sexta-feira, 20 de abril de 2012

A História da Vida Consagrada e as Novas Comunidades na História da Igreja (Parte III)


A Comunidade do Espírito Santo – CES tem o carisma de vivenciar bem, fixar e estabelecer o Reino de Jesus, por meio do Reino de Maria, no coração e a partir do coração no mundo.

O Reino de Maria prepara o Reino de Jesus. O Reino de Maria consiste em que Maria deverá reinar nos corações dos homens, não é no mundo político e material e no poder público que Ela reinará como Rainha, é no coração, seu Reino é no coração, o Reino de Maria é no coração. Maria deverá reinar no coração, este é o seu Reino. A Comunidade do Espírito Santo deverá primeiro vivenciar bem, FIXAR e estabelecer da maneira devida o Reino de Maria, para depois vivenciar bem, fixar e estabelecer da maneira devida o Reino de Jesus. O Reino de Jesus se dará por meio do Reino de Maria. A razão final da Comunidade do Espírito Santo – CES é viver e instaurar o Reino de Jesus no coração, e a partir do coração no mundo, como o cumprimento da oração: “Venha a nós o vosso Reino”. O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem diz: “38. Maria é Rainha do céu e da terra por graça, como Jesus Cristo o é por natureza e conquista. Ora, assim como o REINO DE JESUS CRISTO consiste principalmente no coração ou interior do homem, segundo estas palavras: ”O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS”, assim também o REINO DA SANTÍSSIMA VIRGEM ESTÁ PRINCIPALMENTE NO INTERIOR DO HOMEM, ISTO É, NA SUA ALMA.

É sobretudo nas almas que Ela é mais glorificada com seu Filho do que em todas as criaturas visíveis, e podemos chamá-las, com os santos, RAINHA DOS CORAÇÕES”. “Convertei-vos, pois está próximo o reino de Deus” (Mt. 4, 17). “Completaram-se os tempos, está próximo o reino de Deus, convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 15). “Quem tem duas túnicas, dê uma a quem não tem nenhuma, e o mesmo faça quem tiver alimentos” (Lc. 3, 11). O Reino de Jesus não será dado de maneira política, segundo a carne e a lei dos homens, nem será de poder público, mas será dado e vivenciado no coração. Jesus reina no coração, seu Reino é no coração das almas. O Reino de Maria será dado com o cumprimento do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, escrito em 1712 por São Luís Maria Grignion de Montfort, e com o cumprimento da Consagração de Si Mesmo como Escravo de Maria, segundo o método do mesmo santo. E o Reino de Jesus se dará com o cumprimento da Vontade, do Reino, da Lei e do Amor do Pai, da Renovação da Face da Terra, do Dom de um Segundo Pentecostes Universal, do Novo Céu e da Nova Terra, que é a Igreja renovada no Espírito Santo. O Reino de Jesus é o cumprimento das seguintes orações: “Venha a nós o vosso reino”; “seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”; “Eis que renovo todas as coisas” (Ap. 21 5), “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da Terra”; “Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mt 24, 14); “Haverá um caminho santo chamar-se-á Caminho Santo, nenhum impuro passará por ele, os insensato não errarão nele” (Is. 35, 8). Tudo isto é a Comunidade do Espírito Santo e o carisma desta Comunidade, tudo isto é afixar o carisma desta Comunidade no coração e a partir do coração no mundo. Então, diante do exposto, quando perguntarem: Onde existe a Comunidade do Espírito Santo e onde vocês se reúnem? Onde vocês moram ou onde é a casa de vocês? Saiba responder:

1. A Comunidade do Espírito Santo só existe no coração daqueles que a vivem. A Comunidade do Espírito Santo não é uma comunidade de grupo, movimento, casa e de reunião, mas é uma Comunidade do coração, e está no coração de quem a aceita, de quem acredita nela e de quem a vive. A Comunidade só existe no coração, pois é a Comunidade do Coração, porque o Reino de Deus é do coração e está no coração, está no meio de nós, já chegou no meio de nós. A questão de grupo de oração e louvor, casa e moradia é uma necessidade material que pode ter, mas fixar, ensinar e doutrinar que a Comunidade do Espírito Santo é uma Comunidade mais espiritual, que só existe no coração de quem a aceita, acredita e a vive.

