quinta-feira, 14 de junho de 2012

Na dor, permaneça de pé com a Virgem Maria e encontre a verdadeira felicidade



O QUE É SER FELIZ?
Antes de saber como permanecer na dor de pé com A Virgem Maria e encontrar a verdadeira felicidade, vamos saber o que é ser feliz?
Uma ocasião uma jovem me falou: como que eu rezo tanto, já fiz tantas coisas boas para as pessoas e não tive prosperidade...vejo pessoas que não rezam, e têm supermercados e eu, sou pobre, minha casa é pobre...aqui o desejo do TER está acima de Deus!
Já escutei alguém também dizer assim: Gosto de saber as notícias em primeira “mão”...; fulano não é melhor do que eu...;  ou quem manda ele se meter onde não deve... desejo do PODER, também está acima de Deus!
Outros exemplos “buscar a droga, o álcool, o sexo, a vaidade... para fugir dos problemas, das dificuldades... aqui o desejo do PRAZER, acima de Deus!
Conta-se que um turista foi visitar um amigo monge, muito sábio, em Olinda- PE. Chegando lá, ficou surpreso, ao ver que o monge morava numa cela muito simples. As únicas peças de mobília eram uma cama feita com o que sobrou de uma porta usada e um pequeno criado-mudo que servia de apoio a uma imagem de Nossa Senhora e à Sagrada Escritura.
-Onde estão seus móveis? – perguntou o turista ao seu amigo monge.
-E onde estão os seus?
-Os meus? – perguntou o turista – Mas, eu estou aqui só de passagem!
-Eu também! disse o monge.
O monge era consciente de que aqui na Terra, tudo é passageiro,  sobretudo ele desejava fazer a Vontade de Deus,  está feliz e permanecer feliz.
 Agora pergunto o que nos traz a felicidade eterna? Fazer a Vontade de Deus? Ou está preso a falsas verdades? O que nos trará Paz Interior e nos conduzirá ao caminho reto? Buscar tudo por meio da Virgem Maria, e tudo mais virá por acréscimo, esse é o caminho. Ter o desejo de ser de Deus e caminhar com Ele/Virgem Maria nos dará discernimento do certo/errado, do que está em excesso/escasso nos dando o verdadeiro equilíbrio e nos conduzindo a Verdadeira Felicidade.
A Santíssima Virgem Maria é o exemplo da vivência e verdadeira felicidade aqui na terra, porque não se apegou a nada, Ela sofreu, chorou...mas suportou, teve o gosto na alma da vitória que é Cristo, foi inundada pelo Seu Amor, essa  é a felicidade que nos remete ao Reino de Deus. No entanto, o que levou Ela a se desprender de tudo foi a sua humildade, contudo Ela se desprendeu da riqueza que se opõe a felicidade eterna, esse é um dos critérios, que devemos ter para fazermos a Vontade de Deus o qual a Doutrina da Igreja nos ensina: “O preceito do desprendimento das riquezas é obrigatório para se entrar no Reino dos Céus. (CT 2544) “...por causa do apego às riquezas contra o espirito da pobreza evangélica, não sejam impedidos de tender à perfeição da caridade(CT 2545)” . Isso nos diz que até podemos ter as riquezas do mundo...porém não devemos nos prender e ou nos apegar à elas, mas devemos está presos as riquezas do espirito da pobreza evangélica, essa pobreza que nos fala a Doutrina da Igreja, não é de bens matérias, de poder e ou prazer, mas sobretudo a riqueza celestial que nos remete a humildade, se eu sou pobre de espirito nos preceitos evangélicos eu sou rico da graça de Deus, essa é a riqueza pela qual devemos buscar e nos espelhar através de Maria Santíssima, a dor que Ela sofreu não foi aliviada por bens matérias e tantas outras coisas mundanas, mas o Amor de Deus, a certeza desse Amor. Ela se fez pequena e na Sua pequenez encontrou a verdadeira felicidade.
Ser pequeno é ser humilde, ser feliz é ter humildade... Aconteça o que acontecer, é preciso ter humildade, e ser “pequeno” (ª) como a Virgem Maria...entregue seu coração a Rainha dos mártires, Rainha das Rainhas, Rainha das mães e tantos outros títulos de Rainha que se queira dá, entregue-se a Ela, “o que agrada a Deus em minha pequena alma é que eu ame minha pequenez e minha pobreza” (Santa Terezinha do menino Jesus e da Sagrada Face). Proclame em sua vida: “Eu quero ser humilde e pequeno (ª) como a Virgem Maria” deixe Ela lhe conduzir, então encontrarás a verdadeira felicidade que vem de Cristo Jesus.

