sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

'Sede perfeitos, porque Eu sou Santo’



Senhor, eu quero ser santo! Vem, Senhor, confirmar com o Teu selo esta palavra. Essa é palavra Sua, e peço que isso se grave em nós. Tudo na minha vida se volta para isso, pois sem ser santo eu sou nada. "Ou santo ou nada".

Livro de Gálatas 5, 16: "Deixai-vos guiar-vos pelo espírito não pelo que é carnal". Quando o apóstolo fala da carne, refere-se a tudo aquilo que a nossa vida humana quer e, muitas vezes, é contra o que o Espírito Santo deseja para nós.

"Sede santos! Essa é a minha vontade, é o que eu mais quero" 

A carne é cheia de vontade, ela chega a oprimir o corpo. Por outro. o Espírito Santo é suave, calmo. Muitas vezes, achamos que estamos sendo movidos pelo Espírito de Deus, mas na verdade é ainda a carne, a minha vontade que está me guiando. Ela camufla a vontade de Deus, por isso precisamos do discernimento do Espírito Santo. Peçamos a Deus a docilidade de ouvir a Sua voz, que é suave, sempre suave, uma brisa leve. Que façamos o que o Senhor quer. É a Palavra de Deus que está nos mostrando o que devemos fazer para chegar à Santidade.

Somos chamados à Santidade, qualquer um de nós, desde o batizado. Não tem exceção. Faz parte de nossa essência sermos santos. O estranho é continuarmos tíbios, medíocres. Não tem coisa pior que a mediocridade na vida cristã. Muitos pensam assim: "Eu não sou fanático, para que ser radical? Eu estou na justa medida e vivo da mediocridade".

Nas coisas mais difíceis da vida, o Espírito Santo sopra o amor, é um amor sofrido, dolorido, amor de cruz, de martírio. Seu filho está nas drogas? Isso é doloroso demais, é um martírio. Seu marido está bebendo? Isso é terrível! Você deve dizer que não agüenta mais... Meu irmão, minha irmã, sozinhos não agüentam mesmo! Mas é pelo Espírito que vocês conseguirão isso. É com o amor da cruz que vocês terão gestos e sinais concretos do amor. Talvez não seja marido ou filho, mas seja o seu superior, seu colega, seja o seu irmão religioso ou de grupo de oração, que o faz sofrer. A nossa primeira reação é a impaciência, e falamos para todos, murmuramos, criticamos e acabamos cheios de ódio. Sozinhos não mudamos isso, só com a força do Espírito Santo.

Quando perdoamos, amamos. Isso nos traz uma grande paz, a qual o mundo não conhece e, talvez, você não a conheça ainda. Que você exale o perfume do amor e do perdão.

'Que eu não solte cólera, mas o restinho do amor que há em mim'. Esse é o segredo da santidade!

Ame! Pois o Espírito Santo é amor! Tenha gestos de amor e seja transformado. Jesus quer ser "um Jesus com seu nome". Ele quer ser você, agindo em você! Eu preciso ter a cara de Jesus. Se eu reajo, se tenho a determinação do amor, isso vai acontecer! Passaremos a ter brilho no olhar, o nosso sorriso será como o de Jesus, tudo ficará mais belo. Não nos moldemos no mundo, mas no molde de Deus!

Monsenhor Jonas Abib