segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Jovens, sejam bons pastores



“Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor!” (Jr 23,1).

Doe no coração de Deus quando, aqueles que têm o dever de ser pastores, não conduzem o rebanho; sobretudo, quando este é jovem. Estes pastores omitem a verdade, alimentam dúvidas, não agem conforme a vontade do Senhor, porque não querem se comprometer com a verdade.

Todos nós que, de uma certa forma, exercemos autoridades sobre os jovens, pais, professores, políticos, padres e bispos,  precisamos pedir perdão a vocês pelos momentos que não fomos bons pastores.

Ainda bem que estamos no PHN, num momento de recomeço. Hoje é, portanto, o dia para tomarmos uma decisão, e isto quer dizer cortar tudo o que não nos leva ao Senhor, para caminharmos rumo a Ele, e também nos deixarmos ser guiados por bons pastores.

O Cristianismo não é uma religião de persuasão, mas de grandeza de vida, de valores nobres e ideais imensos. Por isso precisamos rezar pelos pastores, a fim de que estes nos indiquem os caminhos da vida verdadeira, a qual temos o direito de conhecer e viver.

Jesus, no Evangelho, fala de descanso (cf. Mc 6,30-34). Diz a Palavra de Deus que os discípulos não tinham nem ao menos tempo para comer, porque eram bons pastores, doavam-se, integralmente, à missão a eles confiada. Porém, Jesus, que era Bom Pastor do corpo e da alma, conduziu-os ao descanso, ensinando-lhes a descansar e se divertir.

Um detalhe interessante é que os falsos pastores, presentes no mundo atual, procuram nos ensinar que, para nos divertirmos, precisamos viver alguns verbos como gozar, zoar, aprontar, ficar, etc. No entanto, Jesus, o Bom Pastor, ensina-nos que para descansarmos precisamos amar, nos doar, entregar nossa vida por algo que vale a pena.

Também os falsos pastores nos ensinam que precisamos beber, fazer sexo, ter coisas. Mas o Senhor nos ensina os seguintes verbos: 'ser', 'converter', permanecer em Deus.

Por fim, os maus pastores apresentam os verbos: mentir, discutir, fingir, fugir de Deus, da verdade e do bem. Já o Bom Pastor nos ensina a seguir. Estes são os verbos do bom e do mau pastor.


"Jovem, o Senhor espera que você seja um bom pastor", afirma Dom Antônio Augusto

O encontro com o bom pastor muda a história do homem, apresento como exemplo Santo Agostinho, este era um jovem perdido, vivia longe de Deus, só queria colocar em prática os verbos do mundo, mas, encontrou-se com um bom pastor: Santo Ambrósio, bispo que, aos poucos, foi lhe mostrando o caminho da verdade, ensinando-o a conjugar os verbos corretamente. Agostinho teve a vida transformada a partir do encontro com este pastor; como não se bastasse, tornou-se, ele mesmo, um bom pastor.

Jovens, não somente os bispos, padres, professores, pais, precisam ser bons pastores, mas também vocês são chamados a ser bons pastores uns para os outros.

O Evangelho, de hoje, nos fala do Bom Pastor que sabe levar descanso para o corpo e para alma. Vocês devem sair daqui rezando pelos maus pastores, mas também devem ser bons pastores para seus amigos, indicando ao mundo o verdadeiro descanso.

No ano que vem, vamos ter a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Desde já, precisamos querer está lá para ter um encontro com nosso bom pastor o Papa Bento XVI; principalmente para ter um encontro com Jesus. Da mesma forma, o PHN, no ano que vem, precisa ter muito mais jovens, e isso depende de você. Basta ir atrás das ovelhas, de seus amigos que estão distantes, pois muitos poderiam estar aqui, porque você foi um bom pastor para eles.

Portanto, seja um pastor em sua casa, no trabalho, na universidade. Saiba e ensine as pessoas a conjugar, corretamente, os verbos conforme o ensinamento do Senhor.

Jovem, Deus conta com você e o espera. Ele é o modelo de como ser um bom pastor.

Coragem, saia daqui ensinando ao mundo os verbos amar, perdoar, doar e permanecer. Para que, assim, a partir da sua vida muitos encontrem o caminho para uma vida plena no seguimento de Jesus.

Deus os abençoe.
Dom Antônio Augusto