sábado, 1 de setembro de 2012

Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

 
Todas as devoções devem ter seu fim último em Jesus Cristo Nosso Senhor, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Nenhuma devoção por mais importante que seja não deve nunca ocupar o lugar desta devoção maior que é Jesus.
A devoção à Santíssima Virgem Maria tem como finalidade única, estabelecer com mais perfeição a devoção à Jesus Cristo Nosso Senhor. Cat. nº 972
É verdade que muitos intelectuais espiritualistas baseados em filosofias cristãs e não cristãs tem esvaziado o valor da devoção à Virgem Maria criando doutrinas de “caráter protestante, com o objetivo de separar Jesus de Maria e às vezes até de forma desumana.
São Luís M. Grignion de Montfort chega a dizer que é mais fácil separar a luz do sol ou o calor do fogo do que separar Jesus de Maria no que diz respeito ao plano de Deus em salvar o homem. Cat. 967 Se Maria não existisse, Jesus não existiria para nós pela fé, da mesma forma que a luz não existiria se o sol não existisse.
”Deus está mais perfeitamente presente em Maria que em todos os Anjos do Céu”. São Luís de Grignion de Montfort Já o papa Bento XVI disse certa vez “que Maria é o retrato permanente de Jesus”, os traços biológicos de Jesus têm sua origem nos traços biológicos da Maria, tanto quanto os traços espirituais e virtuosos. Por outro lado, quando Deus encontra uma alma mergulhada na devoção à Virgem Maria, mais operante e mais rápido se torna o processo de produzir Jesus nessa alma.
A indiferença à Virgem Maria gera indiferença à Jesus automaticamente. Negar Maria como parte do plano de Deus em salvar o homem, é negar Jesus e a própria salvação. Cat. nº 964 Por outro lado, quando Deus encontra uma alma mergulhada na devoção a Virgem Maria, mais operante e mais rápido se torna o processo de produzir Jesus nessa alma, Tratado da verdadeira devoção à SS.ma Virgem, nº 119 de S. Luís de Montfort pois o ventre que gerou o homem perfeito “Jesus Cristo” é o mesmo ventre que possuindo a forma na medida exata, possibilita gerar nós também para Deus, na mesma estatura do homem perfeito “Jesus Cristo”, homens novos para um mundo novo. Cat. nº 968/Lc. 2, 40-52
Na bula “Ineffabilis Deus” de Pio IX, o Papa faz uma menção justamente sobre esta saudação do anjo a Maria dizendo: “ao dar a beatíssima Virgem o anúncio da altíssima dignidade de Mãe de Deus, por ordem do próprio Deus, o Anjo Gabriel lhe chamara “cheia de graça”, que em grego se diz “Kecharitoméne”, e com esta singular e solene saudação, até então nunca ouvida, se demonstrava que a Mãe de Deus era a sede de todas as graças de Deus, era exornada de todos os carismas do Espírito Divino; antes, era um tesouro quase infinito e um abismo inexaurível dos mesmos carismas, de modo que, ela não somente nunca esteve sujeita à maldição, mas foi também, juntamente com seu Filho, participante de perpétua benção: digna de, por Isabel movida pelo Espírito de Deus, ser dita: “Bendita és entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre”. Ineffabilis Deus nº 26
Deixar-se formar por Maria é antes de tudo tê-la como esta referência, modelo de bem-aventurada, alguém que acreditou e que por este motivo participa na construção do homem novo segundo Jesus Cristo.
O Papa Pio IX, para afirmar a definição do dogma da Imaculada Conceição citou este tão significativo elogio a Maria: “por se tratar da Imaculada Conceição da Virgem Maria, em tudo e por tudo Imaculada; inocente, antes espelho de inocência, santa e longíssima de toda mancha de pecado; toda pura e toda intacta, antes o exemplar da pureza e da inocência; mais bela do que a beleza, mais graciosa do que a graça, mais santa do que a santidade; a única santa, a puríssima de alma e de corpo, que ultrapassou toda integridade e toda virgindade; a única que se tornou sede de todas as graças do Espírito Santo; tão alta que, inferior só a Deus, foi superior a todos; por natureza, mais bela, mais graciosa e mais santa que os próprios Querubins e Serafins e do que todas as falanges dos Anjos; superior a todos os louvores do céu e da terra.” Ineffabilis Deus nº 32
Maria, “Porta do Céu”, rogai a Jesus para que cresça em nós cada dia mais este desejo de nos deixar formar por ti, que sejamos gerados no novo homem segundo Jesus Cristo, que essa união da minha alma com a tua graça tornem esta devoção um meio seguro de união mais profundamente entre nós e seu filho Jesus Cristo Nosso Senhor.

Marcelo Pereira