sábado, 30 de março de 2013

Entenda o sentido do Círio Pascal






''O cristão deve resplandecer a luz do círio na sua vida, nas suas atitudes, na sua fé e no seu amor para com Deus''.

A Vigília Pascal, que será celebrada na noite de hoje pelos cristãos do mundo inteiro, é considerada a mãe de todas as celebrações. Uma liturgia rica em símbolos e significados. Padre Ferdinando Mancílio, redentorista e liturgista, explica o sentido do Círio Pascal, acesso durante a Vigília.
  
O Círio Pascal é um dos símbolos da Vigília Pascal. Qual o seu significado?

Padre Ferdinando - Muitos confundem com uma vela grande. Na verdade é, mas a palavra “círio” vem do latim cereus e significa “cera”. O círio, quando aceso, começa a se desgastar e já traz de imediato essa lembrança para nós: o Deus que gastou a sua vida pela nossa redenção. Depois, há alguns outros símbolos quando o círio começa a ser preparado, na Liturgia da Vigília, como o alfa e ômega, o ano corrente e os grãos de incenso que são colocados nos cinco pontos do círio pascal, com uma oração própria, que representa a doação de uma vida inteira em favor da humanidade. O alfa e ômega lembram o Cristo que é completo, o Deus que é eterno e se fez inteiro no meio da nossa humanidade. E Ele é o senhor do tempo, da história e do mundo e, por isso, também o ano presente. Traz também uma imagem muito significativa: a do cordeiro que se doa e se entrega simplesmente por amor e por gratuidade. Ama porque quer amar. A luz do círio pascal simboliza a alegria da fé que deve irradiar em nós. A fé Naquele que por nós deu a vida e que brilhou no meio da escuridão. Por isso, a celebração inicial da Vigília Pascal se realiza, há séculos, com as luzes da Igreja apagadas para lembrar exatamente isto: o "não" do ser humano e o "sim" de Deus. O "não" do homem gera as trevas, a escuridão, ou seja, o afastamento de Deus. Mas Deus, que ama na sua infinita bondade, brilha mesmo diante dessa escuridão. E o cristão deve resplandecer esta luz na sua vida, nas suas atitudes, 

Qual o significado da inserção dos grãos de incenso no círio pascal?

Padre Ferdinando - A inserção do grãos de incenso representa o Cristo que se deu por inteiro e, ao se riscar a cruz, há o significado da sua entrega. O sacerdote diz, neste momento: "Por suas chagas gloriosas, nos proteja com seu amor e sua misericórdia", e o povo responde "Amém". Ao inserir os grãos no alfa e ômega, o sacerdote diz "A Ele o tempo, a eternidade, a glória e o poder", pois, como já lembramos, Jesus é o Senhor do tempo e da vida. Apenas depois se acende o círio com um fogo novo. Fogo este abençoado fora da igreja ou em outro local um pouco distante do local da celebração. Se faz também uma procissão, simbolizando que Ele é sempre novo e, no seu amor, está sempre disposto a brilhar entre nós, mesmo que o homem e a mulher continuem, com suas atitudes, dizendo "não". Portanto, Deus continua amando o homem apesar da sua infidelidade.  

Qual o sentido de se utilizar o roxo na Liturgia da Quaresma? Quais as cores utilizadas na Semana Santa?

Padre Ferdinando - O roxo quer lembrar a dor e o sofrimento de Jesus, isto é, a entrega do Deus Jesus para nossa salvação. A Igreja escolheu esta cor como símbolo da Paixão de Jesus para nossa salvação. Já no Tríduo Pascal, se usa o branco na Quinta-feira Santa, porque é um dia de festa, quando celebramos a instituição do grande Sacramento Eucarístico, o grande Sacramento Pascal, da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Renovamos este mistério pascal em cada Eucaristia. É uma memória atualizada. Na sexta-feira, se usa a cor vermelha para lembrar o derramamento do sangue de Cristo, a sua entrega a nós até a última gota de sangue. No sábado, é usado também o branco por causa do Cristo Ressuscitado no meio de nós, a vida que venceu a morte. A cor branca, portanto, quer lembrar a transparência, a claridade, que reflete a luz de Deus.

 Fonte: noticias.cancaonova.com