sábado, 21 de abril de 2012

A História da Vida Consagrada e as Novas Comunidades na História da Igreja (Parte V)



O histórico das Instituições Vocacionais estão resumidas assim:

1. Das Ordens Monásticas entraram em decadência do carisma primitivo, se afastaram das regras e do carisma do Fundador, vieram santos reformistas que as reformaram, mas depois voltaram à mesma decadência, e hoje são fracas e algumas estão quase em extinção, outras foram extintas, das que restaram não parecem nada com o espírito primitivo da Fundação.

2. Das Congregações Religiosas, no princípio foram enchidas de vocações, e se espalharam rapidamente, após a morte do Fundador vieram a entrar em decadência vocacional por motivo de poucas vocações, e se tornaram pequenas congregações reduzidas a poucos membros; algumas delas foram fortalecidas pelo suscitar de novas vocações, por causa de canonização de santos da instituição, mas logo se reduzem a poucas vocações. E assim, seguem enfraquecidas, outras agonizantes quase em extinção. Por fim, são milhares de congregações, mas todas pequenas com poucas vocações.

3. Os Institutos Seculares também ficaram enfraquecidos e reduzidos. Por fim, vieram as Novas comunidades de Leigos Consagrados, como nova forma de vida consagrada, surgidas da Renovação Carismática Católica, que se multiplicam por toda a face da Terra, com carismas ecléticos; há comunidades de todos os tamanhos em volume de vocações, há as muitas conhecidas e as que não sabemos que existe em um determinado lugar. Desde quando existiu a Renovação Carismática Católica, muitas Comunidades foram fundadas, mas não perseveraram, outras se dividiram, outras cresceram e se tornaram grandes e frondosas, outras não cresceram, outras agonizam, outras perderam o carisma primitivo e outras mantém firme o carisma. Qual será o futuro e o fim destas Novas Comunidades? Será que alguma perpetualizará até o dia do Juízo Final? Qual o futuro de minha Comunidade?. Isto dependerá do grau de santidade das vocações, ou da Vontade de Deus ou do cumprimento da missão da Obra. Quando numa Instituição Vocacional há poucos santos, a obra torna-se fraca, decaída e distante do carisma primitivo. Como foi dito: Vieram as Ordens Monásticas e Mendicantes, as Ordens Terceiras, as Congregações Religiosas, os Novos Institutos Seculares, as Sociedades de Vida Apostólica e as Novas Comunidades de Leigos consagrados. O que virá depois? Ou seja, que tipo de instituição vocacional religiosa e laical virá depois? Fazendo um resumo geral do estilo de vida e carisma dos monges do deserto, da clausura, das congregações religiosas até às Novas Comunidades, observaremos que muitas coisas mudaram. A Lei e a Sabedoria do Senhor são perfeitas. Tudo é um desafio, viver no deserto e viver na clausura é um desafio; deixar tudo para viver em congregação religiosa é um desafio; viver em Comunidades de Vida e de Aliança é um desafio. Os Institutos Seculares, as Sociedades de Vida Apostólica e as Novas Comunidades surgiram da Lei, do Coração, do Amor e da Misericórdia de Deus, para aqueles que ficaram no mundo, longe da clausura, do convento, do claustro e das casas religiosas, mas quiseram servir a Deus como estes consagrados, e Deus na sua benevolência concedeu a graça aos leigos, que ao abraçarem tais instituições laicais, passaram a ser chamados de “leigos consagrados”, sim, são “leigos consagrados”, porque não são religiosos de Instituições Religiosas. Entretanto, muitos Institutos Seculares, Sociedades e Novas Comunidades têm vida de fraternidade com seus membros morando juntos numa mesma casa. Nas Novas Comunidades, aqueles que moram juntos são chamados de Comunidade de Vida, e aqueles que moram isolados, cada um na sua casa, são chamados Comunidade de Aliança, cada um no seu estado de vida. Cada Comunidade tem um carisma particular. O carisma é aquilo que eles vivem, e a Missão é aquilo que eles fazem, eis a diferença.