sábado, 1 de dezembro de 2012

Maria e o anjo Gabriel



Maria teve uma vida muitos simples. Quando ela era adolescente o anjo Gabriel apareceu para ela, episódio que temos narrado no evangelho de Lucas 1,26-38. É importante essa passagem que já lemos tantas vezes, pois podemos ali encontrar muitos detalhes que seriam animadores em nossa vida espiritual.

Quem é Gabriel? É o mensageiro de Deus. Representa Deus falando com o homem. Deus fala com o homem de muitas e muitas formas. Ele fala através de anjos conosco. Deus usa seu mensageiro para falar com Maria e falar conosco.

Será que é verdade que Deus não nos ouve? Ou será que sou eu que não estou ouvindo? Porque Deus fala conosco de muitas maneiras. Claro que ele não fala de uma maneira sensível como ele falou com São Paulo ou Irmã Faustina. São formas de Deus se manifestar que chamaríamos de extraordinárias. Ele fala muitas vezes de uma maneira muito simples e ordinária.

Primeiramente Deus fala comigo através da Bíblia. Muitas vezes nos perguntamos por que aquela situação? Mas as respostas já estão na Bíblia. O que acontece é que não estou interessado em abrir a Bíblia e procurar por Deus.

Deus nos fala muitas vezes de uma maneira simples e ordinária. Imagine que seu computador pifou e você quer consertá-lo. O que você faz? Você vai procurar consertá-lo a partir do manual de instrução da sua máquina. Você então deve levar seu computador para um técnico que vai saber como consertá-lo. A mesma coisa acontece quando temos problemas. Ora quem me criou não foi Deus ? Ele que mais sabe do que eu preciso. A Bíblia é o livro que Deus me deu, o nosso manual de instrução. Ao invés de procurar a Deus eu procuro bruxarias. Ninguém nos conhece mais do que Àquele que nos criou, Deus.

Deus é que nos conhece mais. Ele é o que mais está interessado, em meu bem estar seja físico, psicológico ou espiritual. Deus também fala conosco através da Igreja. Mesmo que você encontre várias dificuldades e limitações na Igreja, ela é a esposa de Cristo. Se Jesus quisesse Ele poderia ter escolhido outro tipo de Igreja, no entanto escolheu os apóstolos.

Ele não escolheu grandes teólogos, grandes espiritualistas mas pessoas frágeis. Então por que sentimos tristeza pela Igreja estar enfraquecida pelas fraqueza das pessoas? Ainda assim Deus quer que essa Igreja de pessoas, limitada, seja sua esposa. Eu não tenho direito de rejeitar a Igreja porque é feita de pessoas fracas como eu.

Deus também pode falar comigo através da minha experiência pessoal. Quantas vezes estamos sós em oração e sentimos Deus falando conosco. Deus fala conosco através da oração, quando nos comunicamos com Ele.

Deus fala conosco através dos fatos e circunstanciadas especiais. Às vezes Deus fala comigo através da minha enfermidade, da minha fraqueza. Quantas vezes estamos bem de saúde achando que não precisa de Deus. “Eu posso fazer tudo por mim mesmo! Eu não preciso de ninguém.”Então acontece algo comigo perco um ente querido, sou traído por um amigo, perco meu emprego, sofro de uma enfermidade grave...posso então assumir uma atitude de me rebelar contra Deus, mas posso me voltar para Deus e me perceber mais e mais íntimos dEle.

Uma Senhora me pediu ajuda e disse que seus pés estavam pesados e ela não conseguia atravessar a rua. Mas logo depois houve um acidente e certamente ela estaria envolvida naquele acidente. E ela me disse foi meu anjo que me salvou. Ela disse-me: É Gabriel o anjo da boa nova.

"Maria obedeceu sem entender, você pode fazer o mesmo."

Nós sabemos que o plano de Deus nem sempre é fácil. O plano de Deus para Maria, também não foi fácil. Ao ouvir a mensagem do anjo ela ficou assustada com a declaração do anjo. Maria sabia das profecias a respeito do Filho de Deus. Ela sabia que estava sendo desafiada a ser a mãe do salvador. Se uma mãe sabe que terá um filho que vai sofrer, ela pode tomar outra atitude. Mas Maria estava ouvindo o clamor das gerações. Maria disse Fiat – Faça-se! Seja feito segundo a sua vontade.

Eu imagino Gabriel voltando para Deus cheio de alegria, porque Maria aceitou o plano de Deus. Deus nunca me força a fazer nada, permaneço sempre sendo uma pessoa livre. Diante do plano de Deus eu preciso aceitar. Eu não posso ter dúvida de que o plano de Deus é o melhor plano, mesmo que não consiga compreendê-lo. Eu não sou capaz de entrar na mente de Deus, mas uma coisa eu sei:Deus te Ama. Seja lá qual for o plano de Deus, é com certeza o melhor plano que Ele pode ter pra você.

Maria não entendeu tudo. Maria teve que viver refugiada pois esta foi a maneira de manter Jesus a salvo. Ele tinha milhões de outras maneiras mas era o filho dEle. Era fácil para Deus esconder Jesus, mas por que então Ele fez Maria se refugiar no Egito? Você acha que Maria não teve dúvidas? Você acha que Maria não precisou lutar para ser fiel? ?Mas mesmo sem compreender ela obedeceu, sabendo simplesmente que o Pai a amava.

Imagina a situação de Maria em não poder explicar sua gravidez ao seu noivo José. Ele José sabia que Maria foi e é uma fiel esposa. Mas por outro lado não conseguia negar: estava claro que Maria estava grávida. E como que Maria ficou grávida se ela não tinha tido relações com outro homem? Imagine o sofrimento desses corações. Maria esperou uma intervenção divina, que foi Gabriel que visitou José em sonho. Ele vem para que José possa descansar seu coração.

Então você pode ver aí que Gabriel está sempre dando a boa notícia.

Você não consegue perceber Maria como um presente? Será que devo ter medo de aceitar Maria? Não foi o próprio Jesus que A deu para mim? Por que é que Maria é minha Mãe? Porque Ela me leva pra Jesus. Maria nunca vai tomar o lugar de Jesus, ao contrário Ela sempre vai me conduzir a Jesus. E Maria faz isso de muitas maneiras. Porque é que Maria tem aparecido em tantas localidades ? Porque ela é Mãe, e como Mãe Ela não pode deixar seus filhos se perder.

Maria quando aparece não vem para dizer coisas novas, na verdade as mensagens são todas direcionadas ao evangelho. Maria em suas aparições vem empurrar os seus filhos para Jesus. Ela como Mãe cuida de nós também através de suas aparições. Maria é a rainha dos anjos ela intercede por nós.

Frei Elias Vella
Franciscano conventual, líder da RCC na Ilha européia de Malta (seu país de origem) e um dos maiores exorcistas da atualidade;