domingo, 6 de janeiro de 2013

CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS: CRISTÃOS TÍPICOS





Nossos pastores, nas Conferências de Puebla e de Aparecida, afirmam que nós cristãos leigos somos "homens e mulheres do mundo no coração da Igreja e homens e mulheres da Igreja no coração do mundo." O saudoso Papa João Paulo II, na Exortação Apostólica pós-sinodal "Christifideles Laici", já insistia na "Vocação e Missão dos Leigos na Igreja e no Mundo". Já no Documento 62 : "Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas", os Cristãos Bispos da CNBB ensinam: "Os leigos são, antes de tudo, cristãos ... o 'homo christianus', ... a cristã ou o cristão típico. Esta sua identidade, porém, é a condição cristã comum a todos os batizados". ( CNBB 62, 96 ).

A palavra "leigo" vem do grego "laos" e significa "membro do Povo de Deus". Portanto, pelo Batismo, todos são "incorporados a Cristo" e passam a pertencer ao Povo de Deus, com identidade e missão específicas na Igreja e no Mundo. O que nos diferencia, como membros do Povo de Deus, é o modo de pertencer ao "Corpo de Cristo" e de estar presente e atuante na Igreja e no mundo. ( Cf. CNBB 62, 100 ).

Assim, pelo Batismo, todos se tornam cristãos leigos, membros do Povo de Deus. A maioria vai continuar nesta condição, vivendo e atuando no dia a dia da Igreja e nas realidades do mundo. "A condição de vida do leigo é lida teologicamente como vocação". ( CNBB 62, 100 ).

Alguns dos cristãos leigos, homens e mulheres, sentem-se chamados e fazem uma consagração nas Dioceses ou em algum Instituto Secular. São conhecidos como "Leigos Consagrados". Outros tantos, membros do Povo de Deus, se consagram mais radicalmente, assumindo os Conselhos Evangélicos e emitindo os votos em Congregações ou Ordens religiosas. São os chamados "Cristãos Religiosos" (freiras, freis, irmãos e irmãs ).

          Há, ainda, os cristãos leigos que acolhem a vocação para os ministérios ordenados e passam a ser clérigos. Os que recebem o primeiro grau do Sacramento da Ordem são os Cristãos Diáconos, que podem ser transitórios ou permanentes. Outros tantos são chamados ao Presbiterato, recebem o segundo grau da Ordem e são os Cristãos Padres.

Dentre os cristãos padres, alguns são chamados por Deus, através da Igreja, para exercerem o Episcopado, recebendo o terceiro grau do Sacramento da Ordem. São os nossos "Cristãos Bispos". Inclusive o Cristão Bispo de Roma, que carinhosamente chamamos de Papa.

No Brasil, os Cristãos Bispos realizam a comunhão entre si e com todo o Corpo da Igreja na CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde se articulam, se organizam e são representados. São uma grande benção para a Igreja no Brasil.
         
Os Cristãos Presbíteros, os padres, se organizam e fazem a unidade com o Corpo na CND - Comissão Nacional de Presbíteros. Os Cristãos Diáconos Permanentes trabalham a sua identidade, se organizam e são representados pela CND - Comissão Nacional de Diáconos. Os Cristãos Religiosos e Religiosas se organizam e trabalham sua identidade e missão na CRB - Conferência dos Religiosos do Brasil. Já os Cristãos Leigos e Leigas consagrados nos Institutos Seculares se organizam, sempre em vista da comunhão e da missão, na CNIS - Conferência Nacional dos Institutos Seculares.

Como as demais vocações, sempre em vista da comunhão e missão, da organização e articulação, da identidade e espiritualidade, os Cristãos Leigos e Leigas das Comunidades, Paróquias, Dioceses, Pastorais, Movimentos, Novas Comunidades, Associações Laicais e os que atuam nas malhas da sociedade a partir do compromisso da Fé, são representados e se articulam e se organizam no CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil. Todas estas entidades representativas das vocações são Organismos de Comunhão.

Louvamos a Deus pelos milhões de cristãos leigos e leigas que atuam na Igreja e no mundo: animadores de comunidades, de pastorais, movimentos, associações, novas comunidades, ministérios eclesiais, catequistas, pais e mães de famílias, políticos, trabalhadores do campo e da cidade.



Laudelino Augusto