
Ao longo do nosso caminho sobre a direção espiritual tomamos consciência de que é difícil conhecer a si mesmo e conhecer aos outros.
Somente Deus Criador do ser humano, nos conhece em profundidade, sabe de que barro nós somos feitos. Somos sua imagem e semelhança e, com Sua graça e luz conseguimos nos entender e também aos outros. A direção espiritual é este ministério tão necessário para que possamos ter uma experiência mais profunda de Deus e ao mesmo tempo ajudar os outros a se encontrar com o Senhor.
A vida humana, pela sua complexidade, exige um trabalho em equipe para que possamos chegar a uma razoável maturidade humana, intelectual, afetiva e espiritual. Ninguém é capaz de se autoformar plenamente sem a ajuda dos outros. Diante desta complexidade humana acredito que três profissionais deveriam trabalhar juntos, cada um na sua área sem esquecer as outras. Não é difícil compreender que o ser humano é composto de três elementos que devem se harmonizar reciprocamente para se superar os conflitos:
Corpo;
Psique;
Espírito;
Essas três áreas devem ser trabalhadas por profissionais que conhecendo mais profundamente os mecanismos podem ajudar a encontrar um caminho unitário e harmonioso.
MÉDICO
O nosso corpo está sujeito a inúmeras doenças que podem prejudicar o seu funcionamento e o seu equilíbrio. Mais cedo ou mais tarde todos nós precisamos recorrer aos médicos para superar, corrigir, curar as deficiências que podem aparecer. O nosso corpo não é eterno nem goza de uma saúde continua temos experiência de que quando estamos doentes todo o nosso ser sente-se prejudicado e as nossas faculdades mentais, intelectuais, psicológicas e espirituais são atingidas. É muito importante ter uma boa saúde e cuidar dela para que possamos ter uma vida de qualidade.
PSICOLÓGO
Há mais de cem anos a psicologia caminha para uma maturidade cada vez maior, tornando-se uma ciência que ajuda no crescimento global do ser humano no conhecimento de si mesmo orientando as pessoas a encontrar o justo equilíbrio e a superar os inevitáveis traumas e conflitos inerentes a vida humana. Superada a desconfiança para com essa ciência tão bonita e ao mesmo tempo limitada, o ser humano pode, sem dúvida, necessitar da ajuda de psicólogos. Vimos como a psicologia, à terapia e a psicanálise não devem ser confundidas com a direção espiritual. É evidente que a ciência psicológica muito ajuda o diretor espiritual na sua tarefa de orientador das pessoas nos caminhos do Espírito. A psicologia nunca conseguirá desvendar plenamente o espírito humano, ele permanecerá sempre um mistério, com suas dobras de desconhecimento e incompreensibilidade.
DIRETOR ESPIRITUAL
O diretor espiritual não é médico que conhece, com profundidade, o corpo humano nem psicólogo que se serve de terapia para ajudar as pessoas; ele é o mistagogo (aquele que toca e leva os outros a tocarem no mistério) que, consciente da própria fé e da própria experiência de Deus, quer levar as pessoas que o procuram a se encontrarem com o Absoluto, tendo assim um diálogo pessoal com Deus, amor que restabelece, pela graça, a harmonia primitiva, perdida por causa do pecado.
Esses três profissionais – do corpo, da psique e do espírito – não podem trabalhar divididos e brigando entre si, mas de mãos dadas, visando à plena realização do ser humano, ajudando-se reciprocamente para que tudo seja mais harmonioso. É o momento, portanto, oportuno, para que, numa nova visão antropológica, possamos tentar compreender o ser humano a partir do corpo, da psique e da vida interior. Parece-me que, num futuro próximo, fazem-se necessários encontros e estudos destes três profissionais, iluminados pela fé e pela ciência, para que busquem caminhos novos para ajudar as pessoas que, vivendo o desejo da perfeição, percebem a necessidade de uma ajuda fraterna. Não existe, portanto, uma felicidade de uma só parte do ser humano: ou todo ser humano será feliz ou todo será infeliz. É claro que a perfeição completa não é possível alcançá-la aqui e agora, mas estamos a caminho na busca de uma perfeição progressiva. Deus deu ao ser humano a inteligência para colocá-la a serviço do seu crescimento e do crescimento dos outros. Estamos vivendo um Kairós maravilhoso em que fé e razão, de mãos dadas, estão a serviço do Reino de Deus, que nós homens e mulheres somos chamados a construir. A sabedoria verdadeira não consiste em rejeitar o mistério, mas sim em maravilhar-se diante do mistério e sabendo que somos chamados a buscar caminhos novos. A ciência e a fé, a serviço do ser humano, nos permitirão ter futuramente uma realidade mais unitária e realizadora. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude”, este é o desejo de Jesus Cristo destinado a se realizar.
O médico, o psicólogo e o diretor espiritual não têm a missão de manipular o ser humano, mas, como espertos jardineiros, contemplar o desabrochar das plantas e corrigir eventuais defeitos para que possam produzir frutos e frutos abundantes.
Frei Patrício Sciadini, OCD