sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Realidade essencial para crescermos



Todos possuímos uma história: com suas luzes e sombras, específicas circunstâncias, muitas vezes, tristes e dolorosas, e que se não forem bem trabalhadas podem continuar “acontecendo” infinitamente dentro de nós.

Existiram também, obviamente, fatos positivos em nossa história, contudo, os conteúdos de negatividade que experienciamos tendem a ter uma dinâmica própria e independente dentro de nós, e isso por força do impacto que tudo isso provoca em nossas emoções e sensibilidade. Tais realidades podem ficar armazenadas em nosso inconsciente, muitas vezes nos fragmentando e determinando nossas ações e reações (com o intuito de automaticamente nos escravizar…).

É especificamente aí que a cura interior entra em cena, pois nela, pela força do Espírito de Deus buscamos curar em nós tais feridas e traumas, que por mais que estejam esquecidos, ainda se encontram abertos e atuantes em nosso ser.

Existem lugares em nós – lacunas e fragilidades  que ainda não conhecemos nem compreendemos com inteireza, e por isso, em algumas circunstâncias, não entendemos nossas reações diante de alguns específicos estímulos. 

Algumas áreas e realidades em nós nunca poderemos, apenas por nossa força e compreensão, compreender com exatidão… Em tais circunstancias somente o Espírito Santo poderá protagonizar a resolução e a cura de tais feridas, revelando-nos a nós mesmos.

A cura interior é um dom do Pai, pelo Filho e na força do Espírito. É realidade fantástica, agregadora de vida e ressurreição à qual precisamos nos submeter, se quisermos de fato, existir com qualidade.

Sem cura interior não teremos qualidade de vida: emocional, psíquica e espiritual. Sem ela existiremos pela metade, divididos por vícios e fraqueza às quais sequer compreendemos, deformidades essas que nos impedirão de acontecermos em profundidade, nos impossibilitando de sermos o que verdadeiramente somos em nossa essência.

É preciso investir na cura interior, com perseverança e paciência, pois ela se revelará com uma das maiores e mais acertadas aquisições que poderemos conquistar em nossa história. Ela nos fará mais aquilo realmente somos, nos fazendo muito mais d’Aquele que “de modo admirável nos teceu e formou” (cf. Sl 138,13-14). Vivamos esta belíssima experiência!
Pe. Adriano Zandoná