sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PROGRAMA PARA O RETIRO PESSOAL




 Virtudes para a liderança

Orações iniciais: Sinal da Cruz; Vinde, Espírito Santo; Creio; Pai Nosso;Ave-Maria;Glória ao Pai.

CANTO INICIAL – Sou um milagre, renasci das sombras da morte ressurgi... 

Leitura Bíblica – Is. 61 (1º momento- LEITURA: Conhecer, situar – o que o texto diz?; 2º momento – MEDITAÇÃO: Ruminar, dialogar, atualizar, o que o texto me diz?; 3º momento – ORAÇÃO: Suplicar, louvar, recriar,o que o texto me faz dizer ao Senhor?; 4º momento –CONTEMPLAÇÃO: Enxergar, saborear, agir (o que vejo melhor e vou fazer?).

CANTO DE ENTREGA - Numa oferta de amor, sacrifício de louvor...

TUA LIDERANÇA NA CRUZ...

Nesse bloco, os pontos fortes devem ser a confiança e o amor, medite sobre as vezes em que você não confiou que seus comandados agiriam do modo como você orientou e,nesses momentos faltou amor. Nossa cruz não significa diretamente a dor, mas o amor oblativo que traz ordinariamente consigo o sofrimento que nos edifica. Saiba que tua liderança deve ser ancorada na Santa Cruz do Senhor e essa liderança deve se basear na confiança e no amor... A primeira virtude fundamental a exercitar nesse bloco é a Fé! A fé deve ser o motor que te move! Confiar inicialmente que as características que você possui podem ser desenvolvidas. O amor deve vir logo no início, pois é a partir de gestos no amor que conseguimos nos aproximar do AMOR (Jesus).

ORE NO ESPÍRITO SANTO! Pense numa situação onde, você nas funções de líder, não confiou e medite em como seria se você tivesse dado mais crédito às pessoas envolvidas, ao final reze o Salmo 24. Encerre agradecendo à Virgem Maria!

TUA LIDERANÇA NO SERVIÇO...

Se quiseres ser o primeiro, sirva! A servidão deve existir com organização e critérios. DEUS É O SENHOR DA ORDEM E NÃO DA DESORDEM! Nosso serviço deve ser discreto, sem espírito de vanglória ou busca de reconhecimentos e, essa discrição também acontece quando somos solidários com nossos irmãos, veja em  Mt.5,37-48.

Tendo por base a discrição e a solidariedade, recorda-te agora de quando procuraste as glórias deste mundo e renunciaste a solidariedade nas pequenas coisas... Já quis “aparecer” mais que os comandados, não sendo discreto ou não agindo como irmão? AGRADEÇA A NOSSA SENHORA COM UM CANTO, deixe fluir, ORE COM OS SANTOS ANJOS, não se prenda ao tempo... 

TUA LIDERANÇA NO MARTÍRIO...

Aqui, as virtudes que trabalharemos serão a paciência e a honestidade... Um líder eficaz traz consigo essas características de modo muito intenso! Muitas vezes você vê além... Deus te dá a condição de já antever como será e, se Ele faz isso, é porque contigo está a capacidade de planejar aquilo que o Senhor quer ver realizado para o bem de Seu Reino. Lembrando que cada um tem um tempo, um ritmo... A função do líder é motivar e aguardar com paciência, mas por outro lado seja honesto e, se o ritmo estiver bem abaixo do normal, é necessário exortar, corrigir fraternalmente. O que muitas vezes para você pode parecer um “martírio”, algo doloroso demais para suportar, Deus pode estar se utilizando disso para que você seja sinal d’Ele (o verdadeiro mártir é aquele que testemunha Jesus no cotidiano, ofertando a vida, se preciso for!) em meio aquele ambiente e, no momento certo, as pessoas vão perceber que sofres o martírio do dia-a-dia, mas o fazes por amor e com paciência... LEMBRE AGORA DE UMA SITUAÇÃO VIVIDA COM ESSE CONTEXTO e, à medida que você se recorda vá confiando as pessoas da situação à Jesus,de modo a serem todos libertos do pecado... ORE NO ESPÍRITO SANTO LIVREMENTE. Reze o Salmo 37.

LIDERANÇA NA IMITAÇÃO DE CRISTO...

Baseando-se agora na comunicação e na resiliência (ser resiliente é ter a capacidade de voltar ao estado normal após uma grande tensão sofrida), vejamos como pode-se imitar a Cristo de modo perfeito em nossa vivência diária... A comunicação foi um dos meios mais utilizados por Jesus, Ele se comunicava por meio de parábolas, de pequenas histórias do cotidiano, com seu próprio corpo e, principalmente, testemunhando com a própria vida: comunicou a Boa Nova, comunicou sua rotina e, por fim, comunicou sua vida! Voltar ao estado normal (relisiência) era necessário, especialmente após suas longas jornadas sempre comunicando a Palavra do Pai, do ponto de vista físico, já que Ele enquanto Deus também foi homem... Do ponto de vista psicológico, ainda uma condição humana, Jesus também precisava voltar ao estado normal quando Sua Palavra não era aceita, quando via a falta de fé dos discípulos...

Já sabendo que a comunicação é fundamental para uma liderança eficaz, pare e pense em situações que você não comunicou como deveria... Pode ter faltado clareza, paciência, atenção ou uma mistura de tudo isso e, quando não se comunica bem,o retorno não será dos melhores, assim, no futuro, precisaremos ser resilientes, já que, provavelmente sofreremos por não ver o resultado esperado... Traga a sua memória agora situações em que você foi mal-interpretado... Faça um momento penitencial, cante, se quiser, mas se perdoe... ORE NO ESPÍRITO SANTO E EM SEGUIDA REZE A SALVE-RAINHA!

Neste momento final do seu primeiro retiro pessoal, reserve um tempo para conversar com Jesus, o Senhor da tua vida. Fala pra Ele das tuas expectativas, do quanto queres coresponder ao chamado que Ele te faz e, especialmente, agradece-O.

Que Deus e a Santíssima Virgem tornem este momento de crescimento espiritual magnífico! 

Marleno Souza - Fundador da Magnificat - Missão Católica de Evangelização