quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Jesus, o Consagrado Espírito Santo





Nos Evangelhos, Jesus é apresentado como o "ungido" do Espírito, como seu "ungido". O Oriente cristão descobre neste sentido cristológico pneumatologia dominada pelo mistério da "pneumatização" made ​​in "carne", isto é, a humanidade de Jesus Cristo é "a vida no Espírito" (Jean Zizioulas) A encarnação é o trabalho de Espírito e do Espírito, através do poder que Jesus cumpre os "sinais", cura os enfermos, expulsa demônios, anunciando a Boa Nova.

O Pai ressuscitou Jesus com o seu Espírito e concessão de espalhar (Atos 2: 22-23). O Espírito é agora esta vida, mais forte que a morte, que veio do lado do Crucificado pneumatizzanti com "água e sangue (João 19:34), a água do batismo, o sangue da Eucaristia", pneumatizada "e" ". A promessa de "outro Paráclito" (Jo 13, 31-16, 33 e 17, 1_26) é realizada no dia de Pentecostes: Cristo, agora vem a nós no Espírito Santo. A obra de Cristo tornou possível a plenária vinda do Espírito. Permitiu que o homem se torne "pneumatophore". O Espírito, em colaboração com a nossa liberdade, esboços, pouco a pouco, através da comunhão dos santos, a face do retorno de Cristo (São Máximo o Confessor).

Na Igreja (que combina, sem confundir o "catolicidade" católica e "catolicidade" ortodoxo, aparentemente opostos, na verdade, complementares), Deus está presente "em todos nós" (Ef 4, 6), graças à revelação plena de Seu Espírito. As primeiras profissões de fé - e, em seu caminho, o credo de Constantinopla-Niceo - dizer com o mesmo entusiasmo: "Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, para a ressurreição da carne." A fé no batismo - da água e do Espírito - e "vida do mundo vindouro," vir ", temos preocupações nos sacramentos da Igreja e da santidade, que antecipa e prefigura:" E 'no corpo de Cristo que acesso à fonte do Espírito (Santo Irineu de Lyon).
Em St. Paul, em particular, a expressão da Igreja "Corpo de Cristo" tem claramente um sentido da Eucaristia, a palavra "Eucaristia" e "igreja" são intercambiáveis ​​(por exemplo, em I Coríntios. 11,8). Agora, enquanto a Eucaristia é a comunhão no Corpo de Cristo e "comunhão no Espírito Santo."O Espírito incorpora o "corpo pneumático" do Senhor Ressuscitado. A Igreja está tão cheio com os múltiplos dons do Espírito. Sua estrutura é "epicletica", ela recebe do seu Senhor com humildade e arrependimento no Espírito, em resposta a epiclese. O Espírito incorpora os dons dos fiéis e dos fiéis como um presente, o "corpo pneumático" do Senhor.
Epiclesis identifica aspecto escatológico do Apocalipse (22, 17), em Mararatha Eucaristia primitiva, porque eles percebem que o "sacramental Parousia" parousia que antecipa e prepara final, definitiva.

A Eucaristia, para a tradição síria, é "Fogo e Espírito." "Aquele que come este corpo come com fé o fogo do Espírito Santo" (Santo Efrém o Sírio).


O ministério é consagrado como o carisma da paz e da ordem dada pelo Espírito na continuidade da sucessão apostólica, tanto para a Igreja Ortodoxa como a Igreja Católica: a imposição das mãos dos três bispos consecrating designar o lugar onde Cristo e reconciliar Espírito desce .

Isso determina "construção" do ministério apostólico "do corpo só por todo o tipo de carisma pessoal. O mais alto é o de "homem apostólico" Geron, Elder, que se torna consciente, qualquer que seja sua posição, um "pneumatofono". 
O ministério apostólico é servir a apostolicidade mística.Por esta razão, o ministério não pode ser exercido senão na comunhão do Povo de Deus, "sacerdócio real" ( 1 P 2, 9 ) e "soberania" dos sacerdotes "( Ap 5, 10). Lembra e ajuda a tomar consciência desde "Agora você tem a unção do Santo e todos vocês têm conhecimento." ( 1 Jo. 2, 20)

Na "comunhão do Espírito Santo", Koinonia, a Igreja participa na vida trinitária. A comunhão é um de consciência pessoal (é o tema, caro eclesiologia russa de sobornost ), e é também uma das igrejas locais, nomeadamente, no verdadeiro sentido das comunidades eucarísticas. Ele é construído em torno de toda uma hierarquia de centros de acoplamento - cidades, patriarchates, universal primazia, que impedem que as igrejas locais para se opor uns aos outros ou a isolar-se.

