domingo, 13 de janeiro de 2013

DICAS DE COMO SER UM LÍDER AMOROSO




   
“Aquele que quiser ser líder amoroso deve ser o servo de todos”. O líder servidor é alguém que é obedecido, porque antes de mandar fazer ele já fez e sabe como se faz. Sua ordem não é arbitrária. Ele sabe que é possível pintar aquela parede daquele jeito e naquele espaço de tempo. Ele mesmo já pintou muitas paredes sem precisar mais do que duas horas para fazer todo o serviço. Agora ele pode liderar os seus pintores com autoridade.
       
A liderança é construída em uma dimensão humana muito mais profunda: a atitude! O verdadeiro líder é reconhecido até pelo tom da voz. Ele não precisa insistir muito para que as pessoas fiquem persuadidas de que seu caminho é, de fato, o melhor. Ele inspira confiança no grupo porque tem uma atitude de líder. O amor é a sua raiz, doando-se dando a vida pelo grupo.

       
O amor tem sua racionalidade, mas não vamos exagerar. O líder amoroso deve ser “emocional” e não “emotivo”. O emotivo é refém de suas emoções. O emocional as administra soberano, ou seja, sem negá-las e sem superdimensionar os sentimentos em detrimento da razão. A inteligência emocional nos capacita para os mais diversos níveis de relacionamento. Ela também é a mola propulsora de nossas motivações.

        
É líder aquele que influencia as pessoas do grupo para que todos possam chegar à meta pretendida. Você está se afastando da liderança quando se torna paternalista e faz tudo o que os outros deixaram de fazer. O bom líder consegue distribuir as tarefas e liderar com sua presença e sua ausência. O líder amoroso tem três habilidades fundamentais: Visão, Coesão e Ação. O bom líder partilha suas habilidades de modo a gerar uma “liderança em cadeia”. Sabe delegar. Não retêm suas descobertas como se isso colocasse em risco seu cargo. Aliás, um dos grandes equívocos dos aprendizes de líder é achar que a liderança será exercida apenas por eles. Repita a seguinte frase até se convencer: “Não existem líderes solitários”.

        
O líder tem uma confiança inabalável, ele crê naquilo que viu... Profetas amorosos arriscam generosamente, pois têm a virtude fundamental da confiança, que é o alicerce da sua perseverança.

       
Contudo é necessário pensar, no sentido de dar atenção, dedicação, afeto. Muita cautela, vivemos hoje uma crise civilizacional e precisamos rever nossos paradigmas. Os recursos naturais podem entrar em colapso se não mudarmos radicalmente nosso jeito de pensar e viver. A ética do cuidado é um destes referenciais que fazem parte do repertório de um líder amoroso, que percebe quando as coisas estão mudando, independente de nossas opções ou projetos.
       
O líder amoroso é aquele que “sabe cuidar”. Ele cultiva as pessoas, os relacionamentos, as flores, os ambientes, os pássaros, os jardins, a terra e a si mesmo. Ele esta disposto a virar o jogo e garantir o Cuidado Solidário como dimensão essencial da vida.  

Extraído do Livro: "A sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas" - Anselm Grun