O QUE, E COMO DEVEMOS FAZER A EXEMPLO DA VIRGEM MARIA PARA SER FELIZ E PERMANECER NA FELICIDADE?
1.   Aceitar a realidade: Para este primeiro critério é necessário que você decida por Deus: “Eu creio em Deus, creio na Igreja Católica Apostólica Romana e que por meio da Mãe de Deus serei conduzido (ª) a Vida Eterna”. Essa decisão é sua, de se abandonar nos braços da Mãe do Redentor que o conduzirá mostrando o que deves fazer e como fazer para ser feliz e permanecer na felicidade... Deus nos ama não porque mereçamos, mas porque o Amor é um dom gratuito de Deus, e Ele dá a todos que o aderem.

2.   Superação dos limites e fraquezas: Para este segundo critério temos três subitens:

a - Combate espiritual:
Desejar ser de Deus, Deus é Amor, tornar participante da Pátria celeste, vencer o combate consiste em resistir ao pecado. As aspirações carnais, ou seja, o ato pecaminoso que propicia um gozo imediato e passageiro: se opõem aos desejos do Espirito.
A Concupiscência é a tendência à inclinação para a prática do pecado. Já a Tentação (sedução do pecado) é o estímulo que nos induz a praticá-lo. Portanto, temos que aprender a conviver, com a tendência a inclinação a praticar o pecado, porque elas não desaparecem do nosso coração, no entanto, para vencer o pecado é necessário resistir a ele.
b - Vencer as tentações:
-Para vencer as tentações é necessário conhecermos nossas fraquezas, a fim de nos defender delas: AUTOCONHECIMENTO;
-Ser vigilante, evitar as situações e ocasião que somos tentados: PRECAUÇÃO;
-Saber que fará mal e não querer: VERDADE;
-Partilhar com pessoas que tem a mesma tentação: COMUNICAÇÃO;
-Por hoje eu não vou pecar: PHN;
-Para cada pecado há uma virtude correspondente em lado oposto, servindo de antídoto contra a ação do pecado: ANTÍDOTO;
-Nossa Escudo: PALAVRA DE DEUS.
B – Passar pela provação;

        A provação é permitida por Deus, é um remédio que vai nos curando e gera fruto de Santidade. O sofrimento nos faz lembrar de Deus e nos leva a Ele.
        Mas como Nossa Senhora viveu as provações: Monsenhor Jonas Abib, costume dizer: Aguenta firme, meu filho (ª), tudo isso irá passar, lembra de quantos problemas já enfrentastes e só o Amor de Deus permanece” Nosso Pai Fundador Marleno Souza, nos diz “devemos perdoar sempre”. Então, e a Virgem Maria não teria muitos motivos para não aguentar, para não perdoar, não é mesmo? mas perdoou e aguentou firme, Ela superou todos  os sacrifícios junto a Cristo, junto a morte Dele na cruz, porque não devemos suportar nossas fraquezas, limitações, perdas? Porém, não temos  esse mérito de conseguir sozinhos, mas Ela nos ajuda com seu exemplo de Mãe e nos dá força e poder que vem do Alto. Muito maior é a alegria da vitória e isso ninguém vai nos tirar.
Portanto, não tenhamos medo de dá sim ao Senhor, de permanecer no Seu amor ... não queiramos o amor de Deus por medo do “chicote”, da condenação; ou mesmo não tenhamos um amor mercenário, amar a Deus em troca da Salvação, esse amor procura vantagens e traz uma falsa felicidade; o verdadeiro Amor, é o amor sincero, gratuito, desinteressado e verdadeiro, como  o da Virgem Maria, Nela encontramos a felicidade: JESUS CRISTO. A Virgem Maria ao dá seu sim...aceitou a cruz, sofreu com amor, permaneceu de pé, mesmo na dor até o fim, e encontrou a felicidade e nos ensina que: “viver pra mim é cristo, sofrer pra mim é ganho...”
 Andréa Lustosa - Missionária da Comunidade Magnificat - Fonte (catecismo da Igreja Católica e "Mais que vencedor, a Vitória está ao seu alcance" Diácono Fabiano Moura).