2. A nossa Comunidade não é de grupo, de reunião e de casa, mas é uma comunidade ativa peregrina de rua, que sai como Jesus a pé, pobre, humilde, andando em peregrinação anunciando a Boa Nova do Reino, convertendo os pecadores e salvando almas, curando e libertando, estabelecendo o Reino de Jesus por toda parte, aonde o Espírito Santo chamar e enviar, deixando por onde passar o cumprimento da Lei e o ouro da caridade, e reanimando a Igreja local onde passar. É sair como peregrino itinerante, com a internacionalidade, sem rumo, a anunciar mais uma vez a Boa Nova do Reino de Deus a todos os povos, nações, tribos, raças, línguas, reinos e ilhas, passando fome e sede, dormindo em praças e ruas por causa do Reino de Deus e da salvação das almas e do cumprimento da profecia: “Sabemos, enfim que serão os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, que seguirão as pegadas da sua pobreza, humildade, desprezo do mundo e caridade. Ensinarão o estreito caminho de Deus na pura verdade, segundo o santo Evangelho e não segundo as máximas do mundo, sem preocupação nem aceitação de pessoas, sem poupar, escutar nem temer nenhum mortal, por poderoso que seja. Terão nos lábios a espada de dois gumes, que é a palavra de Deus. Trarão aos ombros o estandarte sangrento da cruz, o crucifixo na mão direita, o rosário na esquerda, os sagrados nomes de Jesus e Maria no coração, e a modéstia e mortificação de Jesus Cristo em toda a sua conduta (Tratado VSSV, 59). Nós somos Peregrinos, e este é o nosso título vocacional próprio do carisma. É sair como Peregrino Itinerante pelo mundo, assim como fez São Paulo e São Pedro no livro dos Atos dos Apóstolos, revigorando e animando a Igreja por onde passavam, e assim como fez São Luís Maria Grignion de Montfort, que andou a pé parte da Europa. Por isso São Pedro, São Paulo e São Luís Maria Grignion de Montfort são os TRÊS Santos Peregrinos Baluartes da Comunidade do Espírito Santo, sendo Montfort o Baluarte principal, porque foram peregrinos itinerantes sobre a Terra, e como peregrinos anunciaram a Palavra de Deus ao mundo. E estes três santos são exemplo, modelo e espelho de peregrinação itinerante universal e internacional da nossa Obra e para a nossa Obra. Quando perguntarem: Porque o nome é Comunidade do Espírito Santo? Por três motivos:

I. Tudo o exposto acima, o Reino de Jesus e Maria, será dado no Poder do Espírito. Não é obra da carne e do sangue nem vontade do homem, mas é Obra e Poder do Espírito Santo, tudo o Espírito Santo fará, tudo se dará no Poder do Espírito Santo. Ele estabelecerá o Reino de Jesus nos corações e na Terra.

II. A Comunidade invoca, vivencia, fixa e estabelece o Dom de um Segundo Pentecostes Universal no coração, para a renovação de todas as coisas e para renovar a Igreja de Jesus que se tornará a Nova Jerusalém Celeste na Terra, renascida do Espírito Santo. O sinal visível deste Pentecostes é: a Vida Plena no Espírito Santo com imposição de mãos (Batismo no Espírito Santo) e uso dos dons e espiritualidade carismática.

III. Prática, divulgação e estabelecimento da devoção ao Espírito Santo na primeira quinta feira do mês e em todas as quintas feiras, para que o Espírito Santo seja cada vez mais conhecido e amado da maneira que Lhe é devida.