quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A união da alma com Deus



O que faz uma alma unir-se a Deus? O que necessita a alma para ter esta união com o Deus Vivo? Somos criação de Deus: nossa alma, nosso espirito, todo o nosso ser é uma criação de Deus. Ele nos amou primeiro, nos gerou em Seu seio, Paterno/Materno. Sim digo, paterno/materno, por que Deus é um Ser, é uma Pessoa em três: Pai, Filho e Espirito Santo, Ele nos criou, criou o nosso ser, e nos conhece, conhece todas as  necessidades deste ser, necessidades paternas, maternas, filiais, , espirituais, emocionais, afetivas, psicológicas, humanas, enfim, nos conhece profundamente e sabe o que necessitamos, para ter a Vida Eterna, para estar com Ele, unidos a Ele.

A alma tem sede de Deus, tem necessidade do Deus vivo, porque é Sua criação, Deus é o nosso Autor, ainda que uma alma não se una a Deus, não o compreenda, não o busque, não faça a Sua Vontade, esta alma necessitará do Seu criador, terá necessidade, mesmo sem saber, e ou compreender, porque Ele é o Seu Criador, Seu Pai, qual pai não conhece o filho? E como o ama, o espera, como o Pai esperou seu filho pródigo (Lc 15, 11-32). Um dia o filho retornará a casa do Pai, porém é necessário que o filho arrependa-se, é necessário ter um coração contrito. O coração humilde e contrito levará a alma a unir-se a Deus. Os meios que todo ser deve buscar para unir-se ao Seu criador, são os meios que nos é ofertado pelo próprio Senhor, a caridade é a maior delas, pois essa é a natureza do nosso Criador. “Porém a maior delas é a Caridade” (1cor 13, 13c). O Santo Padre, o Papa Bento XVI, diz que a caridade é o "dom maior", que dá valor a todos os demais, e mesmo assim "não se vangloria, não se enche de orgulho", ao contrário, "se regozija com a verdade" e com o bem dos outros. Quem ama verdadeiramente "não busca o próprio interesse", "não leva em consideração o mal recebido", "tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". (cfr 1 Cor 13,4-7). 

Contudo é preciso viver Essa união, Essa comunhão, é preciso conhecer a caridade, conhecer a Deus. E como conhecê-lo? Como conhecer um Deus tão imenso? O primeiro ato para chegar a Deus, é reconhecer-se pequeno, incapaz de realizar, de viver sem Ele; o segundo ato, é pedir o auxílio da Santíssima Virgem Maria; e o terceiro ato é viver a Consagração a Jesus por meio Desta Doce Rainha.

A união da alma com o Deus Vivo se dá, na união da alma por meio de Maria Santíssima, contudo, da união da alma com o Senhor. Todo ser que unir-se a Nossa Senhora estará unindo-se a Jesus, porque Maria Santíssima é a Cidade de Deus, Ela habita em Seu tabernáculo de Amor, e Nela encontramos o Senhor e nos unimos a Ele, portanto, nos unimos a Deus.

Que benefícios tem uma alma a unir-se a Deus? Unir-se a Seu criador? Não digo isso por interesse, mas, sobretudo, por necessidade que toda alma tem do Deus Vivo. Mencionarei alguns benefícios: O primeiro beneficio é o Amor; o segundo beneficio é a gratidão; e o terceiro beneficio é a salvação. Na verdade os três benefícios se dão em um só, pois não se pode falar em amor, sem gratidão, sem salvação; como também não se pode falar em gratidão, sem amor, sem salvação;  por fim não se pode falar em salvação, sem amor, sem gratidão. Todos os benefícios nos levam a Deus, tudo é para o Senhor, tudo é para a Virgem Maria.

Que malefícios leva uma alma a não unir-se ao Seu Criador? Ao Seu Deus? Mencionaremos alguns malefícios: O primeiro malefício é a divisão; o segundo malefício é a morte da alma; e o terceiro malefício é a condenação. Ou seja, o não cumprimento da Vontade do Senhor, da necessidade que tem a própria alma de buscá-LO, se assim não o fizer, ela mesma, a alma,  por ela própria, afastar-se-á de Deus. A alma tem necessidade do Deus Pai, a alma tem necessidade do Deus Filho, portanto, concebida pelo pecado original, tem necessidade do Deus Espirito Santo. Uma alma para unir-se a Deus, é preciso buscá-LO e conhecê-LO, por meio da Virgem Maria. A alma conhecendo a Sua Santificação e buscando-A diariamente unir-se-á Deus.

“Deus, infinitamente Perfeito e Bem-aventurado em si mesmo, em um desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para fazê-lo participar de sua vida bem-aventurada. Eis por que, desde sempre e em todo lugar, está perto do homem. Chama-o e ajuda-o a procura-lo, a conhecê-lo e a amá-lo com todas as suas forças. Convoca todos os homens, dispersos pelo pecado, para a unidade de sua família, a Igreja. Faz isso por meio do Filho, que enviou como Redentor e Salvador quando os tempos se cumpriram. Nele e por Ele, chama os homens a se tornarem, no Espírito Santo, seus Filhos adotivos, e portanto os herdeiros de sua vida bem-aventurada”(Catecismo da Igreja Católica – Prólogo 1).
Andréa Lustosa - Formadora na Magnificat - Missão Católica de Evangelização