quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ANO DA FÉ





Iniciamos neste mês o Ano da Fé. Proclamado pelo Papa Bento XVI, que teve início em 11 de outubro de 2012, comemorando 50 anos de abertura do Concílio Vaticano II e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, em 24 de novembro de 2013. Neste período se completarão os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, promulgado pelo Beato João Paulo II com o objetivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé.
O Papa Bento XVI na Carta Apostólica "Porta Fidei", com a qual se proclama o Ano da fé, descreve que desde o início do seu ministério apostólico lembrava a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. Pois hoje passamos por uma profunda crise de fé que atinge muitas pessoas e diversos setores da sociedade.      
Nesta Carta "Porta da Fé" (PF), são expostos seis grandes objetivos para este Ano da Fé que serão descritos a seguir:
1.   Oportunizar para todo o corpo eclesial um tempo de profunda reflexão e redescoberta da fé (PF n. 4).
2.   Convidar para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, pois é no Mistério Pascal de Cristo que se revela o Amor de um Deus que salva e chama os homens à conversão de vida (PF n. 6).
3.   Convocar toda a Igreja a um empenho mais convicto a favor de uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé (PF n. 7).
4.   Suscitar, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança, celebrando a fé na liturgia, particularmente na Eucaristia (PF n. 9).
5.   Repassar a história da nossa fé que faz ver o mistério insondável da santidade entrelaçada com o pecado (PF n. 13).
6.   Intensificar o testemunho da caridade, pois a fé sem a caridade não dá fruto, e a caridade sem a fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida (PF n. 14).
O que a Igreja espera de cada um de nós é que sejamos cristãos verdadeiros e autênticos na vivência e no testemunho da nossa fé em Cristo Jesus. Exorta o Sumo Pontífice numa homilia em 15 de julho de 2012 na Catedral de Frascati: "Caros irmãos e irmãs sede unidos entre vós e ao mesmo tempo abertos e missionários. Permanecei firmes na fé, arraigados em Cristo mediante a Palavra e a Eucaristia; sede pessoas que rezam, para permanecer sempre unidos a Cristo, como o ramo na videira e ao mesmo tempo ide, anunciai a sua mensagem a todos, especialmente aos mais pequeninos, aos pobres e a quantos sofrem. Em cada comunidade amai-vos uns aos outros, não permaneçais divididos mas vivei como irmãos, a fim de que o mundo creia que Jesus está vivo na sua Igreja e o Reino de Deus está próximo".
Tenhamos como meta e objetivo neste Ano renovarmos a nossa fé através do estudo do Catecismo da Igreja Católica, da confiança total e plena em Deus e do testemunho com vigor e criatividade de que o Senhor Jesus está vivo, que está no meio de nós, que nos ama e nos chama a participar da sua vida na felicidade completa rumo a nossa Pátria que é a Vida Eterna.

D. José Edson - Bispo Diocesano de Eunápolis/BA