda maior na formação da pessoa:  são os grupos de jovens que constituem atividades de tempos segurando a vida livre e difícil de adolescentes e jovens. Considerando os grupos das ciências humanas como uma condição positiva para a formação, não é possível a maturação da personalidade sem eficazes relações interpessoais.

 Vaticano