segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Não queira o que não lhe pertence!



"Numa só palavra de Deus compreendi duas coisas: a Deus pertence o poder, ao Senhor pertence a bondade".  Sl 61,12-13a.


Tudo é de Deus, tudo O pertence, muitas vezes queremos tomar o que é de Deus, queremos ser deus em Seu lugar! Porque reter o que não é nosso? Porque não deixamos que Deus venha conduzir nossas vidas? Retemos o que é de Deus como se fosse nosso! Por exemplo, se você tem um objeto e alguém lhe pede emprestado, então, o correto seria, devolvê-lo depois de utilizá-lo,  já que o mesmo não o pertence! Porém, se acontece ao contrário, e tomam posse daquele objeto como se fosse "o dono", mesmo sabendo que não o é... Então, se a pessoa tem a consciência que o objeto não o pertence, e mesmo sem "precisar" mais dele, não devolve ao seu verdadeiro "dono", simplesmente, porque resolve querer ficar e  ter o controle do objeto. Sendo assim, o querer, a vontade "falou" mais alto. Enfim, querer ter o controle do que não o pertence! 

É assim que fazemos, por vezes, com Deus! Deus é o nosso dono, às vezes, tomamos o encargo de não permitir que O seja, deixando prevalecer a nossa vontade, o nosso querer: "eu, eu, e eu, eu conduzo, eu mando, eu faço, tudo do meu jeito, porque eu estou no controle, e determino como as coisas tem que acontecer, mesmo sem me pertencer"! Se observarmos, se pararmos para rezar, e pedir ao Senhor por meio da Virgem Maria que nos revele "nosso fundo mal", como diz, São Luis Maria Grignion de Montfort, iremos vê que há ambição, egoísmo, e contudo o poder, o poder que tomamos de Deus, o poder que pertence unicamente a Deus! Perceberemos que tomamos posse do que não nos pertence e retiramos dessa forma, o que é de Deus, ou seja, "retiramos" o Senhor de nossa presença, permitindo que prevaleça a nossa vontade, o nosso querer! Nesse caso quem vai controlar a nossa vida são os nossos sentidos, então a nossa inteligência vai dizer a nossa vontade: " esse objeto não é meu, mas agora estou sob sua "posse", gostaria que fosse meu, isso me dói, mas consegui "obtê-lo", agora que o tenho, não importa... posso fazer o que quiser com ele, porque ele está no meu controle"...você deve está se perguntado agora, mais que "loucura é essa?"! No entanto, é isso mesmo que acontece, quando queremos, e tomamos posse do que não nos pertence! 

A nossa vida, tudo pertence a Deus! O poder, a bondade vem unicamente D'Ele, por isso, devemos deixar que Ele conduza nossa vida e tudo que há nela, não permitindo, muitas vezes, que a nossa afetividade, ou seja, as coisas que nos afetam, controlem nossa vida, fazendo com que nossa vontade prevaleça! 

Portanto,devemos nos encher de Deus, permitindo que nossos afetos, carências, não determinem, nem tomem o controle da nossa vida, do que está ao nosso redor! Nada nos pertence, tudo é de Deus, veio D'Ele e retornará para Ele. Ele  é o nosso dono, o nosso condutor, é preciso ter Essa confiança, é preciso despojarmos para que tenhamos Vida! Para se viver em paz, é preciso deixar que o principe da Paz tome o Seu lugar, Ele é o Todo Poderoso, somente Ele é Bom, somente Ele nos levará ao Melhor caminho! Ainda que tenhamos que passar por espinhos, vai doer, mas sarará, pois, um ferimento quando tratado com todo cuidado e zelo, vem a sarar, assim Deus o permita. Contudo, nós filhos de  Deus, Deus que é Amor, que é Bom, que tem o Poder, fará o Melhor. Qual é o pai que não quer o bem do seu filho?! Deixemos que Deus cuide e zele por tudo, por "nossas" vidas, vidas que pertence unicamente a Ele. Peçamos Essa graça(....)e deixemos ser conduzidos e controlados por um Deus que é Amor! Bendito seja Deus, Bendita seja Sua Santíssima Mãe. Amém! 

Andréa Lustosa - Missionária e formadora na Comunidade Magnificat