Tradição é a "pneumatosfera", o que torna a Palavra viva e presente em cada momento da história.Faz-se a verdadeira história, que da Comunhão dos Santos, verdadeiro testamento do Espírito: doutrinária baseada, experiências espirituais, as obras de santidade e beleza. Enraizada no mistério pascal, dirigido por ela para a Parusia , escatológico, então, a tradição é a memória viva da Igreja, o seu espírito crítico e sua capacidade de inovar. Não deve ser confundida - Esta é uma grande tentação do Oriente tradições com as tradições: o Espírito, a este respeito, deve permitir-nos a "discernir" os espíritos. Nas palavras de S. Irineu de Lyon, é juvenescens!

Em comemoração, o Espírito tem, "re-apresenta" a obra de Cristo. O homem torna-se o celebrante da "liturgia cósmica".


Para aqueles que concordam em oferecer sua ciência, sua arte, sua capacidade técnica, a sua responsabilidade política e social, o Espírito dá em troca o poder de descobrir o mundo, não para destruir, mas para transformá-lo, para servir aos homens e não para escravizá-los, para saber, mas em relação a seres e coisas, para criar a beleza, não no sentido redutor, mas para "acordar". 
É para que o Espírito irradiador de adoração (como a profecia é sacramental verdadeiro) foi e poderia tornar-se novamente a emoção de uma autêntica cultura.

A oração pessoal, internalizando a graça sacramental, provoca uma "pneumatização" ser progressivo humana.


No Espírito, a inteligência se junta ao "coração" acorda, em seguida, uma "sensibilidade" que não é sentimental, mas ontológico, a "sensibilidade do Espírito", ou seja, a capacidade de "sentir Deus além tudo e em tudo. "


O "batismo do Espírito" na grande tradição monástica identifica com o "dom das lágrimas", lágrimas de arrependimento, "ascéticas" e, em seguida, com alegria e gratidão, "pneumática". Pouco a pouco, às vezes instantaneamente, o homem sente-se aberto nele, além da dimensão espaço-tempo, o sopro do imenso, o "sopro do Espírito." Então a oração alcança a espontaneidade da vida, o ritmo do coração, a celebração cósmica.


E são os "frutos" do Espírito: a visão do mistério dos seres e das coisas, os dons de serviço e amor ativo. O homem no Espírito é "separado de tudo" e "entrou em tudo," perceber a unidade fundamental da humanidade em Cristo, tanto o caráter único de cada pessoa recebe o dom de "simpatia", "compaixão", isto é, dizem que a capacidade de "sentir-se em sintonia" para curar e consolar.


Pode receber o "discernimento de espíritos" e se tornar um verdadeiro pai espiritual (ou "mãe espiritual"), que desperta, livre, dispara.


O Espírito é dado a todos e todas, em diferentes graus, são chamados a esta "sensibilidade" que empurra o homem espiritual, inevitavelmente, à oração e à prestação de contas. O Espírito abre a cada um o espaço infinito da sua liberdade criativa. Todo ato criativo de justiça, amor e beleza, a transfiguração do mundo antecipa o oitavo dia.

A verdadeira ternura entre um homem e uma mulher, os esforços pacientes da reformador social, a busca do duto onde se encontra e saber, são os atos criativos, como é a luta interior do asceta que se torna transparente à luz do Reino. (Nicolas Berdyaev).


No fervor de espírito e inteligência, todas as Igrejas, em diferentes níveis, ter lugar na Igreja, todas as religiões, todas as culturas têm e fazer a realidade de "pancristianesimo". No fervor e inteligência do Espírito, Cristo é implacavelmente, para trás, cada momento é a segunda vinda ..


Olivier Clément