segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Graça de Deus nunca falta para as pessoas humildes



"Quem faz tudo com ternura, mansidão e doçura é mais amado do que uma pessoa que desembolsa dinheiro para ajudar os outros" (Eclo 3,18-29).


Muitas vezes acreditamos que trabalho tem somente a ver com profissão e ofício, ele inclui essas duas áreas, mas não se resume a elas. Trabalho é tudo que dá trabalho, como amar, cuidar do filho, cuidar dos pais idosos, visitar um preso, ajudar uma pessoa desempregada, suportar, com paciência, o mau humor ou o temperamento descontrolado de uma pessoa, estudar, se aplicar para ser uma pessoa ou um profissional melhor, porque nossa profissão deve estar em função do bem comum.

A Palavra de Deus nos diz para realizar todos esses trabalhos com mansidão, o que você já está destinado a realizar faça-o com doçura e ternura. Nessa passagem bíblica nos é apresentado o segredo para sermos amados: quem faz tudo com ternura, mansidão e doçura é mais amado do que uma pessoa que desembolsa dinheiro para ajudar os outros. A ternura aproxima as pessoas, uma palavra amigável, com espírito de mansidão, desperta o amor no coração da pessoas.

À medida que as suas obras derem frutos e você for bem-sucedido, seja humilde, nos instrui a Palavra de Deus. Mansidão não combina com soberba e orgulho; essa virtude [mansidão] caminha junto com a humildade. Quanto mais bem-sucedido e mais frutos o seu trabalho produzir, tanto mais você deve ser humilde, pois assim a graça de Deus nunca irá lhe faltar. A graça do Senhor nunca falta para uma pessoa humilde.

A pessoa soberba e orgulhosa se afasta da graça de Deus e se priva de experimentar do bem que o Senhor tem a fazer em sua vida e de Seu poder e força. Muitas vezes, pensamos que temos muita força e poder, mas neste mundo não existe poder real. A única força transformadora que tudo pode mudar é a do Espírito Santo, este é o único poder real que o ser humano possui e com o qual pode contar. Somente o poder de Deus é grande.

Se você precisa de uma grande força ou de um poder de transformação para o seu coração, de uma força divina para que a vida da pessoa por quem você tem rezado seja transformada ou de uma intervenção poderosa que faça o mal retroceder e ser eliminado, essa passagem nos revela: poder grande assim só o de Deus e este Deus é pelos humildes, aos quais Ele tem honrado.

Uma pessoa que reconhece precisar de Deus e honra o Senhor não lhe faltará graça nem força em nenhum dia de sua vida. Poder grande só o de Deus; o homem é grande naquilo que faz, nos frutos de suas obras, com a ajuda do alto.

O coração tortuoso leva a caminhos tortos, portanto, se você quer caminhar na luz precisa corrigir o seu interior. Somente o poder Deus Pai é capaz de corrigir seu coração.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova