Um
jovem me fez esta pergunta. Disse que há algum tempo está em crise de fé e tem
buscado a solução em igrejas evangélicas. Em uma delas, ao confessar-se
católico, ouviu dizer que a palavra “católico” nem sequer está na Bíblia. Ficou
com esta dúvida intrigante. Queria uma resposta pois já estava começando a
pensar que seus amigos tinham razão e que seria melhor mesmo mudar de igreja.
Pedi que ele abrisse a sua Bíblia no Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos 18b-20. Utilizarei aqui a tradução mais popular nas bíblias evangélicas (Almeida, corrigida e fiel):
“É-me
dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu
estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
Você
percebeu que fiz questão de colocar em negrito uma palavrinha que aparece de
modo insistente no texto: TODO. Jesus tem todo o poder; devemos anuncia-lo a
todos os povos, guardar todo o seu ensinamento na certeza de que estará todos
os dias conosco. Esta ordem de Jesus foi levada muito a sério pelos discípulos.
Em grego a expressão “de acordo com o todo”, pode ser traduzida por “Kat-holon”. Daí vem a palavra
“católico” (em grego seria: Καθολικός).
Ao longo do primeiro e segundo séculos
os seguidores de Jesus Cristo começaram a ser reconhecidos como “cristãos” e
“católicos”. As duas palavras eram utilizadas indistintamente.
Ser católico já significava “ser plenamente cristão”. O catolicismo, portanto, é o cristianismo na sua “totalidade”. É a forma mais completa de obedecer o mandato do Mestre antes de sua volta para o Pai. O mesmo mandado pode ser lido no Evangelho de Marcos 16,15: “Ide e pregai o evangelho a toda criatura”. Há, portanto, uma catolicidade vertical, que é ter o Cristo todo, ou seja ser discípulo; e uma catolicidade horizontal, que é levar o Cristo a todos, ou seja, ser missionário.
Isso é ser católico: totalmente discípulo, totalmente missionário, totalmente cristão!
Ser católico já significava “ser plenamente cristão”. O catolicismo, portanto, é o cristianismo na sua “totalidade”. É a forma mais completa de obedecer o mandato do Mestre antes de sua volta para o Pai. O mesmo mandado pode ser lido no Evangelho de Marcos 16,15: “Ide e pregai o evangelho a toda criatura”. Há, portanto, uma catolicidade vertical, que é ter o Cristo todo, ou seja ser discípulo; e uma catolicidade horizontal, que é levar o Cristo a todos, ou seja, ser missionário.
Isso é ser católico: totalmente discípulo, totalmente missionário, totalmente cristão!
Ao que tudo indica o termo “católico” se tornou mais popular a partir de Santo Inácio de Antioquia (discípulo de São João), pelo ano 110 dC. Pode significa tanto a “universalidade” da Igreja como a sua “autenticidade”. Quase na mesma época São Policarpo utilizava o termo “católico” também nestes dois sentidos. Santo Agostinho utilizou o termo “católico” mais de 240 vezes em seus escritos, entre 388-420. São Cirilo de Jerusalém (315-386), bispo e doutor da Igreja, dizia: “A Igreja é católica porque está espalhada por todo o mundo; ensina em plenitude toda a doutrina que a humanidade deve conhecer; conduz toda a humanidade à obediência religiosa; é a cura universal para o pecado e possui todas as virtudes” (Catechesis 18:23). Veja que já está bem claro os dois sentidos de “Católico” como “universal e ortodoxo”. Durante mil anos os dois significados estiveram unidos. Mas por volta do ano 1000 aconteceu um grande cisma que dividiu a igreja em “ocidental e oriental”. A Igreja do ocidente continuou a ser denominada “Católica” e a Igreja do oriente adotou o adjetivo de “Ortodoxa”. Na raiz as duas palavras remetem ao significado original de Igreja “autêntica”.
Santo Tomás de Aquino (1225-1274), grande teólogo ocidental, desenvolveu uma teologia da catolicidade. A Igreja seria “universal” em três sentidos: a) Está em todos os lugares (cf. Rm 1,8) e pode ser militante na Terra, padecente no purgatório e triunfante no céu; b) Inclui pessoas dos três estados de vida (Gal 3,28): leigos, religiosos e ministros ordenados; c) Não tem limite de tempo desde Abel até a consumação dos tempos.
A
Igreja católica reconhece que cristãos de outras igrejas pode ter o batismo
válido e possuir sementes da verdade em sua fé. Porém, sabe que apenas a Igreja
católica conserva e ensina sem corrupção TODA a doutrina apostólica e possui
TODOS os meios de salvação.
Devemos
viver e promover a sensibilidade ecumênica promovendo a fraternidade com os
irmãos que pensam ou vivem a fé cristã de um modo diferente. Mas isso não
significa abrir mão de nossa catolicidade. Quando celebramos a Eucaristia
seguimos à risca o mandato do Mestre que disse: “Fazei isso em memória de mim!”
A falta da Eucaristia deixa uma grande lacuna em algumas Igrejas. Um pastor
evangélico, certa vez, me disse que gostaria de rezar a ave-maria, mas por ser
evangélico não conseguia. Perguntei por quê? Ele disse que se sentia incomodado
toda vez que lia o Magnificat em que Maria proclama: “Todas as gerações me
chamarão de bendita” (Lc 1,48)… e se questionava o por quê sua geração tão evangélica
não faz parte desta geração que proclama bem-aventurada a Mãe do Salvador!
Realmente, ser católico é ser totalmente cristão!
Padre
Joãozinho