terça-feira, 14 de agosto de 2012



Na Sagrada Escritura no livro do Profeta Is 55, 9 o Senhor nos fala: “mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos”. A nossa natureza humana, nossos desejos, anseios, nos faz agirmos pela nossa própria vontade, conhecida como a vontade da carne: Gal 5, 16 “Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne”. Fui professora da Educação Infantil por dez anos, lembro-me que nessa época tinha uma vontade, desejo enorme de trabalhar em um outro colégio da rede particular, era um colégio que iria nos proporcionar uma aquisição financeira melhor. Então, por uns três anos consecutivos deixava meu currículo vitae esperando ser chamada a lecionar neste outro colégio; no ultimo ano me submeti a um exame de seleção, mas não obtive sucesso. Fiquei decepcionada, não percebia naquele momento que não era a Vontade do Senhor que eu passasse a lecionar naquele colégio. Precisei por três anos receber um não,  essa não era a Vontade de Deus, mas ainda assim desejava, o desejo da carne queria “falar” mais alto, foi quando em suplica pedi ao Senhor que me ajudasse, que sozinha não conseguiria, então pedi: “Senhor se é da tua vontade que eu não vá trabalhar em outro local me diz o que devo fazer, muda minha vida, a vida da minha família, nos ajuda, sozinha não consigo” Só depois, quando comecei a busca-lo onde Ele se deixa encontrar, como na Santa Missa, Adoração, em comunhão com os irmãos em comunidade, enfim nas orações(...) Foi quando comecei a entender que eu estava aprisionada por um desejo relacionado à vontade da carne. Analisando a situação, a luz do Espirito Santo, eu percebi que não havia necessidade em querer ter um poder aquisitivo maior para sobreviver, pois o que ganhávamos, eu e meu cônjuge  já era suficiente para nosso sustento e que isso não era o mais importante. O Senhor me fez percebe ainda que precisávamos de um alimento que iria além das nossas necessidades financeiras, alimento esse espiritual, ou seja, Ele próprio, o Senhor que nos conduz que nos dá a Salvação e Vida Eterna, porém eu não “enxergava”, pois antes a minha vida, contudo a vida da minha família, estava presa às preocupações exageradas, Mat. 6, 24 “ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. “não podeis servir a Deus e à riqueza". No entanto, o Alimento Essencial que Dele deriva tudo que necessitamos de fato, é Jesus, Esse sim Alimento espiritual para nossa alma, e para todo o nosso ser. Enfim, só o que pode gerar amor é Ele próprio o amor, é a oblação, o ato de doar-se por amor, tudo que fazemos devemos fazer com amor, o amor tem que está acima de tudo. Eu precisava de Jesus, minha família precisava ter Jesus, minha casa precisava que Jesus estivesse Presente. Nos planos do Senhor o melhor não está no ter, mas no Ser, Ser Sua Imagem e Semelhança, viver nos desígnios de Deus, sendo obediente a Sua Santa Vontade e tudo nos será dado por acréscimo, a parti do momento em que temos essa consciência, e a colocamos em pratica, tudo muda em nossa vida, seguir Jesus, esse é o caminho certo. Em tudo e por tudo que realizamos devemos colocar o Senhor em primeiro plano. O Plano de Deus para nós, a Sua  manifestação de Amor, é que sejamos e vivamos sendo conduzidos pelo seu Santo Espirito; pensamos errado, nosso pensamento é diferente do de Deus.

Andréa Lustosa - Missionária da Comunidade Magnificat