segunda-feira, 7 de maio de 2012

Reflexões sobre a Ave-Maria


A Ave Maria


Vamos percorrer um CAMINHO para a compreensão de Maria em nossa vida de católicos, e nada melhor do que a oração da Ave Maria para ser esse caminho.
Ave Maria, cheia de graça...
·         Maria é escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador (Lc 1, 26-27).
·         Deus a escolheu para cumprir a promessa que fez desde os tempos antigos (Mt 1, 22-23).
·         Mas por quê Maria? Não sabemos, é mistério de Deus, mas sabemos que Deus a abençoou e a preparou para receber o Salvador. Portanto, Maria é cheia de graça somente por iniciativa de Deus (Lc 1, 28).
 
O Senhor é convosco...
·         Deus sempre dá a certeza de sua proteção a todos aqueles que Ele chama. Foi assim desde Abraão, passando por Moisés, os profetas, Maria, os apóstolos e até nós.

Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus...
·         Maria é a mulher repleta do Espírito Santo, que só com uma simples e singela saudação já o transmite (Lc1, 38-45).
·         Jesus é fruto bendito do ventre de Maria que veio para nos salvar, e é por isso que Maria é bendita. E não só por isso, mas também porque fez a vontade do Pai (Mt 12, 46-50).






  Santa Maria, Mãe de Deus...
·         A Igreja, que é a herdeira dos apóstolos, nos confirma, com base na tradição (história da igreja. Lembre-se que são 2000 anos de história!), que Maria foi, e é uma pessoa muito especial para nossa própria salvação.
·         A Igreja nos apresenta algumas verdades de fé (dogmas), que não estão claros na Bíblia, mas que o povo de Deus, desde da época de Jesus sabia e acreditava.
·         Maria foi conservada de toda mancha do pecado (ela é a cheia de graça), por isso se torna, junto de Jesus, santa.
·         Jesus é 100% homem e 100% Deus como diz a Igreja. E Maria é mãe de Jesus TODO por obra do Espírito Santo, isto é, não é mãe de só metade de Jesus. Portanto, Maria é Mãe de Deus.

Rogai por nós pecadores...
·         Sabemos que Jesus veio para salvar-nos de nossos pecados, pois todos somos pecadores.
·         Maria, agora junto de Jesus, sabe das necessidades de seus filhos (Jo 2, 1-11), e não deixa de interceder por nós junto de seu Filho. "Pois como a graça não destrói a natureza, mas a aperfeiçoa, Maria é, mais do que nunca, mãe de Jesus ".





   
Agora e na hora de nossa morte...
·      Agora: Em todo tempo precisamos da ajuda de Deus para falar, fazer e pensar a coisa certa. Por isso, pedimos a ajuda de Maria para caminharmos conforme a vontade de Deus, como ela mesma caminhou.
·      E na hora de nossa morte: Sabemos que este mundo é de passagem, por melhor ou pior que seja. Deus nos espera em nossa Casa definitiva, a eternidade. Portanto, desde já, pedimos a intercessão de Maria, exemplo de vida cristã, para que tenhamos uma morte serena e santa.

Amém!
·         É uma palavra latina, que significa "Assim Seja!". Por isso com o amém firmamos um compromisso com Deus, para sermos verdadeiros cristãos como Maria.