quarta-feira, 20 de abril de 2011

QUARTA-FEIRA SANTA





O principal tema da Quarta-feira santa é a necessidade humana de receber a cura e o perdão que adentram nossas vidas quando estabelecemos uma relação com Deus através de Jesus Cristo. Somos lembrados que encontramos o caminho para este relacionamento, acima de tudo, através de uma vida de oração. No sacramento da Unção do Santo Óleo os fiéis são ungidos, e assim, curados física e espiritualmente. Eles também se reconciliam com Deus e uns com os outros a fim de receber o sacramento da Santa Eucaristia instituída por Cristo na Última Ceia. Deus continua a reconciliar-nos com Ele por meio de Cristo e da Igreja, como afirma São Paulo. Efetivamente, Jesus ressuscitado transmitiu aos apóstolos e à comunidade eclesial o poder do perdão: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados”. O perdão dos pecados foi um dos temas básicos da evangelização dos apóstolos como vemos pelo livro dos Atos. Cumpriam assim o mandato de Cristo ressuscitado antes da Sua ascensão: correr o mundo inteiro como as testemunhas pregando, no nome do Senhor, a conversão e o perdão dos pecados. Desta forma pode a Igreja ser o “sacramento universal da salvação” de Deus para o homem pecador, para a humanidade inteira. Segundo a Teologia, as dimensões do sacramento do perdão, também chamado penitência ou reconciliação, são basicamente três: a cristologia, a eclesial e a pessoal. A dimensão cristológica e pascal verifica-se na reconciliação do pecador com Deus em virtude do perdão universal dos pecados que se deu de uma vez para sempre na cruz redentora e gloriosa de Cristo. “No sacramento da penitência atua a força da Paixão de Cristo mediante a absolvição do sacerdote, juntamente com a colaboração do penitente que coopera com a graça de Deus na destruição do pecado” ( Santo Tomás de Aquino). A dimensão eclesial e comunitária da reconciliação indica que o perdão de Deus ao homem se realiza também por mediação da comunidade de fé, culto e vida que é a Igreja. Do mesmo modo que o pecado tem projeção social, o seu perdão tem também referência comunitária na reconciliação com os irmãos e com Deus. É a absolvição do sacerdote que restabelece essa comunhão vital. Finalmente a dimensão personalista do sacramento da reconciliação radica na alegre experiência pessoal do perdão de Deus, que nos regenera e reabilita, restabelecendo-nos na condição de filhos d’Ele e irmãos dos outros. No seu ritmo celebrativo, o sacramento da penitência é e deve aparecer sempre como a festa do perdão e da reconciliação com Deus e com os irmãos.