sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Maria modelo dos vocacionados



A V Conferência de Aparecida nos recorda de que entre os lugares de encontro com Cristo está também a vida dos santos e entre os santos e santas esta de uma forma toda especial Nossa Senhora, a mãe de Jesus. Ela foi escolhida para ser mãe de nosso Salvador e o Verbo de Deus se encarnou em seu seio e veio ao mundo para nos salvar.

Maria foi aquela que atendeu ao apelo de Deus em sua vida e se manteve fiel até o final, até ao calvário. Uma vez que ela terminou sua carreira terrena, ela continua junto de Deus a interceder por todos nós. Quando nós pedimos por intermédio de Jesus Cristo, mas também por intermédio de Nossa Senhora, temos a certeza de que seremos atendidos. Como dizem: “Peça a mãe, que o Filho atende”.

Nesta leitura,  Pedro vem nos falar que Jesus é a pedra angular e que não há Salvação fora de Jesus Cristo, mas nós sabemos que também pela veneração e amor a Maria alcançamos a Salvação. São Bernardo diz que não há quem pedindo uma graça a Maria não tenha sido atendido.

O Bom Pastor como diz Jesus é aquele que dá a vida por suas ovelhas, ao contrário do mercenário que foge quando o lobo vem para pegar as ovelhas. Nós somos chamados a ser como Jesus Ressuscitado, somos chamados a sermos pastores. Desde os primeiros séculos do cristianismo nós encontramos a imagem do pastor carregando sobre seus ombros a ovelha, Jesus é este pastor que cuida com carinho de suas ovelhas, inclusive quer cuidar daquelas que se afastaram do seu rebanho.

Somos convidados a viver a unidade e rezarmos para que haja um só rebanho, um só pastor, pois esse é um desejo de Jesus e precisamos trabalhar para que isso aconteça. O dia de hoje também é um dia especial de oração pelas vocações, especialmente pelas vocações ao ministério sacerdotal e diaconal. É um desejo ardente do coração de Jesus que continuassem a missão, o trabalho da evangelização e Ele deixou os apóstolos para que continuassem e hoje contamos com os bispos, os sacerdotes, os diáconos, para que a evangelização continue.

Somos chamados a viver como filhos e filhas de Deus, chamados a corresponder a vocação a qual Deus nos chamou, portanto ser santo é viver como filho e filha de Deus, procurando viver tudo conforme sua vontade. Precisamos aprender D´Ele a sermos discípulos e missionários. Maria viveu o Evangelho, a Palavra de Deus em sua vida e está sempre nos indicando o caminho da santidade, esta sempre nos indicando como sermos discípulos e missionários de Jesus Cristo.


Portanto todos batizados tem o direito de participar na Igreja, nas paróquias, nos movimentos, na família, somos chamados a viver de maneira coerente o Evangelho em nossas vidas. Mas sabemos também que alguns são chamados ao ministério sacerdotal, que estes se dediquem ao seu povo de uma maneira integral, radical, são chamados também alguns a serem consagrados e procuram desempenhar no mundo uma série de serviços, no campo da saúde, da promoção humana, nas paróquias, nas comunidades e neste dia mundial das vocações queremos rezar por todos estes também.

Cristo escolhe seus ministros e esta vocação é dom de Deus e Ele sustenta aos que chama para que permaneçam fiéis ao seu primeiro “sim”, como fez Maria nossa mãe. Neste domingo do Bom Pastor somos chamados a rezar pelas vocações sacerdotais, pelas vocações consagradas e também pelos padres que já responderam ao chamado de Deus em suas vidas. Sem sacerdotes não há eucaristia, dizia o Papa, pois são eles quem trazem a nós na Santa Missa a eucaristia. Peçamos que Deus desperte em nossos jovens a vocação sacerdotal, religiosa, consagrada, e também para os leigos para que abracem sua missão no mundo em que vivem, pois cabe ao leigo santificar o mundo com todas as suas realidades, na politica, na economia, na família, na cultura, que dêem seu testemunho de cristãos.

Precisamos de muitos sacerdotes, as vocações crescem onde a minoria são cristãos e onde a maioria são cristãos não surgem tantas vocações, por isso precisamos rezar e agradecer a Deus se Ele chama em nossas famílias algum filho ou filha para a vida religiosa e sacerdotal. Vamos olhar para a Virgem Maria, pois ela é modelo de todos os vocacionados, dos sacerdotes, dos religiosos, dos leigos, ela foi chamada a contribuir na missão do Cristo e permaneceu até o fim até ser elevada aos céus em corpo e alma.

Que Nossa Senhora medianeira de todas as graças interceda junto ao seu Filho para que todos possam encontrar uma resposta alegre ao chamado de Deus. O importante é responder “sim” a serviço do Evangelho!
Dom Damasceno