sábado, 28 de abril de 2012

Veja quem foi São Luís Maria Grignion de Montfort...

São Luís Maria Grignion de Montfort
Dentre os santos que praticaram a santa escravidão (consagração à Jesus por Maria Santíssima),aparece em primeiro lugar o santo que organizou o método mais eficaz sobre esta consagração: São Luís Maria Grignion de Montfort.
Veremos nestes escritos como o apóstolo da Virgem Maria (São Luís) se deixou levar pelos encantos dessa doce Senhora;a sobrenaturalidade de sua vida e a riqueza de seus ensinamentos e teologia.
Luís Grignion nasceu em Montfort (França) no dia 31 de Janeiro de 1673. De família muito religiosa, Luís  desde a infância, sempre se deixou fascinar pela Virgem Maria,não parava de pensar em Nossa Senhora e em seu amor por Ela.
Ele foi batizado no mês seguinte ao seu nascimento e acrescentou-se “Maria” ao seu nome.Herdou de seu pai o temperamento colérico e agressivo,mas a Santíssima Virgem o conduziu pelos caminhos da santidade.Conta-se que ao invés de reunir-se com seus amigos para brincar,ele preferia retirar-se para conversar com sua Amada (Nossa Senhora) e à Ela ofertar várias rosas com seu Rosário,ali Luís ficava sem mexer-se por várias horas diante de uma imagem da Mãe de Deus.Ele chamava-A por “Mãezinha querida ou Boa Mãezinha” e algo que sempre foi muito característico em seu relacionamento com a Santíssima Virgem é o fato dessa relação ser muito comunicativa já que ele experimentava grande alegria em falar e em ouvir falar de sua “Mãezinha celeste”.
Era muito inteligente e isso foi motivo de uma mistura de admiração e inveja por parte dos que o rodeavam.
Passou-se o tempo e certo dia Luís ao entrar em uma Igreja Carmelita perguntou ao Senhor qual seria o destino de sua vida,ao que Deus respondeu: “Serás sacerdote!” e Luís contou com a providência divina para realizar a vontade de Deus:conheceu uma piedosa senhora que custeou sua entrada no seminário,mas tão logo recebeu o enxoval para o ingresso no seminário Luís encontra em seu caminho alguns mendigos e não pensa duas vezes:dá tudo aos pobres,então volta ao encontro desta senhora desprovido de tudo e ela resolve mandá-lo para uma congregação mais modesta,o seminário dos pobres.
A França foi tomada por grande miséria e São Luís passou (espontaneamente) a mendigar e velar os mortos o que naquele tempo era uma atividade que trazia alguma renda já que ninguém queria se dispor a fazê-lo,assim conseguiu custear o restante dos estudos já que, até a senhora que o ajudava passava por grandes dificuldades financeiras. Foi ordenado sacerdote em 1700(seu lema sacerdotal era: “Ser escravo da Virgem Maria”),aos 27 anos de idade sempre com um espírito missionário ardentíssimo ,assim, São Luís lutava o quanto podia para afastar as pessoas daquilo que não as levava para Deus chegando a mendigar para comprar a toda a produção de material pornográfico para em seguida fazer uma grande pregação contra estas práticas e após, queimar todo o material em praça pública.
Mesmo com toda a ousadia que lhe era peculiar São Luís não deixava de buscar seus momentos mais interiores para somente estar com a Virgem Maria que ele sabia ser Ela o melhor caminho para se chegar a Nosso Senhor Jesus Cristo,assim,suas práticas de jejuns,mortificações e sacrifícios eram intensas e a caridade era colocada em prática por ele,já que,tão logo recebesse alguma coisa já passava para os pobres. Foi transferido para uma outra casa da comunidade onde seu superior (por perseguição ou providência!) o designa para catalogar e limpar todos os livros da biblioteca da casa,atividade esta que resultou num gosto maior ainda pela leitura mariana; São Luís tinha aí a oportunidade de ler tudo o que já fora escrito sobre Nossa Senhora e pôde após compilar tudo o que leu escrever o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” e o demônio fez de tudo para que esta devoção não fosse propagada,o próprio Tratado foi alvo de seu ódio, São Luís previa que o demônio armaria muitas ciladas contra o livro e realmente,o Tratado da Verdadeira Devoção ficou escondido por mais de 100 anos em um armário de sua congregação até ser descoberto muito tempo após seu falecimento.
Sua radicalidade e fidelidade ao Evangelho incitou contra ele muitas perseguições chegando a ser freqüentemente expulso de paróquias e dioceses,sendo hoje em dia,considerado um dos santos mais perseguidos e humilhados que houve na história da nossa Igreja.Depois de muitas perseguições por parte dos hereges Luís vai à Roma,à pé, pedir ao Papa Clemente XI para realizar missões em outros países,já que seu apostolado na França parecia impossível de continuar,ao que o Papa lhe ordena que permaneça na França onde seu zelo e ardor seriam muito necessários,concedendo-lhe o título de missionário apostólico e assim São Luís o fez!
Suas pregações eram cheias de amor a Jesus Encarnado e a Santíssima Virgem e seus escritos eram repletos de profecias e visões sobre o fim dos tempos,hoje,muitos conhecem os que seguem a doutrina deixada por São Luís como os apóstolos dos últimos tempos,expressão utilizada pelo próprio São Luís.
São Luís fundou a Companhia de Maria, congregação de sacerdotes missionários; as Filhas da Sabedoria, freiras dedicadas à assistência aos doentes nos hospitais e à instrução de meninas pobres; e os Irmãos de São Gabriel, congregação de irmãos leigos voltados para o ensino; pregou 200 missões e retiros, sempre exaltando a devoção a Nossa Senhora como sendo o caminho mais rápido e seguro de ir a Jesus. É chamado à glória do céu (aos 43 anos de idade) em 28 de Abril de 1716,em plena missão popular na cidade de São Lourenço,onde dez mil pessoas veneraram seu corpo. A sagrada Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano, fez uma reunião plenária no ano de 1981, para discutir dos critérios na escolha e proclamação de novos “Doutores da Igreja”. // A partir deste momento, de todas as partes da terra, chegaram cartas ao Santo Padre, para proclamar Montfort Doutor da Igreja. // Este momento atingiu seu apogeu no IX Congresso Mariano Internacional em Malta, em 1983. No encerramento foi mandado para o Papa um pedido para proclamar Montfort Doutor da Igreja. O pedido traz a assinatura de 120 delegados, representando 24 países: // Lemos nesta carta: “Nós, assinantes, que somos na maioria teólogos e membros de estudos marianos de vários países, queremos unir nossa voz aos muitos pedidos que já foram feitos por Cardeais, Bispos, Superiores Gerais de Congregações Religiosas, Conferências Episcopais e diferentes grupos que desejam que Luís de Montfort seja proclamado, se a Igreja o julgar oportuno, Doutor da Igreja”.