quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Senhor que eu me conheça, que eu Ti conheça


Para que eu me conheça, contudo, para que eu conheça o Senhor, é necessário viver um Amor revelador, no aceitar, comunicar, celebrar, capacitar, estar em comunhão com o outro e perdoar sempre, tudo isso transforma todo o Ser, e se faz conhecer o Amor.

Quando uma pessoa percebe o que há de mal em si, ou seja, o que a separa de Deus, de forma que ela comece a si conhecer, a conhecer ao Senhor, levando em consideração que ninguém, nunca se conhecerá plenamente, pois todo o ser é uma criatura em sucessiva construção da Santa Vontade do Senhor, já que, estando em pecado original sempre terá o que apreender, o que conhecer. Porém quando uma pessoa vai “se conhecendo”, ela vai conhecendo a Vontade do Senhor. Então, se eu aceito, mesmo sem compreender, que é preciso fazer a Vontade de Deus, porque Deus é Amor, e eu devo amar, eu passo a ir conhecendo o Amor, que é o Senhor. Sendo assim, entendo que devo obedecer para amar, sem saber o porquê, mas que tudo tem um para que.

Portanto, ao aceitar a Vontade do Senhor na minha vida, nela, vai havendo uma transformação do meu coração, a qual eu passo a ir me conhecendo, e sabendo o que fazer, como agir em cada situação que me levava ou me leva a separar D’Esse Amor Filial. Começo a entender que é necessário um esforço meu, não só humano, mas espiritual em busca do Senhor e passo a permitir em deixar-me Encontrá-Lo. 

Devo, então, sair do meu “bem estar”, da minha “zona de conforto”, da minha própria “segurança”, ou seja, daquilo que eu penso que é segurança para mim, humanamente falando. Dessa forma, ao "sair de mim", desprovendo de tudo que tem “segurança humana”, como por exemplo: apegos, vícios, excessos, falta de perdão, enfim, tudo que me leva a pensar o que é "bom humanamente", mas ao contrário, me levará a um desequilíbrio e consequentemente, a destruição do ser, incapacidade de reconhecer o amor de Deus, e adentrar na “autossuficiência”. Porém, indo ao encontro da “insegurança humana”, buscando a Deus sob todas as coisas, ou seja, tendo CONFIANÇA PLENA EM DEUS, isso me levará a construção do ser, capacidade de reconhecer o amor de Deus, e adentrar na humildade, na pequena via, que provém do Santo Mistério de Deus sob todos os seus filhos.

Com a “insegurança humana”, na essência do ser, passo a ter um “certo medo”, que me levará a buscar a sabedoria, saber de Deus. A partir daí provém a Fé, os meus atos não mais me pertenceram, mas todos iram provir do Senhor, porque da “segurança humana”, que antes tinha, passo a ter, “insegurança humana”, ou seja, segurança no Divino, em Deus.  Então quando me sinto "inseguro humanamente", é ai que confio na providencia de Deus, permito tão somente, ser conduzido pelo meu Criador e Redentor. A partir dos meus medos, das minhas feridas interiores, tomo como base, para julgá-los e desvalorizá-los, me aproximo das pessoas amando-as, e não julgando-as. Dessa forma, devo  ajudar a pessoa a ser, a está em Deus, a reconhecer que há comunhão, isso liberta o ser, liberta o coração dos medos, das feridas, o coração fica livre para amar e deixar-se ser amado, o coração livre tem o Poder de libertar, porque ser livre, é Ser o “Senhor” que manifesta no Amor.

Sou livre porque, todas as minhas vontades, desejos da carne, todo o meu amor próprio, não me pertenceram mais, porque depositei toda a minha confiança no  Senhor, então, o desejo que prevalecerá em mim será de Deus Todo Poderoso, e que realizará em mim maravilhas.

“O caminho para a liberdade nunca é fácil, envolve uma luta real. sofrimento interior e sentimentos de angústia surgem. Quando mudamos e tentamos viver na verdade, saímos do nosso egocentrismo. Quando libertamos das nossas compulsões podemos experimentar sintomas de tristezas e sentimentos de vazio interior. “Jean Vanier – Despertar do Ser”


Esse despertar do ser acontecerá em uma ação contínua à busca de Deus, então, por meio de Maria Santíssima, o Espirito Santo o conduzirá na Escuta da Palavra, oração e ação ao si conhecer, conhecer o Senhor e Ser o que Deus quer, fazendo Sua Santa Vontade acontecer na realização do Ser.

"Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conhecereis também o meu pai". (Jo 8, 19)

Andréa Lustosa - Missionária e Formadora na Magnificat